TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Educacao A Distancia

Dissertações: Metodologia De Educacao A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  1.448 Visualizações

Página 1 de 4

UNIDADE 01

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: Moodle

1 – De acordo com seus estudos e outras pesquisas em livros, revistas e outras fontes, elabore uma definição para educação a distância.

Desde seu surgimento, a Educação a Distância (EAD),vem suscitando questionamentos quanto a sua definição. Assim, ao longo dos anos, muitos estudiosos vêm fazendo tentativas no sentido de conceituar esta modalidade de ensino, que vem incorporando novos mecanismos e estratégias pedagógicas e tecnológicas no decorrer da sua história. Entre as definições mais conhecidas podemos citar a de Gustavo Cirigliano (1983) que diz que a “educação da distância é um ponto intermediário de uma linha continua em cujos extremos se situam de um lado, a relação presencial professor-aluno, e, de outro, a educação autodidata, aberta, em que o aluno não Garcia Llamas, por sua vez, define educação a distância como “uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação de lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Implica novos papéis para os alunos e para os professores, novas atitudes e novos enfoques metodológicos”.

2 – Descreva as principais características da educação a distância.

As principais características da Educação a distância no Brasil são:

- Alunos e professores não ocupam o mesmo ambiente/espaço físico e tempo.

- Comunicam-se de várias formas, através de materiais impressos, e de recursos tecnológicos como a internet, os vídeos e as vídeo conferências. Fazem uso das chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

- O aluno é o maior responsável pela aprendizagem.

A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação.

Além do ensino fundamental e médio, os cursos oferecidos podem ser também de ensino técnico nível médio ou de educação superior a distancia.

O governo federal, através do MEC é o responsável por autorizar a abertura de cursos de Educação a Distancia. É nesse momento, sobretudo, que a qualidade da proposta é avaliada.

O Ensino a distancia tem um vasto campo a explorar, porém, as metodologias utilizadas ainda estão em processo de teste, e ainda não há uma maneira de diferenciar o elemento principal da educação: o aluno, que nessa modalidade de educação não tem o seu contexto considerado. Mesmo por que, a filosofia do ensino a distancia é o construtivismo.

Ainda hoje, portanto, o ensino presencial é mais amplo e confiável. Mas observa-se que as facilidades da educação a distancia a farão ganhar cada vez mais espaço, sobretudo se aumentar a qualidade dos cursos.

Sendo assim, um ensino à Distância eficiente requer uma preparação extensiva, assim como uma adaptação de estratégias e de métodos ao novo ambiente virtual de aprendizagem.

3 – Nas bases legais, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, consta a qualidade em cursos a distância. Pesquise sobre o artigo que embasa esta afirmação e argumente sobre a qualidade na educação a distância.

4 – Defina ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e apresente os principais recursos disponíveis no AVA.

5 – Elabore uma tabela comparando a educação a distância com o ensino presencial com base nos parâmetros: aluno, aprendizagem, professor e metodologia.

6 – Qual o papel da tecnologia no mundo globalizado e como a tecnologia pode viabilizar a educação a distância?

7 - Pesquise no fascículo e em outras fontes a definição da interatividade e explique como ele ocorre na EAD.

8 – O moodle esta baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com