TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO A DISTANCIA

Pesquisas Acadêmicas: METODOLOGIA DO ENSINO A DISTANCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

1. Considerando ser uma necessidade dos tempos atuais e uma possível solução para a sociedade moderna, instalou-se a educação a distância. Mas o que significa educação a distância? Conceitue.

Educação a distancia é uma escola sem paredes. É um ensino onde o professor e o aluno estão separados fisicamente, mas o professor se torna presente nos matérias disponíveis (impressos e virtualmente). Assim o aluno é o responsável por organizar onde e quando quer estudar.

2. O que é ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e quais seus principais recursos?

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é uma ferramenta que tem como objetivo facilitar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem do aluno, uma vez que todos os materiais estão disponíveis virtualmente. Assim os principais recursos do AVA são a internet e o computador, pois todos os matérias estão disponíveis e são de fácil acesso, já que a sociedade atual esta se tornando cada vez mais virtual.

3. Qual o papel da tecnologia na educação a distância?

A tecnologia na EAD tem um papel fundamental, uma vez que, tecnologia e educação são cruciais e devem sempre andar lado a lado. Na educação a distancia a tecnologia desempenha um papel mais importante ainda, alem de disponibilizar todo o material ao aluno, ela proporciona o contato virtual com o professor, que não esta presente fisicamente, mas online pode auxiliar o aluno como se estivessem frente a frente.

4. Considerando as gerações da EAD, aponte os principais fatores em cada geração.

Podemos destacar três gerações que tiveram grande importância na educação a distancia. São elas:

• Primeira geração: no século XIX a EAD ganha força devido o crescimento dos meios de transporte e comunicação. A relação entre professor/aluno era restrita e os estudante tinham que realizar exames previstos.

• Segunda geração: ganhou força nos anos 60.aliou-se ao uso do impresso os meios de comunicação. Inspirou-se nas orientações behaviorista e industriais da época.

• Terceira geração:ganhou força no final do século XX, com a expansão de novas tecnologias. Utiliza a junção de meios tradicionais e novos meio, o que acaba gerando grandes mudanças.

5. Na EAD , a interação do professor com o aluno é geralmente indireta e deve ser mediada por suportes tecnológicos. Aponte três meios tecnológicos que representam papéis significativos na EAD, destacando as características de cada um.

RÁDIO: tem o papel de passar instruções aos alunos e deve ser utilizado junto com outros meios de estudo. Os alunos recebe, as orientações pelo professor, que deve orientar o estudo através de materiais impressos.

COMPUTADOR: o um dos meios mais utilizados nos dias atuais e permite ao aluno livre e fácil acesso ao conteúdo, o que faz com que o mesmo crie seu próprio ritmo de estudo.

INTERNET: permite que o aluno tenha fácil acesso a inúmeras fontes de informações

6. A educação a distância pode ser melhor que a presencial? Justifique sua resposta.

O ensino presencial foi por muito tempo o único meio de se ter um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com