TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Autodesenvolvimento Aula tema 3: O Caminho da Sustentabilidade

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

NOME: Donato Cavalcante de Oliveira

RA: 8404996586

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula tema 3: O Caminho da Sustentabilidade

2014

Introdução 

Sustentabilidade pode ser definida como características de um processo ou sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por tempo indeterminado. Têm-se duas origens, as de Recursos Naturais e Econômicos.
























Desenvolvimento 

Questão 1 : O autor sugere que “ a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘Três folhas’, mais cinco.” (p.57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.
R= Social, com o objetivo de melhorar substancialmente os direitos e
as condições de vida as populações e reduzir as distâncias entre os 
padrões devida dos grupos sociais; 

Econômica, viabilizada por uma alocação e gestão eficiente dos recursos, avaliada muito mais sob critérios macros sociais do que micro empresarial e por fluxos regulares de investimentos públicos e privados;

Ambiental, envolvendo medidas para reduzir o consumo de recursos e a produção de resíduos, medidas para intensificar as pesquisas e a introdução de tecnologias limpas e poupadoras de recursos e para definir regras que permitam uma adequada proteção ambiental, equilibro entre a tradição e a inovação.
Política, no âmbito nacional baseia-se na democracia, apropriação universal dos direitos humanos; desenvolvimento da capacidade do Estado para programar o projeto nacional em parceira com empreendedores e em coesão social. No aspecto internacional tem sua eficácia na prevenção de guerras, na garantia da paz e na promoção da cooperação internacional e na aplicação do princípio da precaução na gestão do meio ambiente e dos recursos naturais; a prevenção da biodiversidade e da diversidade cultural; gestão do patrimônio global como herança da humanidade, cooperação científica e tecnológica internacional.

Cultural, para se buscar concepções auto produzidas de desenvolvimento que respeitem as peculiaridades de cada ecossistema, de cada cultura e de cada

local.
Questão 2 : Embora existam essas outras proposta de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidades, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas. 
R= Econômica, Ambiental e Social.

Questão 3 : De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-se de forma resumida, com suas próprias palavras. 
R= A primeira é a tecnologia, onde o homem inova cada vez mais este recurso através de possibilitar menos desgaste para o meio ambiente. 
A segunda é as mudanças radicais progressivas de consumo, que com o aumento da população faça-se maior buscar por outros recursos. 
E a terceira é a catástrofe que seria inevitável conter com o grande crescimento populacional.

Questão 4 : Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavra, a sua resposta à seguinte pergunta: De que modo governos, organizações e sociedade podemencontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; Então, não há necessidades de acompanhar as idéias apresentadas no artigo).
R= De modo que todos se preocupem com o meio ambiente, buscando meios alternativos que não um crescimento organizado onde o governo investisse mais nos estudos que possibilitam o conhecimento para onde se pode crescer e dando oportunidades para a população adapta-se a este meio fazer com que as pessoas sejam reeducadas para um mundo mais sustentável, sendo assim a vida no planeta terra seria bem mais longa. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com