TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas do 1º Semestre (DP)

Por:   •  23/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Acadêmico

RA: T253FF-9

ALUNO: Adriano de Lima Carneiro

Turma: EC9Q06

Disciplina: Atividades Práticas Supervisionadas do 1º Semestre (DP)

Professor: Dr. Fábio Papalardo

Sistema Aerogerador de Energia Eólica

Atividade complementar entregue  como requisito para aprovação da disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas do 1º Semestre.

        

Santana de Parnaíba – SP

2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO ….…….………………………………………………..……….…….3

2.OBJETIVO ……….………………………………………………….…..…………….4

3.METODOLOGIA ….…………………………………………….….……………..…..5

4.DESENVOLVIMENTO TEÓRICO ………………………………...…………..…….5

5.CONCLUSÃO ……………………………………………………..……………........11

6.REFERENCIAS …………………………………………………….…….…….……12

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Imagens dos rotores verticais ………………………………….…….…..7

Figura 2 -  Aerogerador de eixo horizontal ……………………………….…..……..8

Figura 3 - Descrição dos componentes internos de um aerogerador ……...…….9

Figura 4 -  Descrição de funcionamento do aerogerador ………………………....10

1. INTRODUÇÃO

As formas de produção de energia para atender as necessidades da população são amplas, dentre  elas, as energias renováveis oferecem maior qualidade devido a sua capacidade de reabastecimento natural e grande quantidade disponível na natureza. Os recursos naturais usados na transformação energética mais comuns são por meio do sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. Dentre as variadas formas disponíveis, os sistemas de transformação energéticos que serão abordados neste estudo são de energia eólica.

Energia Solar: A energia solar é transformada em energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos ou centrais heliotérmicas. Além de ser renovável, é uma energia que não emite poluentes e de baixa ou nenhuma agressão ao meio ambiente. Seu custo inicial de investimento é médio para alto, porém os custos de manutenção e operação são baixos. Sua vantagem está na sua capacidade de se integrar na arquitetura, gerando postos de energia descentralizados como residencias particulares, condomínios, micro estações energéticas, locais sem distribuição pública, etc. (Heliotérmica, plataforma online, 2018).

Energia Hidráulica: No geral, a energia é produzida por meio de hidrelétricas. Por meio de turbinas instaladas em rios represados, o sistema gera energia sob forma de  energia cinética. O sistema depende primariamente dos ciclos de água. Seu custo de operação é elevado e causa alto impacto ambiental por meio de inundações de biomas do ecossistema. Embora seja uma energia renovável, não necessariamente é considerada limpa considerando os danos causados no processo de construção.

Energia Geotérmica: É obtida usando o calor existente no interior da Terra. Produz poucos resíduos, pouca poluição sonora; baixa emissão de gases do efeito estufa e área utilizada ocupa pequeno espaço. Os locais que podem atuar são muito restritos, e o custo investimento inicial é elevado, assim como o custo de operação.

Energia Eólica: A produção de energia elétrica por meio de energia eólica tem várias vantagens. É uma fonte renovável, não emite gases de efeito estufa, gases poluentes e não gera resíduos na sua operação, o que a torna uma fonte de energia de baixíssimo impacto ambiental.

Os parques eólicos são compatíveis com os outros usos do terreno como a agricultura ou pecuária, já que os atuais aerogeradores têm dezenas de metros de altura.

“O grande potencial eólico no mundo aliado com a possibilidade de gerar energia em larga escala torna esta fonte a grande alternativa para diversificar a matriz energética do planeta e reduzir a dependência ao petróleo. Em 2011 na União Europeia ela já representa 6,3% da matriz energética, e no mundo mais de 3,0% de toda a energia elétrica. […] A previsão é que a participação da fonte de energia eólica na matriz energética brasileira continue crescendo, como vem acontecendo no resto do mundo, apresentando taxas de crescimento médias de potência instalada superiores a 20%.”(ALTERIMA, 2018)

Finalmente, com o desenvolvimento tecnológico temos uma tendência de redução nos custo de produção de energia eólica e um elevado aumento da escala de produção, desta forma, deve se tornar uma das fontes de energia mais baratas.

2. OBJETIVO

Demonstrar, de forma teórica, o funcionamento de um gerador de energia eólica por meio de um projeto explicativo. O projeto deverá produzir energia necessária para 32 LED’s distribuídos.

3. METODOLOGIA

O estudo será desenvolvido por meio de análises documentais, obtendo informações  através de livros, estudos acadêmicos e conteúdos de ensino com confiabilidade reconhecida por meios físicos e por busca online.

4. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

A formação dos ventos se deve ao diferencial de pressão e temperatura entre as camadas do ar resultante do aquecimento diferenciado pela radiação solar que incide sobre a Terra. Segundo o meteorologista Mario Festa, “Quando uma massa de ar com alta pressão atmosférica ou baixa temperatura se move em direção a uma região de baixa pressão, geram-se ventos verticais” (ESTRANHO, 2011). No caso dos ventos horizontais, quando a massa de ar sobre uma região se aquece, ela sobe, porém, seu lugar será preenchido pelas massas de ar frio que estão na vizinhança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com