TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia De Educação A Distancia

Ensaios: Metodologia De Educação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 10

1. Analise as transformações históricas vivenciadas pela Europa durante o século XV, relacionando-as com o processo de expansão marítima iniciado pelos portugueses.

Resposta - A primeira nação europeia a realizar uma expansão marítima foi Portugal, graças a sua consolidação como Estado bem organizado militarmente e independência das demais nações do continente. Com o poder centralizado nas mãos do rei Dom João I, os portugueses começaram a enviar as primeiras embarcações marítimas, na busca dos produtos das Índias. Nessas empreitadas, acabou descobrindo outros territórios e novas possibilidades de atingir seus interesses. Dentre os principais fatores ligados à Expansão Marítima está o descobrimento do Brasil e da América, no final do século XV. Este novo continente foi crucial para que a economia da Europa se estabilizasse novamente.

2. Como se deu o processo de exploração do pau-brasil durante o período pré-colonial? Resposta – Foi primeira atividade econômica portuguesa no Brasil: exploração e comércio da madeira de tinturaria. A exploração foi possível graças a participação dos nativos, por meio do escambo.

3. Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos. A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste. Os escravos também trabalharam nas minas de ouro, a partir da segunda metade do século XVIII. Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas.A maioria dos escravos recebia péssimo tratamento. Comiam alimentos de péssima qualidade, dormiam na senzala (espécie de galpão úmido e escuro) e recebiam castigos físicos. As mulheres também foram escravizadas e executavam, principalmente, atividades domésticas. Os filhos de escravos também tinham que trabalhar por volta dos 8 anos de idade. Muitos escravos lutaram contra esta situação injusta e desumana. Ocorreram revoltas em muitas fazendas. Muitos escravos também fugiram e formaram quilombos, onde podiam viver de acordo com sua cultura

4. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil. Resposta - A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais antecedentes da Independência do Brasil.Conhecido também como Conjuração Mineira, a Inconfidência Mineira foi uma tentativa de revolução contra a exploração que o Brasil Colônia sofria sob o domínio de Portugal. Seu principal representante, uma figura histórica relembrada até hoje, foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Diferentemente da Inconfidência Mineira, que foi organizada pela elite colonial, a Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, contou com a participação de pessoas de camadas sociais mais humildes. Eram alfaiates, soldados, mulatos, negros livres e escravos inconformados com a fome e a miséria.

Os objetivos desse movimento estavam mais voltados às aspirações do povo, reivindicando reformas contra as injustiças sociais e raciais da época.

Alguns homens ricos e cultos que participaram da Conjuração Baiana recuaram quando perceberam seu alcancem altamente popular.

Os revolucionários desejavam não somente romper com a dominação colonial portuguesa, mas também modificar a ? ordem social? interna do Brasil, que se baseava no trabalho escravo.

O projeto dos rebeldes baianos continha uma série de medidas importantes, e dentre elas estava a abolição da escravidão do negro.

Inspirados pelo ideal de Liberdade, Igualdade e Fraternidade que corria pela França, os Conjurados Baianos redigiram diversos panfletos que faziam propaganda do movimento e chamavam o povo a participar. Um deles dizia: ?Animai-vos povo baiense, que está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade, o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo em que todos seremos iguais.?

5. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados no Brasil?

1º Reinado

O começo do Primeiro Reinado marca o fim do Período Colonial no Brasil; porém, isso não significou uma alteração muito grande nas condições econômicas e sociais do país. Os mais ricos continuaram com esse status e a desigualdade social era bastante forte. A política do país passou a adotar medidas visando organizar o Estado Brasileiro. O primeiro passo foi elaborar a primeira Carta Constitucional, que seria responsável por estabelecer procedimentos legais. Além disso, era necessário que o governo imperial começasse a estabelecer contato com os outros países, a fim de estabelecer os contatos comerciais.

Posteriormente, foram criados os órgãos do Estado, um exército brasileiro e leis constitucionais. Ocorreu uma divisão entre o Partido Brasileiro, os conservadores e os liberais. Para os conservadores, a monarquia deveria ter poderes ilimitados e para os liberais, o certo seria a implantação de uma monarquia constitucional com províncias mais autônomas.

2º reinado - segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e industrial, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denota-se nesta época a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai em 1870, e mudanças profundas na situação social, como a gradativa liberdade dos escravos negros e o incentivo de imigração para a força de trabalho brasileira.

O regime monárquico novamente consolidou-se com a ascensão de D. Pedro II, personalidade principal deste período. O prestígio internacional que o Brasil alcançou nessa época, e seu progressivo desenvolvimento social e econômico, foram em grande parte devidos à firmeza com que D. Pedro II conduziu o país.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Qual a relação que pode ser estabelecida entre as grandes navegações e a expansão do capitalismo? Resposta -: No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com