TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar Ciencias Atmosfericas

Por:   •  28/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

Responda as questões.

  1. Como foi o processo de evolução da atmosfera primitiva ao estágio atual? Como o Homem vem interferindo nesse processo?

Os cientistas acreditam que a Terra foi formada há cerca de 4,5 bilhões de anos. Sua atmosfera inicial foi provavelmente formada a partir dos gases emitidos pelos vulcões. Acredita-se que houve intensa atividade vulcânica durante o primeiro bilhão de anos de existência da Terra.

A atmosfera primitiva era provavelmente principalmente dióxido de carbono, com pouco ou nenhum oxigênio. Havia proporções menores de vapor d'água, amônia e metano. Conforme a Terra esfriou, a maior parte do vapor d'água condensou-se e formou os oceanos.

Pensa-se que as atmosferas de Marte e Vênus hoje, que contêm principalmente dióxido de carbono, são semelhantes à atmosfera primitiva da Terra.

Os cientistas não tem certezas absolutas sobre a atmosfera primitiva e só podem extrair evidências de outras fontes. Por exemplo, os vulcões liberam grandes quantidades de dióxido de carbono. Compostos à base de ferro estão presentes em rochas muito antigas que só poderiam ter se formado se houvesse pouco ou nenhum oxigênio na época.

Durante todo este período a proporção de dióxido de carbono na atmosfera diminuiu e a proporção de oxigênio aumentou.

A proporção de oxigênio aumentou por causa da fotossíntese pelas plantas.

A proporção de dióxido de carbono caiu porque:

  • foi preso em rochas sedimentares (como calcário) e em combustíveis fósseis
  • foi absorvido pelas plantas para a fotossíntese
  • se dissolveu nos oceanos
  • A queima de combustíveis fósseis adiciona dióxido de carbono à atmosfera mais rápido do que pode ser removido. Isso significa que o nível de dióxido de carbono na atmosfera está aumentando.

Os humanos exerceram uma enorme influência no ciclo global do carbono, principalmente por meio do desmatamento e da queima de combustíveis fósseis.

Há evidências substanciais de que as atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis, estão levando ao aumento dos níveis de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera, que por sua vez amplificam o efeito estufa natural, causando a temperatura da atmosfera terrestre, oceano e superfície terrestre para aumentar.

  1. Qual a diferença entre o ozônio troposférico e estratosférico. Explique os processos de formação de ambos.

O ozônio é um gás composto por três átomos de oxigênio. O ozônio ocorre tanto na parte superior da atmosfera da Terra quanto no nível do solo. O ozônio pode ser bom ou ruim, dependendo de onde for encontrado.

O ozônio troposférico é um composto tóxico perigoso para a respiração. Sua concentração não deve ser superior a alguns ppb (partes por bilhão). Poucas quantidades são produzidas para esterilização de ar e água. É um poluente secundário, produzido a partir de outros poluentes como o NOx. O ozônio troposférico é formado pela interação da luz solar, principalmente da luz ultravioleta, com hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, que são emitidos por escapamentos e chaminés de automóveis.

Chamado de ozônio estratosférico, o ozônio bom ocorre naturalmente na alta atmosfera, onde forma uma camada protetora que nos protege dos nocivos raios ultravioletas do sol. Esse ozônio foi parcialmente destruído por produtos químicos sintéticos, causando o que é chamado de "buraco no ozônio". A boa notícia é que esse buraco está diminuindo. É produzido a partir dos próprios raios de sol, mas pode ser destruído por substâncias químicas como clorofluorcarbonos usados em geladeiras e outros usados como propulsor de latas de spray

  1. O que é o buraco de ozônio? Quais são as condições meteorológicas favoráveis para que o buraco de ozônio ocorra na Antártica ?

O termo "buraco de ozônio" refere-se ao esgotamento da camada protetora de ozônio na alta atmosfera (estratosfera) sobre as regiões polares da Terra. Pessoas, plantas e animais que vivem sob o buraco da camada de ozônio são prejudicados pela radiação solar que agora atinge a superfície da Terra - onde causa problemas de saúde, desde lesões nos olhos até câncer de pele.

O ozônio estratosférico é constantemente produzido pela ação da radiação ultravioleta do sol sobre as moléculas de oxigênio (conhecidas como reações fotoquímicas). Embora o ozônio seja criado principalmente em latitudes tropicais, os padrões de circulação de ar em grande escala na estratosfera inferior movem o ozônio em direção aos pólos, onde sua concentração aumenta.

Além desse movimento global, fortes vórtices polares de inverno também são importantes para concentrar o ozônio nos pólos. Durante o inverno polar continuamente escuro, o ar dentro dos vórtices polares torna-se extremamente frio, uma condição necessária para a formação de nuvens estratosféricas polares.

As nuvens estratosféricas polares criam as condições para a destruição drástica do ozônio, fornecendo uma superfície para que o cloro se transforme em uma forma destruidora de ozônio. Eles geralmente duram até o nascer do sol na primavera.

Na década de 1980, os cientistas descobriram que a camada de ozônio estava diminuindo na estratosfera inferior, com perda de ozônio particularmente dramática - conhecida como "buraco de ozônio" - na primavera antártica (setembro e outubro).

Os cientistas também descobriram que o afinamento da camada de ozônio foi causado pelo aumento das concentrações de produtos químicos destruidores da camada de ozônio - clorofluorcarbonos ou CFCs (compostos com cloro e / ou flúor ligados ao carbono) e, em menor grau, halons (compostos semelhantes com bromo ou iodo) . Esses produtos químicos podem permanecer na atmosfera por décadas a mais de um século.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com