TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Em Educação A Distancia

Exames: Metodologia Em Educação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA

UNIDADE II

1) Com base no exposto acima, apresentem a evolução histórica das gerações da EaD relacionando-as com formas de comunicação síncrona e assíncrona.

A educação a distância é uma modalidade educacional na qual os alunos estão separados fisicamente do professor e/ou tutor, onde é utilizado o meio de comunicação para possibilitar a auto-aprendizagem fazendo que haja uma proximidade entre o professor e o aluno. A educação a distância permite obter conhecimentos sem a interação pessoal, em sala de aula entre o professor e o aluno. De modo geral podemos afirmar que o EaD aplica tecnologias disponíveis para fazer acontecer o processo de ensino e aprendizagem, superando as barreiras de espaço e tempo. Pesquisadores costumam dividir as fases históricas do EaD em duas a fase anterior e a fase posterior à explosão da internet. Assim como feito em atividades anteriores, a Educação à Distância começou primordialmente através de correspondência (correio) e hoje com a disseminação da internet, essa se tornou cada vez mais comum entre pessoas que de alguma forma sejam impossibilitadas de faz uma graduação presencial.

2) Defina comunicação síncrona e assíncrona.

• Comunicação Síncrona: é aquela onde há presença de uma linha para sincronizar os dados na rede. Esse tipo de comunicação torna assim mais rápido e sem erros a aprendizagem dos cursistas, e é entendida como aquela realizada simultaneamente (em tempo real) e é disponibilizada pelos chats.

• Comunicação Assíncrona: é disponibilizada pelos fóruns, onde se é permitido que se poste mensagens, as quais entrarão em contato com outros cursistas. Esse tipo de comunicação é fundamental, tanto nos chats quanto nos fóruns.

3) Eleja e discorra sobre uma ferramenta de comunicação síncrona e uma assíncrona utilizada atualmente.

• Ferramenta de Comunicação Síncrona: Skype é um software que permite a comunicação em tempo real por videoconferência através da internet, hoje o Skype está incorporado à rede social Facebook e recentemente o MSN uma ferramenta muito utilizada por internautas foi substituída pelo mesmo, tornando-o cada vez mais popular.

• Ferramenta de Comunicação Assíncrona: Fórum de Discussão do AVA, que oferece a possibilidade de postar dúvidas, sugestões e entre outros fatores que “simplificam” a vida acadêmica do cursista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com