TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Gestão da Qualidade

Por:   •  24/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  1.596 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA

BACHARELADO EM ENGENHARIA elétrica

DISCIPLINA DE gestão da qualidade

atividade prática: aplicação da ferramenta 5S

aluno: Tiago De Oliveira

RU: 2646326

porto alegre - RS

2020

Empresa Objeto de Estudo: YES ENERGIA SOLAR

Empresa atuante no setor de geração de energia elétrica focada na energia solar. Empresa situada na cidade de Porto alegre/RS – Brasil.

Área para implementação do 5S:

Setor de serviços: setor responsável por realizar as instalações da empresa.

O setor técnico é composto por duas equipes de instalações, e cada equipe tem seu veículo com seu kit de ferramentas. Também na sede da empresa temos o estoque de materiais que são utilizados diariamente em nossas instalações, estoque esse em que antes da aplicação do programa 5S tinha vários problemas de organização.

Antes da implementação do programa, realizei uma reunião com minha equipe, para apresentar o programa 5S, bem como o significado de cada S, e apresentei um planejamento para implementarmos o programa começando pelo primeiro Senso.

Em nosso estoque, começando pelo primeiro senso, começamos a separar os materiais desnecessários, pois como compramos kits de instalação, vários desses kits vem com itens que na maioria das vezes não usamos em nossas instalações, e esses, não utilizados acabavam em nosso estoque, preenchendo um espaço que poderia ser usado para algo de utilidade para o dia-a-dia.

Separamos todos os itens em desuso, selecionamos os que poderiam ser utilizados e descartamos os itens obsoletos.

Passando para o segundo senso, o senso de organização tiramos todos os itens das prateleiras, e organizamos de forma em que os itens mais utilizados ficassem mais disponíveis, e junto com essa organização, etiquetamos todas as prateleitas, determinando locais fixos para todos os nossos produtos, com o intuito de melhorar o controle visual do estoque, bem como agilizar a separação do material no dia da instalação. As sobras de fios separamos por bitola, cor, e medida, e etiquetamos todas as sobras com as respectivas medidas, novamente para facilitar a separação e o controle de estoque.

No Terceiro senso, o da limpeza, realizamos junto com a organização, conforme íamos organizando, já aproveitamos para limpar todo estoque, passamos uma tinta para piso no chão para termos um ambiente mais limpo e organizado.

Após tudo selecionado, organizado e limpo, tomamos como padrão em nosso estoque, realizando assim o quarto senso da padronização.

Além do estoque, realizamos os 5S nos veículos de instalação, foram revisados os kits de ferramentas, excluindo itens obsoletos, adicionando ferramentas novas, além da limpeza das caixas e ferramentas para uma boa apresentação no cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com