TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Ambiental

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação Ambiental

Os impactos ambientais basicamente são o resultado de 2 informações: o cenário ambiental do território antes da implantação do empreendimento, e o projeto, que mostra a forma com que as ações irão atuar no território.

Os critérios de qualificação foram sistematizados em uma matriz de impacto subdividida nas Fases de IMPLANTAÇÃO, OPERAÇÃO E ENCERRAMENTO.

Cada impacto relacionado na matriz foi qualificado e determinado a magnitude dele, tanto para os impactos positivos quanto para os negativos, seguindo essa escala:

[pic 1]

O aspecto ambiental de maior relevância está dado por uma vegetação de caatinga, que em parte corresponde a um estágio secundário desenvolvido após a finalização da atividade agrícola que realizava o antigo proprietário. Do ponto de vista físico, a área apresenta limitações pois exibe uma superfície rochosa em quase toda sua extensão.

Os impactos ambientais de aterros sanitários são amplamente conhecidos e todos eles foram abordados no estudo, incluindo os efeitos da geração de chorume, geração de biogás, ruído, odores, etc. Devido à baixa fragilidade ambiental da área, poderão chegar a afetar o meio ambiente de forma moderada ou ainda de forma inexpressiva. Ao todo, foram relacionados na matriz 50 impactos ambientais, entre positivos e negativos.

O impacto positivo da destinação adequada de resíduos sólidos tem uma abrangência regional, que supera, os impactos negativos. Além de questões relacionadas com saneamento básico, que está diretamente ligado a saúde pública. No caso dos aterros sanitários, o solo e a água é sujeito a alterações, em decorrência das obras requeridas e a geração de subprodutos com potencial poluidor.

Esses são os 50 impactos ambientais relacionados na Matriz de Impacto do EIA. Cada impacto foi classificado e analisado e esse quadro é apenas um resumo dos principais aspectos considerados. MOSTRAR OS IMPACTOS

O Termo de Referência solicita avaliar a qualidade ambiental de uma forma comparativa entre dois cenários: o cenário no qual o empreendimento seja implantado e, o cenário em que o empreendimento não seja implantado. No cenário de não realização do empreendimento manterá a paisagem atual. Assim, a região manteria seus usos rurais de pouco desenvolvimento. No cenário de implantação, ocorreriam impactos ambientais manifestos, qualificados como positivos ou negativos relacionados aos compartimentos físico, biótico e socioeconômico. Ou seja, a necessidade de inserir medidas para otimizar o ambiente explorado pela adoção da CTR torna-se a melhor alternativa na viabilidade socioambiental da região. Assim, as medidas de proteção dos solos, das águas e vegetação são convenientes para assegurar o ótimo do cenário alvo. Quanto ao clima, a implantação do empreendimento irá contribuir para a redução do efeito estufa, pois prevê o aproveitamento do biogás, reduzindo as emissões de carbono para atmosfera. No que se refere aos aspectos socioeconômicos, a implantação do empreendimento trará mudança no cenário trabalhista com oferta de empregos, e principalmente, maior atratividade de empreendimentos para Lajedo do Cedro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (217 Kb)   docx (269.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com