TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias e Serviços

Por:   •  4/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.147 Palavras (13 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

5G – Tecnologias e serviços

Matrícula: 1814512/0;

    1810456 / 3;

                         1710872 / 7

Nome: Rodrigo José dos Santos Marques;

           José Carlos Mota Matias Feitosa;

           Manuel Batista Neto

Disciplina: Redes de Computadores

Fortaleza, CE

30/11/2021

INTRODUÇÃO

A internet móvel está muito presente hoje em dia nas nossas vidas, todo mundo hoje tem um celular com acesso à internet, nós olhamos nossas redes sociais, assistimos filmes e enviamos e-mails tudo isso sem precisar está em algum lugar com wi-fi, tudo com a nossa rede, mas antigamente não era assim, e essa tecnologia teve uma longa história para chegar no que a gente tem hoje.

        Nos anos 80 surge a primeira versão do que a gente conhece hoje como internet móvel, o 1G (O “G” significa a geração da tecnologia), foi onde também surgiu os primeiros celulares, grandes, muitos problemas de conexão e não acessíveis para todo mundo, além de serem analógicos. Depois surgiu, nos anos 90, o 2G, a nova geração deixou de ser analógica, agora é digital, com um custo muito menor, chamadas muito melhores e com a novidade chamada SMS (short messaging service), e depois com alguns aprimoramentos foi implementado também o início da internet móvel podendo enviar pequenos arquivos e e-mails.

        Foi apenas no 3G que o conceito de internet móvel que a gente conhece hoje surgiu, o 3G podia chegar até 2mbps de internet o 3G surgiu no começo do século 21 e 10 anos depois já surge o 4G, o 4G foi apenas uma melhoria do 3G, com velocidades bem maiores, até 100mbps chegando a 1Gbps no fim da geração, já era possível fazer streaming em 4K e jogar jogos online de qualquer canto. Finalmente o 5G, ele surgiu 2020 com velocidades ainda maiores até incríveis 10Gbps.


O que é o 5G?

Com a proposta de expandir a internet para todos os dispositivos possíveis, como carros, eletrodomésticos, instrumentos de trabalho para várias áreas como medicina agricultura etc, o 5G não chegou apenas para ser uma melhoria de velocidade do 4G, ele veio para aprimorar o conceito de internet das coisas (IoT – Internet Of Things) onde tudo estará conectado a uma rede.

        O 5G, é bem mais estável, mais eficiente energeticamente, tem uma latência menor, vai oferecer suporte ao WWWW (wireless World Wide Web) e ele usa um espectro de rádio que permite com que mais aparelho se conectem, assim, fazendo com que a internet chegue para mais pessoas ainda. O 5G permitirá que 1 milhão de aparelhos ou mais se conectem por metro quadrado.

O que são faixas 5G?

O 5G usa ondas chamadas ondas milimétricas, elas são chamadas assim por terem um comprimento de onda menor, por causa da alta frequência, como a do 5G que está entre 3,5GHz à 26GHz, isso significa que seu alcance é curto, nem tudo são flores, são bloqueadas facilmente por objetos físicos, provavelmente antenas 5G terão mais disponibilidades mais tecnologias para suprir essa necessidade. Também tinha um problema no Brasil era o fato de que ainda existe televisões com antenas parabólicas no Brasil, que usam a mesma faixa de frequência do 5G, mas felizmente esse problema foi resolvido por meio de um acordo.

O que o 5G vai permitir?

No futuro não vai mais existir roteadores ou internet cabeada, todos os dispositivos vão ser conectados a partir do 5G (ou superior), e vai ser a principal ferramenta da realidade aumentada (objetos virtuais em nossa realidade por meio de óculos inteligentes ou smartphones) e do metaverso (realidade virtual onde as pessoas têm uma vida virtual dentro dela). Ele vai permitir jogar games como se estivesse jogando em uma internet cabeada, baixar arquivos de grandes em poucos minutos, internet em áreas rurais, apesar de um menor alcance, como não vai ser mais necessário internet Wi-Fi, não será necessário levar cabos de fibra óptica para essas áreas, apenas instalar um chip 5G em um roteador, também será possível carros autônomos que se comunicam com outros por meio da internet, entre essas e outras inúmeras possibilidades de dispositivos que se comunicam.

        Como já foi dito, no futuro quando o 5G estiver bem implementado, o Wi-Fi deixará de existir, então todas as funcionalidades dele serão passadas para o 5G, só que com o alcance muito maior (do tamanho da área de cobertura do 5G pelo mundo), então será possível existir coisas como chamar seu carro de qualquer lugar, gerenciar sua casa também de qualquer lugar, jogar jogos via streaming (sem precisar de um computador potente) de qualquer lugar e qualquer coisa que a imaginação permitir usando a IoT.


O quanto o 5G é melhor que o 4G na prática?

As redes 5G emergentes apresentam menor latência, maior capacidade e maior largura de banda em comparação com 4G. Essas melhorias na rede terão impactos de longo alcance sobre como as pessoas vivem, trabalham e se divertem em todo o mundo.

Atualizações de velocidade

Cada geração de rede sem fio refletiu um aumento significativo na velocidade, e os benefícios do 5G - a quinta geração da tecnologia de rede celular - irão muito além do 4G LTE. As velocidades previstas de até 10 Gbps representam um aumento de até 100x em comparação com 4G. Em termos práticos, os aprimoramentos de velocidade 4G vs. 5G significarão possibilidades empolgantes para os consumidores. A transferência de um filme de alta resolução em velocidades máximas de download levará de sete minutos para apenas seis segundos. 

Baixa latência

A latência mede quanto tempo um sinal leva para ir de sua fonte ao receptor e depois voltar. Um dos objetivos de cada geração sem fio é reduzir a latência. As novas redes 5G terão latência ainda menor do que 4G LTE, com a transmissão de dados de ida e volta levando menos de cinco milissegundos. A latência 5G será mais rápida do que o processamento visual humano, tornando possível controlar dispositivos remotamente em tempo quase real. A velocidade da reação humana se tornará o fator limitante para aplicativos remotos que usam 5G e IoT - e muitos novos aplicativos envolverão comunicação máquina a máquina que não é limitada pela rapidez com que os humanos podem responder. Embora a agricultura, a manufatura e a logística se beneficiem da menor latência, os jogadores também esperam ansiosamente o lançamento do 5G. A combinação de alta velocidade e atraso mínimo é perfeita para aplicativos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), que provavelmente explodirão em popularidade à medida que as melhorias de conectividade criam uma experiência mais integrada e envolvente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com