TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Educação A Distancia

Artigos Científicos: Metodologia De Educação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 14

UNIDADE I

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e AMBIENTE VIRUTAL DE APRENDIZAGEM: Moodle

1. Considerando ser uma necessidade dos tempos atuais e uma possível solução para a sociedade moderna, instalou-se a educação a distância. Mas o que significa educação a distância? Conceitue.

R: Não há um só termo para definir a educação a distancia, mas basicamente é a separação de aluno/professor. É o ensino realizado com o professor longe dos alunos, com os alunos ausentes, não estando no mesmo lugar, nem juntos, em grande parte do tempo, permite que o estudante eleja seu ritmo, tempo e local de estudo, o professor é o próprio material de estudo, a mensagem é passada através de matérias impressos, vídeos, sons. EAD é a escola sem paredes, sem fronteiras e sem distância. É a escola virtual.

2. O que é ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e quais seus principais recursos?

R: É um programa de código aberto, voltado ao gerenciamento do processo de aprendizagem com aplicação acadêmica ou empresarial. É disponibilizado como software livre e pode ser instalado em ambientes operacionais como Windows, Linux e Mac, desde que os mesmos consigam executar a linguagem PHP. O moodle é uma plataforma virtual, que substitui a sala de aula, através dela o aluno tem a possibilidade de acompanhar o curso pela internet.

Os principais recursos são: calendário,participantes,mensagens,atividades,

3. Qual o papel da tecnologia na educação a distância?

R: tecnologias da comunicação e da informação facilitam a aproximação de pessoas, mesmo estando geograficamente muito distantes. As novas tecnologias da comunicação e da informação (NTICs) promovem mecanismos de comunicação eficazes, capazes de suprir a distância geográfica entre aluno e professor, bem como possibilita o acesso à informação em tempo real.

4. Considerando as gerações da EAD, aponte os principais fatores em cada geração.

R: Primeira geração:Curso por correspondência - Na primeira geração(XIX) a EAD se desenvolveu graças ao surgimento e desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação trens e correios, na primeira geração os matérias eram todos impressos distribuídos pelos correios.

Segunda geração: Novas mídias e universidades abertas -

a segunda geração da EaD apresentou o acréscimo de novas mídias como a televisão, o rádio, as fitas de áudio e vídeo e o telefone (MAIA, p. 22). utilizam intensamente de rádio, TV, vídeos, fitas cassetes e centros de estudo, e em que se realizaram diversas experiências pedagógicas. Com base nessas experiências, teria crescido o interesse pela EaD.

Terceira geração: EAD on-line -

uma terceira geração introduziu a utilização do videotexto, do microcomputador, da tecnologia de multimídia, do hipertexto e de redes de computadores, caracterizando a educação a distância on-line. Graças ao surgimento da internet surge então o ambiente virtual de aprendizagem.

5. Na EAD , a interação do professor com o aluno é geralmente indireta e deve ser mediada por suportes tecnológicos. Aponte três meios tecnológicos que representam papéis significativos na EAD, destacando as características de cada um.

R: Teleconferência – é uma emissão de televisão ao vivo, com receptor por antena ou cabo. O conferencista dialoga e interage com outros participantes no estúdio ou no local da gravação.

Computador – essa ferramenta é, hoje, amplamente utilizada e, apresenta vantagens, sobretudo, por ser um sistema que facilita a aprendizagem individual, em ritmo e condições próprios, permitindo a incorporação de animações, de gráficos, de textos impressos, do áudio e das diferentes formas de comunicação.

Internet – é uma gigantesca rede mundial de computadores interligados. Possibilita a interação de pessoas de todo o planeta. Garante o acesso a uma incalculável quantidade de dados e informações armazenados e disponíveis para consulta, em segundos, sobre os mais diferentes assuntos. Os recursos da Internet permitem a interação dos indivíduos, ativa, participativa e receptora. O sistema www tem informações disponíveis que se ampliam a cada dia.

6. A educação a distância pode ser melhor que a presencial? Justifique sua resposta

R: Sim, Embora o curso presencial seja o mais comum e o mais aceito, a EAD tem ganhado admiradores e tem crescido a cada dia, sem duvida há inúmeras vantagens dos cursos a distancia algumas delas são: A flexibilidade do tempo, pois não é necessário estar presente todos os dias em uma sala de aula, o deslocamento até a faculdade, podendo assim utilizar esse tempo para o estudo, o próprio aluno é que comanda o ritmo de estudo podendo assim terminar o curso mais rapidamente, desenvolve-se a capacidade de pró- atividade, auto disciplina, fortalece as capacidades individuais, o diploma tem o mesmo valor comparado ao presencial,favorece o desenvolvimento de bons hábitos como planejamento, responsabilidade, gerenciamento do tempo.

UNIDADE 2

O ESTUDANTE NA EAD

1. Novas habilidades e atitudes devem ser desenvolvidas quando o aluno ingressa na EAD. Quais são elas? Aponte, no mínimo, três.

R: iniciativa- É preciso que o aluno desenvolva essa capacidade para ter a iniciativa de começar os estudos, de preparar o cronograma, planejar o tempo de estudo e evitar procrastinar, pois na EAD não combina deixar para depois.

responsabilidade - A responsabilidade também é uma característica de um aluno EAD, fundamental para a realização das tarefas, cumprimento do planejamento e das metas de estudo.

autonomia - É algo que o aluno tem em abundancia, pois ele é o seu próprio professor, e para ter essa autonomia e fazer bom proveito dela é precisa desenvolver os itens citados acima.

autodeterminação, capacidade de tomar decisões e de organização, estratégias de estudos adequadas, controle do tempo de estudo,persistência,pro atividade, disciplina.

2. O que é aprendizagem autônoma e qual a sua importância para o estudante na EAD.

R: Na aprendizagem autônoma cabe ao aluno estabelecer e elaborar planos para a realização de seus estudos. De posse do material didático e com o mínimo de contato com professor, o aluno desenvolverá suas atividades de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com