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Atps Controladoria

Artigo: Atps Controladoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  565 Visualizações

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http://www.unifae.br/publicacoes/fae_v11_2/01__Joao_Marcelo_Mauricio.pdf

Resumo

Nintendo.

Este artigo tem como objetivo analisar as melhores práticas de estratégia

desenvolvidas pela empresa Nintendo Co. e o respectivo impacto destas no

desempenho da empresa no setor de jogos eletrônicos. Para tanto, realizouse

uma busca de informações em entrevistas, informes oficiais da empresa,

periódicos especializados no setor e mesmo análise observacional por parte

do autor, visto que é consumidor dos produtos e entusiasta do setor há

quase 20 anos. Os argumentos teóricos deste trabalho buscaram revelar a

importância da estratégia no desempenho e nos resultados de uma empresa,

tendo como base o caso Nintendo Co. Os resultados ajudaram a confirmar

esta hipótese, uma vez que a Nintendo Co. encontrava-se em crise e perdendo

espaço no setor de jogos eletrônicos havia aproximadamente dez anos,

tendo retornado à liderança de mercado após reformulação de suas

estratégias de ação. Dentre as principais contribuições deste artigo destacamse

a confirmação da eficácia da implementação da Estratégia do Oceano

Azul como alternativa ao modelo de posicionamento de Porter (1986), além

de uma análise, sob o ponto de vista da estratégia e do mercado, sobre a

indústria mundial dos jogos eletrônicos.

Palavras-chave: Nintendo; estratégia; Oceano Azul; inovação; videogames.

Caso Nintendo

Administração Estratégica

O estudo de caso da Nintendo faz um análise das forças de Porter, desde sua entrada até hoje. A Nintendo viu uma grande oportunidade de entrar no mercado norte americano, quando a Atari começou a perder mercado, pela falta de uma boa estratégia. E também a indústria de video games era nova para e não possui muitos concorrentes. E a Nintendo não tinha ameaça de novos entrantes no mercado.

A estratégia empresarial da Nintendo, para a entrada no mercado norte americano, foi se posicionar com os erros da Atari, que não dava créditos aos seus programadores de jogos e tinha jogos que manchavam sua reputação. Isso se tornou uma grande força para a Nintendo, porque se associou com os programadores de jogos e obteve grande sucesso com os personagens de seus games. Logo começou a surgir concorrentes como a Sega. E a ameaça de novos entrantes aumentou com o surgimento do CD-ROM,que tinha a capacidade armazenar mais memória do que a fita produzida pela Nintendo, e era muito utilizado pelos computadores.

A Nintendo manteve, naquele momento, a fita porque dificultava a pirataria de seu produto, porém logo teve que se adaptar ao mercado. O mercado então se tornou competitivo com a aparição de novos concorrentes como a Sony, a Microsoft entre outros. O Market-share da Nintendo foi diminuindo. O poder de barganha do consumidor era maior e o mercado foi evoluindo fazendo com que os a diferenciação dos produtos se tornasse algo essencial. A proposta da Nintendo foi a criação do Wii, que veio com um conceito diferente. O Wii mudou a visão de que quem utilizava o video game eram pessoas sedentárias, e fez jogos com que você pudesse se exercitar. Isto se tornou um grande diferencial da marca. Por meio dessa criação as pessoas poderiam se exercitar interagindo com outras pessoas sem sair de casa.

ETAPA 3

PASSO 1

Estudo de Caso da Nintendo. Elabore resumo de no máximo duas laudas a respeito das reações tidas pela Nintendo para prosperar num mercado tão competitivo que é o de jogos eletrônicos.

A Nintendo chegou ao mercado Americano em 1984 de origem japonesa, que viria a ser a próxima líder de mercado do setor de jogos eletrônicos domésticos.

A empresa possuía como força a associação

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