TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Industrial

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

PLANTA DIDATICA PD3

Messias de Oliveira

Priscila Paz

Pablo Cesar

Relatório Científico para a disciplina de Controle

Salvador

2015

INTRODUÇÃO

A planta didática SMAR é a representação, de forma compacta, das operações de malha de controle comumente encontradas em um ambiente industrial, utilizando os mesmos instrumentos de campo e seus respectivos softwares de controle.

No laboratório nota-se que a planta possui diversos equipamentos específicos para monitoração e controle de diversos processos, contudo os mesmos equipamentos possuem funções distintas de suas características técnicas padrão, que nos leva a conclusão que a planta pode trabalhar de maneiras distintas, sem precisar de uma reestruturação em seus equipamentos.

As malhas a serem controladas nesta planta referida são as de temperatura e vazão, com seus controles de realimentação negativa e cascata respectivamente, como veremos a seguir.

OBJETIVO

O objetivo da Planta didática SMAR é demostrar didaticamente a operação das diversas malhas de controle, utilizando os mesmos equipamentos e ferramentas de configuração em software desenvolvido em controle industrial.A atividade prática da planta didática PD3 SMAR, desenvolvida no laboratório de controle automático, teve como objetivo de fazer os estudantes identificarem os componentes da planta, conhecer as características e analisar a estrutura para compreender o funcionamento de cada componente da planta. Através das respostas do questionário do roteiro das aulas práticas, foi possível expandir o conhecimento sobre os componentes da planta estudando-os dentro do laboratório.

MATERIAL, MÉTODO EPROCEDIMENTO.

O material utilizado para execução desta aula foram os seguintes;manual de operação da planta didática,planta didática pd3 SMAR, caderno, lápis e borracha. Os equipamentos que são utilizados pela planta didática PD3 SMAR são as válvulas pneumáticas, os rotâmetros,os sensores de nível e temperatura, os  tubos, rede de comunicação industrial, etc.

Essa planta permite estudar as malhas de controle que realizam o controle da temperatura de nível e de vazão, é composta também por um tanque de aquecimento e um tanque de mistura, o funcionamento da PD3 SMAR é iniciado pela bomba B-01que succiona a água fria do reservatório e manda para o tubo. A água que está fria vai atravessar a válvula V-01, a qual obedece a comandos elétricos, em seguida a água fria atravessa o rotâmetro R-01, que também medira a vazão do líquido (o valor medido da vazão é transformado em sinal elétrico), a agua que está fria entra no tanque 01 sendo então aquecida através das resistências que encontram-se no tanque que tem um sensor de temperatura que enviará um sinal para o controlador, para que a temperatura adquira o setpoint desejado.

A bomba 02 succionaágua fria e depois passa pela válvula 02 e também pelo rotâmetro 02, sendo inserida no tanque 02, então é nesse momento que ocorre a mistura, vindo água quente do tanque 01, sendo misturado com a água fria do tanque 02.

RESULTADOS

Os resultados experimentais obtidos foram as resoluções do questionário realizado no laboratório e encontram-se abaixo:

ROTEIRO DO EXPERIMENTO:

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO

1) Ler o Manual de Operação da Planta Didática (Pág. 1 a 43);

2) Responder de forma concisa as seguintes questões:

a) Qual o objetivo da Planta didática SMAR?

 O objetivo da Planta didática SMAR é demostrar didaticamente a operação das diversas malhas de controle, utilizando os mesmos equipamentos e ferramentas de configuração em software desenvolvido em controle industrial.

b) De que material são feitos os tanques e a tubulação? Qual a vantagem deste material?

Todos os tanques e a tubulação são em aço-inox AISI 304, para evitar corrosão e garantir a sua qualidade e desempenho ao longo do tempo.

c) Qual o modelo de planta é disponível no laboratório? Qual tecnologia utiliza para controle? Quais são os tipos de controle disponíveis?

O modelo de plantadisponível no laboratório é o SMAR PD3 (Tecnologia Foundation Fieldbus). É possível utilizar três estratégias diferentes de controle que são: Feedback (realimentação negativa), Feedforward (antecipativo) e Cascata.

d) A estação de supervisão é composta de um PC desktop e um software de supervisão instalado nele: qual o nome deste software? O que permite este software? A estação está acoplada à planta? Onde está localizada esta estação? O que significa operação local e remota? É possível operar a planta de forma local ou remota?

O software utilizado para a supervisão da planta é o ProcessView .que através de sua interface de fácil compreensão permite ao operador atiar na planta quando ela já estiver em funcionamento, desempenhando atividades de visualização do processo, aquisição e gerenciamento de alarmes e tendências. A estação de supervisão não está acoplada a planta pois encontra-se instalado em um microcomputador remoto conectado em rede com a mesma. Diz-se que a operação é local quando as ações realizadas pelo operador são feitas diretamente na planta. Em contrapartida, a operação remota ocorre em longas distâncias e o operador não realiza operações diretamente na planta (IHM,configuração de controle etc.). Ressaltando que é possível operar a a planta de ambos os modos: local (configuração manual) ou remoto (configuração de software).

3) Identificar na Planta os principais componentes e associá-los ao sinótico existente na página 53 do Manual de Operação;

a. Orientação:

i. A cada componente do sinótico identificado na planta, um NÚMERO deve ser marcado sobre o mesmo no sinótico (ANEXO I).

ii. Em seguida, deve ser registrada a descrição de cada componente correspondente, contendo: Fabricante, Modelo, TAG, Função e Características Técnicas.      

ANEXO 1

4) Identificar na planta as malhas de controle e associá-las ao sinótico existente na página 53 do Manual de Operação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (245.3 Kb)   docx (125.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com