TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação O que é controle industrial?

Por:   •  19/6/2017  •  Resenha  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  2.738 Visualizações

Página 1 de 12

Questões de Automação

CAPÍTULO 5  

  1. O que é controle industrial? (PROVA)

Controle industrial é definido como a regulação automática das operações da unidade e de seus equipamentos associados, bem como a integração e a coordenação dessas operações no sistema de produção maior.

  1. Qual a diferença entre variável contínua e variável discreta? (PROVA)

Uma variável contínua é a que se mantém ininterrupta conforme o tempo procede, pelo menos durante a operação de produção, de modo geral é considerada analógica, ou seja, pode assumir qualquer valor dentro de um determinado intervalo. Uma variável discreta pode assumir apenas certos valores em um dado intervalo.

  1. Nomeie e defina brevemente cada um dos três tipos de variáveis discretas

Binária: pode assumir um de dois valores possíveis, ligado ou desligado, aberto ou fechado etc.

Discretas não binárias: podem assumir mais de dois valores possíveis, porém menos de um número infinito. Exemplos: contagem diária de peças em uma operação de produção e a exibição na tela de um tacômetro digital.

Trem de pulsos: consiste numa trilha de pulsos.

  1. Qual a diferença entre sistema de controle contínuo e sistema de controle discreto? (PROVA)

Controle contínuo: variáveis e parâmetros são contínuos e analógicos. 
Controle discreto: variáveis e parâmetros são discretos binários.

        

  1.  O que é controle preditivo?

Controle preditivo antecipa o efeito de perturbações que vão prejudicar o processo fazendo seu sensoriamento e compensando-as antes que elas possam afetar o processo. Os elementos do controle preditivo sentem a presença de uma perturbação e tomam medidas corretivas ajustando um parâmetro de processo que compense qualquer efeito que a perturbação terá no processo.

  1. O que é controle adaptativo?

Controle adaptativo combina o controle por realimentação e o controle otimizado medindo as variáveis relevantes do processo durante a operação (como no controle por realimentação) e usando um algoritmo de controle que tenta otimizar algum índice de desempenho (como no controle otimizado). O controle adaptativo é distinto do controle por realimentação e do controle de otimização em caso estacionário por sua capacidade única de lidar com um ambiente que varia com o tempo.

  1. Quais são as três funções do controle adaptativo?

Função de identificação: o valor atual do índice de desempenho do sistema é determinado com base em medidas coletadas do processo.

 Função de decisão: decide quais mudanças devem ser feitas para aumentar o desempenho, mudando um ou mais parâmetros de entrada para o processo, alterar algum dos parâmetros internos do controlador etc.

Funções de modificação: implementa a decisão.

  1. Qual é a diferença entre uma mudança ocasionada por tempo no controle discreto?

Mudança ocasionada por evento é executada pelo controlador em resposta a algum evento que tenha causado alteração no estado do sistema. Mudança ocasionada por tempo no controle discreto é executada pelo sistema de controle, seja em um ponto específico no tempo ou depois de passado um determinado período de tempo.

  1. Quais são os dois requisitos básicos que devem ser gerenciados pelo controlador para conseguir o controle em tempo real?

Interrupções iniciadas por processo e Ações iniciadas por temporizador.

 

  1. O que é pesquisa no controle de processos de computador?

No controle de processos por computador, a pesquisa se refere à amostragem periódica de dados que indicam o estado do processo.

  1. O que é intertravamento? Quais são os dois tipos de intertravamento no controle industrial?

Os intertravamentos oferecem os meios pelos quais o controlador é capaz desequenciar as atividades em uma célula de trabalho, garantindo que as ações de um equipamento sejam completadas antes que o próximo equipamento inicie sua atividade. Há: Intertravamentos de entrada, sinal que se origina em um dispositivo externo enviado para o controlador.

Intertravamentos de saída, sinal enviado pelo controlador para algum dispositivo externo.

  1. O que é um sistema de interrupção no controle do processo de computador?

Sistema de interrupção é uma característica de controle por computador que permite a suspensão da execução do programa atual para executar outro programa ou sub-rotina predefinida, projetada para lidar com a interrupção específica.

 

  1. O que é o monitoramento de processo de computador? (PROVA)

Monitoramento de processos por computador é um dos meios pelos quais o computador ode se comunicar com um processo. Envolve a utilização do computador para observar o processo e os equipamentos associados e para coletar e gravar os dados da operação. O computador não é usado para controlar diretamente o processo: o controle permanece nas mãos das pessoas, que usam os dados para conduzi-las durante o gerenciamento e a operação do processo.

  1. O que é controle digital direto?

Controle digital direto é um sistema de controle de processos por computador em que certos componentes de um sistema de controle analógico convencional são substituídos pelo computador digital. A regulação do processo é realizada pelo computador em uma base de tempo compartilhado e com uma amostragem de dado sem vez dos vários componentes analógicos individuais trabalhando de forma contínua e dedicada.

  1. Os controladores lógicos programáveis estão mais estreitamente associados às indústrias de processos ou às indústrias de produção discreta?

Os controladores lógicos programáveis foram introduzidos como melhoria nos controladores eletromecânicos por relés usados na época para implementar o controle discreto nas indústrias de produção discreta.16.

  1. O que é sistema de controle distribuído?

Controle distribuído é a configuração de conectar vários computadores para compartilhar e distribuir a carga de trabalho do controle de processos.

  1. Qual é a filosofia de arquitetura livre no projeto de sistemas de controle?

CAPÍTULO 6

  1. O que é um sensor? (PROVA)

Sensor é um dispositivo que converte um estímulo físico ou uma variável de interesse (tal como temperatura, força, pressão ou deslocamento) em uma forma mais conveniente (em um sinal elétrico de tensão) cujo propósito é medir o estímulo.

 

  1. Qual a diferença entre um sensor analógico e um sensor discreto?

Um dispositivo de medição analógico produz um sinal analógico contínuo como uma tensão elétrica, cujo valor varia de modo analógico com a variável sendo medida. Um dispositivo de medição discreto produz uma saída que pode ter somente determinados valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com