TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA TEMA O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDERP

DIREITO V20

SANDRA ESPINDOLA

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

AULA TEMA: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

CAMPO GRANDE - MS

2014

INTRODUÇÃO:

 O entendimento de sustentabilidade está profundamente relacionado com o da responsabilidade social das organizações. Além disso, a concepção de "sustentabilidade" adquire perfil de vantagem competitiva. Isto concedeu a expansão de alguns mercados, sobretudo o da energia, com o surgimento das energias renováveis.

Quando se trata de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, reporta-se às preocupações sobre o Meio Ambiente Humano. A sustentabilidade refere-se ao aspecto de um processo ou sistema que permite a existência por determinado tempo ou por tempo.

Agenda 21

  1. Horta orgânica em casa - para manter uma horta;
  2.  Ser uma cidadã mais ativa - sustentabilidade também é cidadania;
  3. Adaptar meus hábitos de higiene pessoal para gerar menos resíduos e impactos negativos ao meio ambiente;
  4. Prestar mais atenção nos produtos que uso em meu dia-a-dia e encontrar itens correspondentes que sejam ambientalmente responsáveis;
  5. Manter vínculo com alguma ONG ambiental;
  6. Contato com a natureza - fazer trilhas, visitar parques, fazer passeios em que eu possa manter contato direto com a natureza;
  7. Ler todos os livros obrigatórios para qualquer ambientalista;
  8. Explorar a bibliografia do Almanaque de Práticas Sustentáveis, onde há dicas ótimas sobre livros, filmes e sites relacionados a sustentabilidade;
  9. Aderir ao jornal como "saco de lixo" para diminuir o uso de sacolas plásticas;
  10. Economizar energia elétrica;

CONCLUSÃO

Os aspectos econômicos, sociais e ambientais formam o triangulo da sustentabilidade, correspondendo as pessoas, planetas e lucro, as organizações sustentáveis são aquelas que consideram essas três dimensões, ou seja, todas as pessoas ou grupos que podem interferir e receber influências das ações das organizações tem uma relação de influência mútua.

A Agenda 21 Brasileira é um processo e instrumento de planejamento ativo para o desenvolvimento sustentável e que tem como ponto central a sustentabilidade, unificando a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.

Nas últimas décadas o pensamento sobre desenvolvimento sustentável evoluiu, enquanto algumas definições enfatizam o aspecto econômico, evidenciando o bem-estar social, mas focando a evolução do lucro; outras definições abordam com maior destaque os aspectos ambientais ou ainda os aspectos socioculturais, com atenção a preocupação com os fatores sociais e ambientais, objetivando a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Dessa forma, entendemos que uma sociedade sustentável não coloca em risco os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – do qual depende. Seguindo desse principio podemos dizer que uma sociedade sustentável acompanha o modelo de desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com