TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps. Comportamento Organizacional

Dissertações: Atps. Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As pessoas passam a maior parte do seu tempo vivendo ou trabalhando dentro das organizações, isto gera impacto sobre a qualidade de vida dos indivíduos.

O comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. O comportamento organizacional são as ações do indivíduo na empresa, sua personalidade, atitude, percepção, aprendizagem e motivação.

Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando a produtividade e desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.  

DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

“O comportamento Organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações”. (Keith Davis e John W Newstrom 1992).

De acordo com estes autores, possuímos quatro elementos-chave do Comportamento Organizacional que são: as pessoas, ou seja, sem elas as organizações simplesmente não existiriam, as pessoas são dinâmicas e passíveis de mudança. A estrutura serve para representar formalmente os relacionamentos entre as pessoas nas organizações. Definem cargos, serviços, tarefas, status, etc. São complexas e passíveis de problemas de relacionamentos. A tecnologia também é muito importante nas organizações, pois as pessoas precisam dela para a realização de suas tarefas. . As organizações também são afetadas pelos ambientes em que operam. O ambiente externo está intimamente relacionado com decisões, ameaças, oportunidades, entre dezenas de situações vivenciadas no mundo empresarial.

Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que as compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

Segundo Robbins: “Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento organizacional dentro das organizações com o proposito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização.” (1999. p6).

Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua organização deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

CONCEITO DE INOVAÇÃO

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. No caso das empresas, esse sucesso acontece abrindo espaço a novos mercados, novas tecnologias, novos modelos de negócios, novos processos e métodos organizacionais ou até mesmo, novas fontes de suprimentos, diferenciando-se das demais nesses quesitos.

Para que uma inovação tenha sucesso, é preciso que ele cause um impacto significativo na estrutura da organização e na participação no mercado.

A inovação no contexto organizacional pode ser considerada como uma constante variável, onde deve estar sempre se aperfeiçoando, pois a inovação torna-se ilimitada e infinita. Na inovação organizacional, a criatividade e a atitude são essenciais para a resolução criativa, bem como a habilidade para obter a colaboração global.

A inovação é fundamental, pois através dela as organizações tornam-se capazes de gerar riqueza contínua e, assim manterem-se ou tornarem-se competitivas nos seus mercados.

ANEXAR QUADRO....E COLOCAR A CONCLUSÃO DO MESMO...

EQUIPES DE TRABALHO

As equipes de trabalho possuem os elementos comuns de pessoas que trabalham juntas em cooperação, e integrantes que possuem uma combinação de habilidades. A ideia é que os trabalhadores devem colaborar (em um alto nível) mais do que competir ou impedir que os outros façam o seu trabalho.

Porém, nem sempre uma equipe pode obter bons resultados. O grupo deve ter apoio, incluindo o recebimento das informações de que necessita, o acesso de tecnologia apropriada, o reconhecimento e o ganho de recompensas O processo do trabalho em grupo deve incluir o espírito de equipe, o apoio social e a divisão da carga de trabalho.

O trabalho em equipe tem muitas vantagens como: agilidade, retenção de conhecimento, melhoria da qualidade do serviço, facilidade para inovação e uma melhor satisfação profissional.

Todas as equipes são grupos, mas nem todo grupo é uma equipe, pois um grupo é caracterizado simplesmente pela concentração de pessoas. Por exemplo, em uma viagem de navio, em uma sala de cinema ou, ainda, em um parque. São pessoas reunidas, mas que não possuem objetivos conjuntos,

De qualquer forma, não se descarta a possibilidade de um grupo tornar-se uma equipe, afinal, estes são formados pela união de pessoas que interagem e trabalham com o mesmo objetivo. Por isso, em uma situação, por exemplo, de tensão (um naufrágio), um grupo de viajantes em alto-mar pode, por necessidade, trabalhar em conjunto, formando uma equipe, destacando inclusive nesse processo um líder natural.

A IMPORTANCIA DA LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

As organizações são constituídas por pessoas, com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos a força do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança, entre outras dinâmicas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa.

Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas. O administrador precisa conhecer a motivação humana e as ferramentas de gestão de pessoas que poderão auxiliar o líder na tomada de decisões em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipes de trabalho. A principal ferramenta da gestão de pessoas é o aprendizado continuo que direciona o líder para o aprendizado organizacional, ou seja, é preciso que ele devolva a capacidade de promover educação/desenvolvimento com serviço de alta qualidade e dar abertura para a transmissão de informação, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com