TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Comportamento Organizacional

Artigo: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PELOTAS, RS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................03

2. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.............................................................04

3. VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA.........................................................................07

3.1 CONCEITO DE VISÃO SISTÊMICA.................................................................07

3.2 CONCEITO DE MUDANÇA...........................................................................08

4. CONCLUSÃO...............................................................................................09

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................10

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico da disciplina de Comportamento Organizacional tem o objetivo de conceituar comportamento organizacional e comparar dois autores sobre o assunto. Em linhas gerais os autores têm uma linha de pensamento e pouco divergem de opinião.

Também será abordado o conceito de eficiência e eficácia dentro CO, a sua importância na atualidade e na gestão das organizações, pois estão constantemente presentes dentro de todas as empresas no mundo.

2- COMPORTAMENTOSORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional consiste na forma de se portar diante de novas inovações e mudanças, sendo hábil a motivação, liderança, treinamento etc.

Focando ações e atitudes dos indivíduos do grupo no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade promovendo assim cidadania organizacional e melhorando o comportamento ético criando um clima saudável para seus funcionários no qual possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambiguidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados. O método cientifico nos auxilia a explicar até que ponto, redigir o comportamento das pessoas dentro da organização, sendo assim o comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional.

Para França (2006) as constantes mudanças no mundo impulsionam complexas trocas de informações, sistemas virtuais e milhares de formas de viabilizar uma sobrevivência com melhor sintonia entre as necessidades da empresa e das pessoas.

Diz também que a gestão de pessoas nas organizações elevou-se das atividades operacionais para ações corporativas estratégicas. As responsabilidades dos profissionais envolvidos ampliaram-se para qualidade pessoal, qualificação cultural, competências tecnológicas, responsabilidade empresarial e cidadania. A nova econômica é da era digital e dos novos paradigmas. França (2006) ainda aponta que:

As empresas são feitas de pessoas para pessoas. A questão fundamental da gestão de pessoas esta na contribuição conceitual e prática para uma vida mais saudável e com resultados de produtividade, qualidade e desenvolvimento, competitividade sustentável. (França, Ana Cristina Limongi- Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas – São Paulo: Saraiva, 2006).

Segundo Vecchio hoje em dia nas empresas os colaboradores não levam muito em conta os benefícios que a mesma lhes proporciona, mas sim como são geridos pelos seus superiores. Pesquisas apontam que atualmente os colaboradores não gostam de se submeter a certas atitudes de seus superiores, como: autoritarismo, falta de integridade e impedimento do crescimento dentro da organização.

Para França (2006), Comportamento Organizacional visto sob o enfoque comportamental e administrativo relacionam-se com variados espaços organizacionais. Apontam também alguns princípios básicos sobre o comportamento humano: a) o comportamento humano é baseado no que se percebe (sentidos); b) as pessoas são diferentes entre si; c) as pessoas não se comportam ao acaso; d) existem diferentes formas de influenciar o ser humano.

Mostra também que Comportamento Organizacional refere-se a questões psicológicas, sociais, biológicas e organizacionais, destacando a questão psicológica. Uma organização tem uma cultura e um espaço social próprio, diferente das outras organizações.

Vecchio concorda com França, dá ênfase também ao campo da psicologia, trabalhando o funcionário para saber como esta a sua produção e o clima organizacional dentro da empresa.

Segundo França (2006) Comportamento Organizacional é o estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do em três níveis: pessoal, grupal e institucional. E também é necessário ser estudado para melhorar ou desenvolver a qualidade de vida do colaborador e da organização.

Vecchio tem a opinião parecida com a de França quando diz que Comportamento Organizacional estuda os processos comportamentais no contexto do trabalho, fenômenos baseados nos indivíduos, processos interpessoais e grupos de trabalho com poder, liderança e forças organizacionais e ambientais.

E complementa salientando que para a organização sobreviva é crucial atrair e desenvolver indivíduos talentosos, pois quem faz a diferença nas organizações, atualmente, é o individuo porque muitas das organizações têm praticamente as mesmas estruturas. Por isso as empresas estão investindo muito na capacitação de seus colaboradores para que estejam preparados quando estiverem à frente da empresa. O investimento torna-se baixo quanto ao retorno por parte do funcionário, com isso Vecchio dá foco ao colaborador, colocando-o em primeiro lugar, analisando sua produtividade e o clima com seus colegas. Valorizando assim o seu trabalho e mostrando como a empresa depende dele.

3- VISÃO SISTÊMICA E MUDANÇA

3.1-CONCEITO DE VISÃO SISTÊMICA

Nos dias atuais existe a necessidade de constantes modificações das estratégias organizacionais, adequando-as às rápidas transformações dos cenários. Para acompanhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com