TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Logistica

Por:   •  6/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade da Amazônia – UNAMA

Campus Alcindo Cacela

Faculdade de Engenharia de Produção

18/05/2023

Karoline Corrêa Ribeiro Azevedo

                                                                   Logística

Belém – PA

2023

Universidade da Amazônia – UNAMA

Campus Alcindo Cacela

Faculdade de Engenharia de Produção

17/05/2023

Karoline Corrêa Ribeiro Azevedo

Projeto apresentado como requisito para obtenção de nota da 2º avaliação da disciplina Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade.

Orientadora Profª Eliete Santana Chaves Barroso

Belém – PA

2023

SUMARIO        

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como foco principal a importância da área da logística  como um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for necessário para entregar os produtos certos, no local estabelecidos, no tempo programado.

A logística pode ser aceita como sendo uma área da administração que detém a responsabilidade pelo transporte e armazenamento de produtos que serão comercializados, se fazendo necessário possuir profissionais qualificados para o exercício da função.

Com objetivo de atender a demanda dos clientes ao menor possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os pontos de consumo.

LOGISTICA

 O conceito de logística esta sempre presente na mente das pessoas e vinculado a várias atividades do dia a dia. No entanto, a logística e uma atividade vital e essencial para o desenvolvimento de qualquer organização, seja ela de pequeno ou grande porte.

Uma das responsabilidades da logísticas é a obtenção, produção e distribuição dos produtos em locais e quantidades sempre planejando, implementando e controlando o fluxo de uma forma eficaz, desde a matéria-prima utilizada para a produção até o produto final, que ficará pronto para a comercialização.

Para isso, agrupa todas as atividades ligadas à posse e movimentação dos produtos organizações:

  • Previsão da demanda
  • Gestão de estoques
  • Transportes
  • Armazenagem
  • Design de redes de distribuição

 Em um mercado competitivo cada vez mais acirrado, exige esforços e planejamento especifico para essa área, envolvendo a administração de recursos financeiros, materiais, de pessoas e informações.

DESAFIO DA LOGISTICA

Em um país como o Brasil, o modal rodoviário pode não ser a melhor opção para fazer entregas de longas distâncias.

Isso exige uma frota maior, prazos de entrega maiores e implica em altos custos com combustíveis também.

 As más condições das estradas. Muitas estão esburacadas, além de mal sinalizadas, e a manutenção demora chegar. Orçamento da empresa sempre fica sujeito a novos gastos com manutenção de veículos.

Outro desafio, o roubo de carga no Brasil soma mais de 22 mil, gerando um prejuízo financeiro de mais de R$1,47 bilhão. A maioria dos casos acontece também no perímetro urbano e nas regiões mais desertas.

Por isso, ao criar as rotas das entregas e calcular o orçamento anual da empresa, ainda tem mais esse fator a ser considerado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (211.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com