TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação A Distancia Metodologia

Trabalho Universitário: Avaliação A Distancia Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Você já cometeu plágio conceitual enquanto realizava algum trabalho acadêmico (escola, universidade, outros curso)? Para responder essa questão utilize a cartilha de plágio da UFF. Deixe evidente em sua resposta que compreende em que consiste o plágio conceitual. Em seguida, responda: por que todos os tipos de plágio interferem negativamente na construção do conhecimento científico tal como Rubem Alves o descreve.

Para editorar sua atividade utilize fonte: times new roman ou arial (tamanho 12), espacejamento entre linhas: 1,5 e texto justificado.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Plágio Conceitual.

A resposta é sim. Confesso que sou de uma escola mais antiga em que tínhamos de recorrer a livros e dicionários para realizar trabalhos e pesquisas, de fato uma época muito difícil, porém no início da minha graduação a internet e as informações já estavam se difundindo em uma velocidade grande comparada a minha velha escola.

Nos primeiros períodos da universidade na tinha a exata noção de plágio e plágio conceitual e praticamente todas as minhas pesquisas para formulação de minhas tarefas eram retiradas de obras autorais de muitos pesquisadores que não eram citados por mim em momento algum nos textos, ou seja, aprendi da forma mais difícil sendo chamado a atenção por meus professores e tutores para esta minha falha recorrente.

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, idéias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.

Os problemas relatados nos parágrafos acima relatam uma parte do início de meus problemas na universidade, pois após não mais tornar os problemas de dar o devido crédito aos seus autores, comecei a inserir a idéia de cada autor alterando em poucas palavras seus textos sem expressar de fato minha opinião ou alinhar a idéia principal do autor para definir minha linha de raciocínio. Novamente estava cometendo plágio, porém um novo e de maior complexidade para minhas futuras tarefas o “plágio conceitual”.

O plágio conceitual é a utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

No livro Filosofia da Ciência - Introdução ao jogo e suas regras. Rubem Alves nos leva a pensar que a aprendizagem ciência nada mais é do que um processo progressivo do senso comum, isto é, se inibirmos o senso comum ou a maneira de pensar de nossos alunos não teremos uma evolução da ciência em longo prazo por mais tecnologia que se tenha para o desenvolvimento de novos projetos.

Eu acho que o objetivo das escolas e universidades é contribuir para o bem estar do povo. Por isso, sua tarefa mais importante é desenvolver, nos cidadãos, mas a capacidade de pensar. Porque é com o pensamento que se faz um povo. Mas isso não pode ser quantificado como se quantificam a quantidade de produção de trabalhos. Sugiro que nossas universidades avaliem a produtividade de quem trabalha nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com