TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho Escolar: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:

“Consideram que o Comportamento Organizacional está envolvido com o estudo e o lado humano da gestão das organizações” (Cunha e Marques).

“O Comportamento Organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de tal conhecimento para auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização” (Mitchell e Lanson).

“Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional” (Karla Sampaio).

VISÃO SISTÊMICA:

É a visão da instituição como um todo, incluindo à esta a sociedade, percebendo o movimento integrado entre o ambiente, enxergando de modo claro cada processo e cada negócio.

Considerando que um processo afeta toda a estrututa do todo sendo tanto tangíveis, quanto intangíveis, implicando assim o trabalho em equipe.

MUNDO EM MUDANÇAS

As organizações modernas enfrentam um ambiente em forte mutação. As empresas, setores, departamentos e, principalmente, pessoas que não estiverem envolvidas no processo de mudança do mundo atual poderão, se considerar com valores, comportamentos e atitudes ultrapassados. Os fatores externos influenciam as organizações através de modificações tecnológicas, econômicas, ambientais, políticas, sociais, culturais e legais (macroambiente), e também através de seus clientes, fornecedores, concorrentes e agentes reguladores (microambiente). Já os internos influenciam as organizações através de novos objetivos organizacionais, novas políticas, diferentes tecnologias, novos métodos e processos e novos produtos e serviços, provocando mudança nos departamentos e em toda a organização. Nos colaboradores estão inseridas as seguintes variáveis: paradigmas e atitudes de pessoas, conhecimentos e habilidades, tarefas e atividades e relações interpessoais e sociais. Tais variáveis sofreram e ainda sofrem influências em decorrência das transformações ocorridas nas organizações.

CONCLUSÃO

Ao realizarmos as três tarefas cabíveis nesta primeira etapa, foi concluído que o Comportamento Organizacional tem como intuito mostrar, trazer e melhorar o lado humano da empresa/instituição, incluindo desta forma a visão sistêmica para vizualizar-mos a organização e seus processos como um todo, fazendo assim com que esta empresa/instuituição consiga se manter e crescer com o desafio de superar e vencer as constantes mudanças no mundo.

BIBLIOGRAFIA

➢ KOTTER, John e SCHLESINGER, Leonard A. A escolha de estratégia para mudanças. Coleção Haward de Administração. São Paulo: Nova Cultural, v.7, 1986.

➢ CURY, Antônio. Organização e Métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000

➢ http://comporganizacional2.com.sapo.pt/index_arquivos/Page755.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com