TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Comportamento Organizacional

Trabalho Escolar: Atps Comportamento Organizacional. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  1.860 Visualizações

Página 1 de 2

1- Definição de Comportamento Organizacional

1.1 – Princípios, Importância e conceitos de Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional é a área da administração, que busca avaliar a importância de um indivíduo dentro de uma empresa. Esse estudo teve início no século XX durante a evolução da sociedade industrial, á medida que as atividades humanas começaram a envolver mais indivíduos e maiores volumes de recursos. Mesmo sendo difícil controlar o comportamento humano, os propósitos destes estudos, visam o futuro, identificando causas ou razões que impulsionaram determinados fatos, aumentando assim, a produtividade e a qualidade dos produtos, reduzindo a rotatividade e promovendo a cidadania organizacional de uma empresa. Neste estudo observam-se também suas variáveis que é estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente do trabalho, planejamento de trabalho e habilidades interpessoais.

Compreender as organizações é um desafio necessário nos dias atuais, pois, uma empresa não se constrói apenas de números, balanços e patrimônios que são tangíveis, é muito mais do que isso, uma organização se forma á partir dos líderes que a conduzem passando seus valores e princípios organizacionais.

1.2 – Desafios do Comportamento Organizacional

Estimular os colaboradores, para a renovação e mudanças, para que a empresa se torne cada vez mais competitiva. Saber lidar com as diferenças de personalidades e habilidades de cada pessoa, valorizando os pontos fortes de cada indivíduo. As organizações devem estar preparadas para conviver com a flexibilidade, e imprevisibilidade, para ajudar no suporte dos profissionais com quem trabalham.

1.3 – Comparação entre dois autores sobre a definição de Comportamento Organizacional:

Para o autor Eduardo Soto a motivação é essencial para o funcionamento das organizações. Seja qual for à quantidade de máquinas e equipamentos que uma organização possua esses elementos não poderiam ser utilizados sem que pessoas que se sintam motivadas as liguem e as façam funcionar. O autor tem como base a motivação da equipe para se obter bons resultados e organizar o ambiente de trabalho.

Para o autor Idalberto Chiavenato o novo perfil de gestão de pessoas tem sido responsável pela excelência das organizações bem sucedidas, mais do que tudo valorizar a importância de cada indivíduo, e cada informação que ele recebe em plena era da globalização, aproveitar os recursos e idéias. O autor tem como base avanços tecnológicos e intelectuais para organizar o ambiente de trabalho.

1.4 - Quadro comparativo de sistema aberto e fechado

Sistema aberto: Sistema fechado:

O sistema aberto apresenta relações de intercâmbio com o ambiente, ele recebe muitas influências e troca energia e matéria com o meio. É adaptativo, ou seja, para sobreviver deve-se ajustar constantemente ao meio. O sistema aberto é o aplicável para empresas, pois é o sistema criado pelo homem e mantêm a interação com o meio ambiente. O sistema fechado seria um sistema que não é influenciado ou não apresenta relações com meio ambiente, tendo poucas trocas de energia e matéria com o meio, não recebendo desta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com