TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade - Simulação de movimentos vibratórios

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.453 Palavras (14 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 14

Quevin Uarlei de Carvalho

RELATÓRIO DA ATIVIDADE EXTRA: Simulação de movimentos Vibratórios

São João Del-Rei

2017


Quevin Uarlei de Carvalho

RELATÓRIO DA ATIVIDADE EXTRA: Simulação de movimentos Vibratórios

Relatório técnico-científico apresentado como requisito parcial de aprovação na disciplina Vibrações Mecânicas, no curso de Engenharia Mecânica, na Universidade Federal de São João Del-Rei.

Professor M.Sc. Vinícius A. D. Silva.

São João Del-Rei

2017


1. INTRODUÇÃO

        Todo movimento que se repete em determinados intervalos de tempo pode ser considerado como vibratório ou oscilatório. Esse tipo de movimento existe desde sempre, mas foi com o desenvolvimento dos primeiros instrumentos musicais, como tambores e apitos, que ele começou a se mostrar interessante para as sociedades.

        Seguindo esta temática o homem foi buscando entendimento do comportamento oscilatório         dos instrumentos que criava, para assim aprimorá-los cada vez mais. Dessa forma, iniciou-se o estudo das vibrações, que foi sendo difundido e aplicado em outras áreas.

        Na engenharia mecânica, o estudo das vibrações data do início da era das máquinas, quando se notou que o comportamento oscilatório das mesmas influenciava em seu desempenho, e que, algumas falhas nessas máquinas eram causadas por vibração excessiva. Sendo assim, era preciso entender como isso ocorria, para que se pudesse otimizar a produção. Hoje em dia, os conceitos de movimento oscilatório são aplicados em diversos ramos da indústria. Algumas máquinas possuem a vibração como princípio de funcionamento, e outras buscam minimizá-la para causar o menor ruído possível.

        O desenvolvimento da tecnologia se tornou extremamente importante para o estudo das vibrações que ocorrem em um sistema. Hoje em dia, é possível analisar, através de softwares computacionais, o comportamento oscilatório de um sistema em vibração. Assim, antes de propor a construção de qualquer máquina, um engenheiro deve ser capaz de prever seu comportamento em vibração, e assim escolher os melhores materiais e condições de trabalho da mesma.

         Dessa forma, busca-se realizar um estudo de vibrações em alguns sistemas simples, com 1 e 2 graus de liberdade (grandeza associada ao número de coordenadas independentes no movimento necessárias para descrever o movimento espacial de um sistema em qualquer instante de tempo), possibilitando o maior entendimento dos mesmos.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

        Apresentar os resultados obtidos da simulação computacional de diferentes movimentos vibratórios vistos durante o curso de Vibrações Mecânicas

2.2 Objetivos Específicos

- Resolver os exercícios propostos;

- Aplicar os conhecimentos aprendidos durante o curso de Vibrações, através do estudo e entendimento dos movimentos simulados;

- Desenvolver habilidade com softwares matemáticos;

- Compreender o funcionamento de sistemas vibratórios de 1 e 2 GDL através dos gráficos (e a animação) feitas no computador.

3. METODOLOGIA

        Para resolução dos exercícios propostos, foram usadas as equações características de cada tipo de movimento oscilatório e o software matemático MathWorks® MATLAB para plotar os gráficos das respostas e resolver o problema com 2 GDL.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1 Vibrações livres

        Vibração livre é toda aquela que não é gerada por forças excitadoras externas, sendo causada apenas por um deslocamento inicial na massa em questão. No presente relatório serão estudadas tanto a vibração livre de um sistema conservativo como a vibração livre de um sistema amortecido.

4.1.1 VIBRAÇÃO LIVRE DE UM SISTEMA CONSERVATIVO

        Esse tipo de vibração ocorre quando, além de não haver excitação por força, o coeficiente de amortecimento é nulo. Abaixo encontra-se uma figura, que representa a amplitude da resposta em função do tempo decorrido.

[pic 1]

Figura 1: Vibração livre de um sistema conservativo

        O gráfico possui a amplitude da resposta de três movimentos oscilatórios, cada qual com suas condições iniciais. A curva vermelha representa a vibração livre conservativa de um sistema cuja frequência natural (Wn) é 20 rad/s, deslocamento inicial (xo) de 0,001 m e velocidade inicial (vo) nula. Para a curva verde, Wn = 50 rad/s, xo = 0,005 m e vo = 0,13 m/s. Para a curva azul Wn = 150 rad/s, xo = 0,008 m e vo = 1 m/s.

        Analisando os três casos é possível perceber que a amplitude da resposta se mantém constante durante todo o período de tempo, isso se deve ao fato do amortecimento ser nulo. Ao compararmos os casos, nota-se que quanto maior a frequência natural, maior é amplitude da resposta.

        Outra análise possível é que o deslocamento inicial definido aparece sob o eixo da resposta para cada curva, isto é, para t = 0 s.

4.1.2 VIBRAÇÃO LIVRE DE UM SISTEMA AMORTECIDO

        Esse tipo de vibração se dá quando o sistema não é excitado por força e possui coeficiente de amortecimento não nulo. A vibração livre-amortecida pode ocorrer de três formas diferentes, de acordo com o valor da razão de amortecimento, parâmetro modal definido pela letra grega zeta (ζ).

4.1.2.1 Vibração livre de um sistema subamortecido

        É a vibração livre-amortecida que ocorre quando 0 < ζ < 1. Sistemas com este tipo de vibração possuem caráter oscilatório, porém, a cada ciclo a amplitude da resposta diminui, tendendo a se estabilizar com o decorrer do tempo conforme mostra a figura a seguir.

[pic 2]

Figura 2: Vibração livre de um sistema subamortecido

        Para plotagem desse gráfico, Wn, xo e vo foram os mesmos para os três movimentos oscilatórios, alterando apenas a razão de amortecimento, que foi de 0,1 para a curva azul, 0,3 para a vermelha e 0,8 para a verde. Com isso podemos concluir que quanto maior o fator de amortecimento, menor é o caráter oscilatório da resposta, ou seja, o sistema oscila menos vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (848.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com