TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO A DISTANCIA

Artigos Científicos: METODOLOGIA DO ENSINO A DISTANCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  2.908 Visualizações

Página 1 de 11

1. Considerando ser uma necessidade dos tempos atuais e uma possível solução para a sociedade moderna, instalou-se a educação a distância. Mas o que significa educação a distância? Conceitue.

Educação a distancia é uma escola sem paredes. É um ensino onde o professor e o aluno estão separados fisicamente, mas o professor se torna presente nos matérias disponíveis (impressos e virtualmente). Assim o aluno é o responsável por organizar onde e quando quer estudar.

2. O que é ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e quais seus principais recursos?

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é uma ferramenta que tem como objetivo facilitar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem do aluno, uma vez que todos os materiais estão disponíveis virtualmente. Assim os principais recursos do AVA são a internet e o computador, pois todos os matérias estão disponíveis e são de fácil acesso, já que a sociedade atual esta se tornando cada vez mais virtual.

3. Qual o papel da tecnologia na educação a distância?

A tecnologia na EAD tem um papel fundamental, uma vez que, tecnologia e educação são cruciais e devem sempre andar lado a lado. Na educação a distancia a tecnologia desempenha um papel mais importante ainda, alem de disponibilizar todo o material ao aluno, ela proporciona o contato virtual com o professor, que não esta presente fisicamente, mas online pode auxiliar o aluno como se estivessem frente a frente.

4. Considerando as gerações da EAD, aponte os principais fatores em cada geração.

Podemos destacar três gerações que tiveram grande importância na educação a distancia. São elas:

• Primeira geração: no século XIX a EAD ganha força devido o crescimento dos meios de transporte e comunicação. A relação entre professor/aluno era restrita e os estudante tinham que realizar exames previstos.

• Segunda geração: ganhou força nos anos 60.aliou-se ao uso do impresso os meios de comunicação. Inspirou-se nas orientações behaviorista e industriais da época.

• Terceira geração:ganhou força no final do século XX, com a expansão de novas tecnologias. Utiliza a junção de meios tradicionais e novos meio, o que acaba gerando grandes mudanças.

5. Na EAD , a interação do professor com o aluno é geralmente indireta e deve ser mediada por suportes tecnológicos. Aponte três meios tecnológicos que representam papéis significativos na EAD, destacando as características de cada um.

RÁDIO: tem o papel de passar instruções aos alunos e deve ser utilizado junto com outros meios de estudo. Os alunos recebe, as orientações pelo professor, que deve orientar o estudo através de materiais impressos.

COMPUTADOR: o um dos meios mais utilizados nos dias atuais e permite ao aluno livre e fácil acesso ao conteúdo, o que faz com que o mesmo crie seu próprio ritmo de estudo.

INTERNET: permite que o aluno tenha fácil acesso a inúmeras fontes de informações

6. A educação a distância pode ser melhor que a presencial? Justifique sua resposta.

O ensino presencial foi por muito tempo o único meio de se ter um bom ensino. A educação a distancia veio para quebrar esse mito. O ensino a distância pode sim ser igual ou ate mesmo melhor do que o presencial, já que a qualidade é a mesma. O que pode melhorar na educação a distancia é que o aluno pode criar seu próprio ritmo, organizar seu tempo e horário para estudo, e tudo isso pode ser feito em casa, sem precisar ir todos os dias a uma instituição de ensino.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Quais são as diversas formas e meios por meio dos quais a EAD pode vencer as distâncias? Explique, sinteticamente, como podem ser usados.

Na EAD aluno/professor e aluno/aluno só esta separados fisicamente. Esse distancia pode ser vencida através da internet, por exemplo. Professores e alunos podem se encontrarem em grupos virtuais onde eles podem formar grupos de estudo para esclarecerem duvidas e estudarem juntos, assim eles podem vencerem a distância.

2. Anote os cinco pontos que você julga mais importantes no Decreto 5.622/2005 (pesquise na internet).

• § 3º Para proporcionar maior oportunidade de aproveitamento de estudos será permitida a circulação de estudos de cursos e programas a distância em outros cursos da mesma modalidade, e em cursos e programas presenciais e vice-versa, conforme a legislação em vigor.

• Art. 10 - Os portadores de necessidades educacionais especiais, integrados na Educação a Distância, deverão contar com serviços de apoio especializado e suplementar e devidas adaptações, visando garantir o seu acesso, inclusão e a permanência, em conformidade com a legislação pertinente.

• Art. 1º - Educação a distância é forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diferentes meios de comunicação.

• O curso EAD tem a mesma duração e qualidade de qualquer outro curso presencial.

3. Com base no conceito apresentado sobre o Moodle, descreva um pouco mais sobre esta plataforma de ensino e aprendizagem? (Pesquise na internet).

Mooodle é um software que disponibiliza apoio a aprendizagem virtualmente, onde pode ser criado grupos de estudo, ter acesso a matérias e contato com os professore online.

4. A web pode contribuir no processo de aprender a aprender? Justifique sua resposta apresentando no mínimo 5 argumentos.

Sim.

• A wed diminui distancias;

• Estimula a busca pela pesquisa e pelo conhecimento;

• Transforma a prática pedagógica e o currículo, incluindo o desenvolvimento da autonomia de aprender a aprender;

• Facilita entendimento e a aplicação das novas tecnologias e instrumentos multimídia em ambientes de ensinoaprendizagem;

• Trás a consciência daimportância da educação continuada na vida dos indivíduos

5. O que é interatividade?

Interatividade é quando em um grupo de estudo um se torna objeto de estimulo, um incentiva o outro.

6. Na unidade 1 são apresentados inúmeros recursos tecnológicos. Selecione três e explique como podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.

Na unidade 1 são apresentados inúmeros recursos tecnológicos, como, a internet, a televisão e o material impresso.

• Televisão: a TV ira transmitir a distância sons e imagens, lembrando que uma imagem trás muito mais informação.

• Internet: a internet trás muitas informações aos alunos, podendo ser acessada facilmente de qualquer lugar.

• Material impresso: é um meio mais tradicional, porem não deixa de ser eficaz, nesse material o aluno pode grifar, escreve, marcar trechos que podem ser de grande importância.

Todos esses recursos auxiliam o aluno no processo de ensino aprendizagem, pois são materiais de fácil acesso, pode ser utilizado em grupo ou individual.

UNIDADE 2

O ESTUDANTE NA EAD

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Novas habilidades e atitudes devem ser desenvolvidas quando o aluno ingressa na EAD. Quais são elas? Aponte, no mínimo, três.

Ao ingressar na EAD os alunos devem desenvolver novas habilidades para que o aprendizado ocorra de forma satisfatória. Habilidades como: autodeterminação e orientação, capacidade de selecionar e organização. Assim, sozinho, o aluno se torna capaz de organizar seu tempo, selecionar as ferramentas adequadas e orientar seu estudo.

2. O que é aprendizagem autônoma e qual a sua importância para o estudante na EAD.

Aprendizagem autônoma é um processo onde o aluno é responsável pelo seu processo de aprendizagem, onde ele mesmo deve organizar seu tempo, espaço e recurso. Assim o estudante se torna cada vez mais autônomo e independente, se tronando capaz de orientar seu próprio caminha no processo de ensino aprendizagem.

3. Na EAD quem é o agente da aprendizagem? Justifique em 10 linhas, no mínimo.

Na educação a distância o agente da aprendizagem é o próprio aluno. Ao ingressar na educação a distância o aluno deixa para trás todos os padrões tradicionais de ensino onde o professor era cem por cento presente em sala de aula e responsável pelo aprendizado do aluno. Na Educação a distância o aluno passa a ser totalmente responsável pelo seu processo de aprendizagem, ele passa a ser autônomo e independente, gerenciador do seu tempo e espaço, elaborando estratégias de estudo para assim conseguir chegar ao tão esperado conhecimento. Onde o próprio aluno foi responsável por todo esse processo, já que na educação a distância não é mais o responsável por esse processo, e sim próprio o aluno.

4. O termo flexibilização é muito utilizado na EAD, no entanto assume diferentes acepções. Liste as flexibilizações apontadas no material, descrevendo as principais características de cada uma.

O termo flexibilização é muito utilizado na EAD, mas dependendo do contexto toma diferentes formas.

FLEXIBILIDADE DO ACESSO: analisar a dar oportunidades para que o acesso ao ensino (principalmente o superior) fique mais acessível.

FLEXIBILIDADE DO ENSINO: oferecer diferentes cursos, onde os materiais possibilite a autoaprendizagem e que esse mesmo material possa ser utilizado no ensino presencial e no EAD.

FLEXIBILIDADE DA APRENDIZAGEM: exige que o aluno seja autônomo e independente, que fará com que o aluno seja seu próprio guia no processo da aprendizagem.

FLEXIBILIDADE DA OFERTA: visa atender todas as classes sociais, com o cuidado para diferenciar o curso que pode ser feito totalmente a distância e aqueles que tem suas partes presenciais (estágios).

5. Segundo MOORE (2008), há três formas importantes de interação na EAD. Aponte e argumente sobre cada uma delas.

Segundo MOORE (2008) essas três formas de interação são fundamentais para o aluno no ensino a distância, sendo elas:

• Primeira interação: ALUNO/CONTEÚDO.essa interação é uma das características que define a educação. É um processo onde o professor planeja o conteúdo e auxilia o aluno. A interação com o conteúdo faz com que, algumas vezes, ocorra alterações da compreensão do aluno, é o que chamamos de mudança de perspectiva. Na EDA o conteúdo para esse processo é elaborado pelo professor o apresentado ao aluno que ira interagir com esse conteúdo e transformá-lo em conhecimento pessoal,

• Segunda interação: ALUNO/INSTRUTOR.após a apresentação do conteúdo, o instrutor na interação do aluno com o conteúdo. Assim o aluno ira por em prática tudo o que aprendeu. Os professores também são responsáveis pela avaliação do aluno seja ela formal ou não, para analisar seu desempenho.

• Terceira interação: ALUNO/ALUNO. É uma interação nova na EAD. Essa interação apresenta dois tipos: quando ocorre dentro dos grupos formados pelos programas de teleconferência e o outro é aluno/aluno AM ambiente virtual, onde eles não se vêem mas estão reunidos virtualmente.

6. Apresente, no mínimo, 10 ideias que sintetizem o conteúdo da unidade 2.

Quando o aluno inicia um ensino superior no EAD ele se depara com novas formas de aprender, e deve desenvolver novas habilidades para que ocorra o aprendizado. O aluno ira conhecer a aprendizagem autônoma, onde ele mesmo deve organizar seu tempo, espaço e criar estratégias de estudo. Assim o professor deixa de ser o responsável pelo processo de aprendizagem do aluno, e o aluo se torna responsável por gerenciar seu processo de aprendizagem.

Um dos termos mais utilizados na EAD é a flexibilização, que dependendo do contexto cria sentidos diferentes, sendo elas: flexibilização do acesso, flexibilização do ensino, flexibilização da aprendizagem e flexibilização da oferta. MOORE vem apresentar três tipos de interação aluno/conhecimento, aluno/instrutor e aluno/aluno, cada interação desempenha papel fundamental para o aluno no processo de aprendizagem

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Como o estudante de EAD deve organizar o seu espaço para estudos?

O estudante deve organizar seu espaço de estudo de maneira que se norte um ambiente cômodo e agradável, organizado e apropriado, calmo, bem iluminado e ventilado e principalmente, isolado, longe de todas as fontes de distrações.

2. Qual o objetivo da mediação pela tecnologia na EAD?

O objetivo da mediação pela tecnologia na EAD é de oferecer fácil acesso aos materiais e aos professores de forma que o próprio aluno possa se organizar estudando quando e onde pode.

3. Em EAD, o que você espera de seus professores ou tutores?

Em EAD a relação entre professores, alunos e materiais de qualidade são fundamentais. Assim o professor deve desempenhar seu papel de modo que preserve e desenvolva a autonomia do aluno.

4. Em EAD, por que o estudante tem que se organizar e planejar?

Adiar os estudos não combinar com EAD, se o aluno não cumprir seu cronograma de estudo o conteúdo ira se acumular, fazendo com que o aluno desista do curso.

5. Que meios e/ou instrumentos você tem no INSEP para auxiliar seus estudos?

No INSEP o aluno encontra diversos instrumentos para auxiliar em seus estudos, como por exemplo, materiais impressos, internet, computador, alem disso uma pagina virtual onde todos os materiais estão disponíveis, e o aluno pode ter contato com todos os professores e alunos.

UNIDADE 3

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EAD E A NEUROCIÊNCIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. O que é autoestudo? Como o estudante de EAD pode organizar-se para facilitar a sua aprendizagem?

Autoestudo é estudar sem a presença do professor, onde ele mesmo deve ser seu tutor pra alcançar o conhecimento. Na educação a distância, para facilitar a sua aprendizagem o aluno deve criar um cronograma de estudo e selecionar materiais que irão auxiliá-lo nesse processo de aprendizagem.

2. Com base na fundamentação científica da neurociência e da psicologia, faça uma relação de tudo que você deve fazer para conseguir uma aprendizagem eficaz. (Mínimo de 10 linhas)

Com base na fundamentação cientifica da neurociência e da psicologia, para conseguir uma aprendizagem eficaz é preciso ter a mente aberta.

Devemos ter uma vasta fonte de enterterimento. Jamais ficar ligado a uma única coisa. Estar sempre ligado a diferente fontes de pesquisa, diferentes tipos de livros, assuntos que nos mantém informados. Nunca deixar o conhecimento estático, parado naquele único foco,sempre manter o conhecimento em movimento.

Assim, podemos ver, que durante a nossa vida, não devemos nos voltar para um único estudo, um único trabalho, pois assim os neurônios estarão reservados para uma única função e não consegue mais trabalhar em outras.

3. Por que o pedagogo precisa conhecer e utilizar a neurociência? (Responda em cerca de 20 linhas).

A neurociências é uma grande aliada do professor no processo de aprendizagem do aluno, e por isso, os professores devem cada vez criar pontes entre a neurociência e a pratica educacional.

O nosso cérebro é moldável ao estimulo do ambiente. Todos os estímulos que recebemos geram sensações e isso não seria possível sem a comunicações entre os neurônios.

A aprendizagem esta muito ligada ao desenvolvimento do cérebro, assim podemos ver que a aprendizagem é o estimulo que o cérebro recebe do ambiente.

Por isso o professor deve conhecer cada vez mais e utilizar a neurociência, assim ele ira elaborar e desenvolver atividades de modo que o ambiente que cerca o aluno na sala de aula seja estimulante, para que o cérebro do aluno seja moldado com uma aprendizagem eficaz.

Assim chegamos a conclusão de que o professor, o método de ensino, o contexto da sala de aula da família e comunidade devem estimular cada vez mas o ambiente que cercam os aluno e estimulá-los cada vez mais.

4. Qual é o papel do professor/tutor no processo de aprendizagem e o que ele deve fazer para que o aluno aprenda a aprender?

O professor/tutor desempenha papel crucial no processo de aprendizagem do aluno ele é o mediador entre conhecimento/aluno. No processo do aluno aprender a aprender o professor disponibiliza todo o material e o aluno fica totalmente responsável em adimistra-lo. O professor deve estimular o aluno a desenvolver competências e habilidades que fará com que o aluno aprenda a aprender como por exemplo, organizar como ira estudar, desenvolver técnicas para facilitar a compreensão e aquisição do conhecimento, entre outras.

5. Quais autores tiveram idéias semelhantes às de Comenius quanto ao pensamento de que “quanto mais o professor ensina, menos o aluno aprende”? Você concorda com tal idéia? Justifique seu posicionamento.

Os autores que tiveram idéias semelhantes a de Comenius sobre “quanto mais o professor ensina, menos o aluno aprende” são: Skinner, Piaget, Bruner e Gagné.

Sim, eu concordo com tal idéia. O professor deve ensinar o aluno, mas ele não deve dar tudo pronto, ele deve ensinar, criar situações para que o aluno por si mesmo consiga chegar ate o conhecimento, pois se o professor dar o conhecimento pronto ao aluno ele nunca saberá chegar ate o mesmo sozinho, estará sempre precisando do auxilio de um professor.

6. Qual é a função dos neurônios e das sinapses no processo de aprendizagem?

Os estímulos do cérebro fazem com que os neurônios criem novas sinapses. Assim quando o cérebro é estimulado pelo ambiente ocorre a aprendizagem, ativando a sinapse. Então elas formam um circuito que processam as informações, com capacidade de armazenamento molecular.

...

Baixar como  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »