TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps passo 1circuito elétrico 2

Por:   •  27/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.599 Palavras (15 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

 DE GUARULHOS

[pic 1]

Membros Participantes

Nome

RA

Anderson Rodrigo Belini

4200050471

Flávio Marcondes Peres

4200050465

Danillo de Almeida Nascimento

4200050458

GUARULHOS, 2015

RESUMO

Este Trabalho foi realizado, no intuito de aprofundar de nos aprofundarmos na matéria de Circuitos Elétricos II, e com objetivo de aplicar – mos nossos  conhecimentos adquiridos no curso de engenharia. Projetar um banco de capacitores de acordo com as aulas em sala de aula e através de pesquisas.

SUMÁRIO

1          INTRODUÇÃO        4

2          DESENVOLVIMENTO        5

2.1           Formas de geração de energia Eletrica.        5

2.1.1        Hídrica        5

2.1.2        Fóssil.        6

2.1.3        Nuclear        6

2.1.4        Solar.        6

2.1.5           Eólica.        7

2.2           Tensão Senoidal        7

2.3           Circuito Resistivo        8

2.4           Circuito Capacitivo        8

2.5            Circuito indutivo        9

3             Circuitos RL, RC, RLC .        12

3.1 CIRCUITO RL        13

3.2 CIRCUITO RC.        14

4 Usando a Laplace .        16

  1. INTRODUÇÃO

Na primeira etapa iremos ver circuitos de corrente alternada, o quão importantes em ambientes de baixa e alto potência. Iremos estudar as formas de tensões e correntes senoidais, tanto no processo de geração desta forma de energia quanto nos efeitos sobre um circuito elétrico.
Faremos também analise fasoria, analise complexa,solução de circuitos RLC atravéz de ferramentas matemáticas empregadas na análise desse tipo de circuito elétrico, tanto nos regimes senoidal quanto nos regime permanente não senoidal.

  1. DESENVOLVIMENTO

A energia elétrica é produzida a partir de fontes primárias encontradas na natureza. E assim a dividimos em fontes convencionais e alternativas, tais como a Hídrica, reação eletroquímica e a fóssil (gás natural, petróleo e carvão). Essas fontes são as mais utilizadas sendo aproximadamente 99% da população. Fontes alternativas tais como solar, eólica entre outras, podem um dia ser  tão utilizada quanto as convencionais. Hoje quem a domina o mercado é a hídrica com aproximadamente 89,4%.

  1. Tipos de Energia.

  1. Hídrica

A geração de eletricidade a partir de fontes hídricas consiste no aproveitamento de desníveis no relevo geográfico para acumular grandes volumes de água dos rios através de barragens. Essa água represada é acelerada por gravidade, indo acionar uma turbina hidráulica que converte a energia cinética da água em energia mecânica em um eixo, que, por sua vez, aciona um gerador de eletricidade (chamado de alternador. Pois fornece tensão na forma alternada). Um alternador converte a energia mecânica entregue pela turbina em energia elétrica. O conjunto de instalações e equipamentos envolvidos no processo é chamado de usina hidrelétrica. Veja a ilustração que mostra um corte da usina hidrelétrica de Itaipu, destacando a barragem, a tomada d’água, uma turbina e seu respectivo gerador (note que turbina e gerador estão acoplados pelo mesmo eixo, posicionado verticalmente). Observe também o interior da casa de máquinas da usina hidrelétrica Marimbondo que possui oito alternadores de 190 MVA cada. A fonte hídrica é de grande importância, sendo intensamente utilizada em países que possuem potencial hidráulico significativo. No Brasil, essa é a principal fonte de energia elétrica, conforme se vê na tabela abaixo, que inclui entre as fontes hídricas a usina de Itaipu 50Hz (Paraguai).

[pic 2]

  1. Fóssil (Termoelétricas)
    Ésta fonte  utiliza combustíveis fósseis encontrados na natureza, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Como se sabe, essas fontes são não-renováveis. A geração de energia elétrica a partir desses combustíveis passa necessariamente por um processo de geração de calor, e por isso o conjunto de instalações e equipamentos envolvidos na operação é chamado de usina termelétrica. Nas usinas termelétricas a carvão ou a oléo combustível (derivado de petróleo) realiza-se a combustão das respectivas substâncias em uma caldeira apropriada para a produção de vapor de água.Esse vapor é canalizado para uma turbina a vapor (também chamada de turbina de condensação) que gera energia mecânica em um eixo que, por sua vez, aciona um alternador que produz energia elétrica. O rendimento global de uma usina a vapor é de 40-46 %. A figura abaixo mostra os principais componentes de uma usina termelétrica a vapor. O alternador de uma usina termelétrica é, em geral, do tipo turbogerador, com poucos pólos (2 ou 4), acionado em altas velocidades (3600 ou 1800 rpm) e com eixo posicionado horizontalmente.

[pic 3]

  1. Nuclear  

As usinas termelétricas nucleares utilizam geralmente urânio enriquecido como combustível, que é fissionado (quebrado) dentro do reator nuclear produzindo quando quantidade de calor. Esse calor, ao ser retirado do reator para resfriá-lo, é utilizado para produzir vapor d’água em uma caldeira apropriada. Em seguida, esse vapor é canalizado para acionar uma turbina a vapor que, por sua vez, aciona um alternador acoplado no mesmo eixo. Portanto, uma usina nuclear se assemelha muito a uma usina a vapor, sendo que a grande diferença está na forma como o calor é gerado. Veja a figura mostrando os principais componentes da usina termelétrica nuclear que usa reator de água leve pressurizada e urânio enriquecido a 3 %. A figura mostra o reator nuclear e o sistema gerador de vapor. Ambos estão inseridos em um compartimento blindado representado na figura. Na figura estão representados turbina a vapor, condensador, bomba e alternador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (455 Kb)   docx (171.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com