TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenuação do Protetor Auricular para Ruídos Ocupacionais

Por:   •  9/3/2020  •  Monografia  •  3.433 Palavras (14 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 14

+.

-INTRODUÇÃO

RUÍDO ( Definição )

Ruído é um agente físico contaminante, um som, barulho, indesejável e extremamente desagradável a quem ouve. Trata-se de uma amplitude de som que pode acometer a quem escuta adoecimento, interferência no processo de comunicação. O som pode ser quantificado, já o ruído é considerado um fenômeno subjetivo.

HISTORIA DO RUÍDO RELACIONADO AO ( PAIR )

Um dos pioneiras na relação do ruído com a perda auditiva induzida por ruído foi Habermann em 1890, quando analisou operários de calderaria e detectou achados anatomo-patologicos situados na cóclea e nervo coclear. Em seu estudo, detectou degeneração das células da porção basal da cóclea.

Em estudo com animais o pioneira foi Wittmack, ele submeteu animais a ruídos breves e de alto nível de pressão sonora, tendo um estudo histopatológico relacionados a esta exposição.

Seguindo a linha do tempo, Fowler ( 1928 ) utilizou o audimetro para investigação, assim surgiu a famosa tabela de Fowler.

Já Bunch em ( 1937) , verificou os limiares assim promovendo ações que favorecem os empregadores que ficavam a mercê de especulações de advogados e empregadores tendo em vista proporcionar um amparo legal para o trabalhador.

Só após a segunda guerra mundial os EUA verificou as doenças profissionais como a surdez e outras moléstias devido ao espantoso crescimento industrial que ocorreu na época. ( Poluição Sonora 2002 ).

BREVE DESCRIÇÃO DO APARELHO AUDITIVO.

ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO

[pic 1]

Bistafa, Acústica aplicada ao controle do ruído (Blucher, 2011)

Ouvido externo:

[pic 2]

O processo da audição começa quando as ondas sonoras entram no conduto do ouvido externo. Este conduto condensa as ondas a as leva ao tímpano. Som e Audição - Biblioteca Cientifica Life (Livraria J. Olympio, 1982)

Ouvido Médio

[pic 3]

Os ossículos (martelo, bigorna e estribo) formam uma ponte conduzindo as vibrações do tímpano até o ouvido interno. As ondas chegam sob a forma de energia mecânica amplificada. (Som e Audição - Biblioteca Cientifica Life Livraria J. Olympio, 1982).

Ouvido externo

[pic 4]

O canal auditivo tem um diâmetro médio de 7 mm e comprimento em torno de 30mm. Se trata essencialmente, de um duto, fechado na extremidade pelo tímpano. A frequência de ressonância para este duto é da ordem de 3400 Hz. (Bistafa, Acústica aplicada ao controle do ruído Blucher, 2011).

DOENÇAS LABORAIS.

Uma das causas mais comuns de doenças relacionadas ao trabalho é ocasionada pelo ruído, comuns na construção civil, industrias em geral e fundição. O objetivo é sempre eliminar ou reduzir a níveis aceitáveis o ruído na sua origem, sempre dando preferência a métodos de engenharia e sempre deixando em segundo plano o EPI.

MEDIÇÃO DO RUÍDO

O volume ou frequência no ambiente de trabalho pode ser perturbador e até mesmo insuportável, um ruído grave ou agudo, para o colaborador no ambiente laboral.

DECIBÉIS

A unidade de medidade denominada Decibéis Db está diretamente relacionada com a intensidade do som, como exemplo um sussurro não tem a intensidade de um grito que contém maior energia e percorre uma distância maior por este motivo tem uma maior intensidade.

O ruído tem costuma ter varias fontes geradoras em um local de trabalho, geradores, ferramentas, maquinas e manuseio de equipamentos e ruído de fundo. Portanto, temos que medir todos os ruídos separadamente cada em sua origem. As fontes de ruído se potencializam, como exemplo duas fontes com 80 dB geram um ruído de 83 dB e não 160 dB, já que a escala é exponencial e como relatado 3 dB quase que duplicam o ruído.

Um sonômetro é um equipamento que pode realizar estas medições desta forma conseguimos parâmetros para eventuais tomadas de ação como medidas de controle e engenharia.

[pic 5]

Imagem do sonômetro Digital.

Na NBR 15 Insalubridade, quando é descrito sobre o ruído, o mesmo em uma jornada de trabalho não pode ultrapassar 85 dB em oito horas de jornada. Respeitando a tabela de exposição aos ruídos temos então a seguinte relação Horas de TrabAlho X Intensidade do ruído.

NORMA REGULAMENTADORA 15

ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

ANEXO I

LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE

NÍVEL DE RUÍDO

DB (A)

MÁXIMA EXPOSIÇÃO DIÁRIA
PERMISSÍVEL

85

8 horas

86

7 horas

87

6 horas

88

5 horas

89

4 horas e 30 minutos

90

4 horas

91

3 horas e 30 minutos

92

3 horas

93

2 horas e 40 minutos

94

2 horas e 15 minutos

95

2 horas

96

1 hora e 45 minutos

98

1 hora e 15 minutos

100

1 hora

102

45 minutos

104

35 minutos

105

30 minutos

106

25 minutos

108

20 minutos

110

15 minutos

112

10 minutos

114

8 minutos

115

7 minutos

Esta escala é logaritimica ou seja, um pequeno aumento de intensidade dB decibéis corresponde a um grande aumento do ruído já que está escala é exponencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (862.2 Kb)   docx (3.1 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com