TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho A Cidade Escolhida Possui Plano Diretor?

Por:   •  15/12/2021  •  Resenha  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho Londres 12/12/21 Rol 3 - Cidades sustentáveis - ODS 11

Na ROL vocês deverão apresentar:

 

1 - Nome da cidade e localização;

Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido, além de ser a cidade mais populosa do país. É considerado uma das cidades mais importantes da Europa.

População: 8,8 milhões de habitantes (em 2020 na Grande Londres - estimativa)

Área (em km²): 1.572 (Grande Londres)

Principais Atividades Econômicas: serviços, finanças, tecnologia da informação e turismo.

2 – A cidade escolhida possui Plano Diretor?

Sim. A base inicial do plano é o desenvolvimento sustentável (promoção social, ambiental e econômica), seguida de: princípios de equidade de oportunidades aos londrinos; redução da desigualdade de renda; avaliação dos impactos das mudanças climáticas; incentivo ao uso do Rio Tâmisa para transporte de pessoas e cargas; e dos recursos disponíveis para implementação do plano[a].

Principais estratégias:

  • Mobilidade;
  • Carbono Zero;
  • Qualidade de vida.

3 - Aspectos de sustentabilidade que lhe conferem a condição de "Cidade Sustentável".

Mobilidade e Transporte Urbano Sustentável

  • Mobilidade em duas rodas (ampliação das ciclovias, aumento da segurança da rota das bikes, aluguel de bicicletas)
  • Ônibus Routemasters utilizam agora eletricidade para se movimentar (painés solares como fonte de energia)
  • Metrô de 268 estações
  • Meta de redução total (100%) de emissão de carbono até 2050 (inclui aviões, trens, carros e caminhões)
  • River Bus – Ônibus Aquático (cargas e pessoas)
  • Calçadas remodeladas, largas e acessíveis, além de bondinhos
  • Medidas restritivas a utilização de veículos particulares (elevação de pedágios e aumento nos estacionamentos com objetivo de reduzir as emissões de poluentes) Zona de Emissão Ultra Baixa
  • Utilização de biocombustível derivado do café (parceria do órgão governamental responsável pelo transporte com a Bio-bean)

Biodiversidade

  • Espaços verdes: Os espaços verdes representam aproximadamente 40% da cidade, e estão muito bem distribuídos no território, permitindo que as pessoas frequentem praças e parques na sua rotina diária, pois conseguem chegar até um espaço público com uma pequena caminhada.  

Energia Sustentável

  • Utilização de energia solar e eólica
  • Utilização de energia 100% renovável na área central de Londres
  • Instalação de painéis solares nas residências e na água (na água tmb - eólica)
  • Meta até 2050: Atingir 8% de redução das emissões de carbono no setor de Energia;

Resíduos Sólidos

  • Os ingleses percebem que Investir em Resíduos como economia de transformação é uma evidência de que o "mundo sustentável" é possível e provável fonte de riquezas, de negócios. Comprova-se que os produtos, que se transformaram em lixo, podem ter suas vidas de uso estendidas, redimensionadas. A não produção de novos pode ser substituído por reuso, reutilizo, reciclagem. E reverte em dinheiro e competitividade para o país. Além de ser bom negócio para o ambiente.

4 - Quais os indicativos de sustentabilidade da cidade escolhida;

Aspecto ambiental: baixos níveis de emissão de gases poluentes, implementação de energia limpa, boa taxa de reciclagem e compostagem, investimento na mobilidade

Aspecto social: a mobilidade urbana sustentável garante o acesso aos espaços de educação, entretenimento, serviços, aumentando, assim, o bem-estar e qualidade de vida da população, ótimos índices de capital humano

Aspecto econômico: investimento em turismo, o PIB é um dos maiores do mundo.

5 – A cidade escolhida pode ser considerada uma Smart City? Por quê?[b]

Sim, Londres é considerada uma cidade inteligente. Está adotando novas soluções tecnológicas para melhorar sua sustentabilidade e habitabilidade.

Principais destaques:

A alta classificação de Londres para o desenvolvimento de cidades inteligentes deriva de fortes pontuações em inovação em estacionamento (100), resposta climática (98,34) e transporte limpo (91,87). O compromisso de Londres em digitalizar viagens, implementar zonas de baixa emissão, bem como investir em transporte público ecológico, distinguiu a cidade como líder global em sustentabilidade inteligente.

  • Infraestrutura inteligente: wi-fi, iluminação, locais para carregar veículos elétricos e sensores de qualidade de ar;

  • London Datastore: plataforma online que promove maior participação cidadã, permitindo que qualquer cidadão acesse e acompanhe a elaboração de projetos;
  • Dados, tecnologia e meio ambiente: Londres já tem acesso à maior rede de monitores de qualidade do ar de qualquer cidade, com modelagem de classe mundial e previsão de emissões.
  • Dados, tecnologia e transportes: O histórico do Transport for London (TfL) é um ponto forte particular de Londres; tecnologia e os dados sustentam tudo o que o TfL faz. Estes dados São usados para melhorar os serviços (ruas inteligentes). TfL tem um portal de dados aberto e uma API unificada para desenvolvedores para criar serviços e produtos. Isso gera um benefício econômico anual estimado e economia de até £ 130 milhões por ano.
  • Dados, tecnologia e segurança: A polícia metropolitana de Londres está usando dados e tecnologia digital para fornecer a todos o melhor serviço possível. Analisando o tempo e a localização dos crimes para ajustar os padrões de patrulha, a fim de prevenir e desencorajar novos ataques.

6 – Considerando que vocês foram escolhidos para participar de um grupo de conselheiros municipais dessa cidade quais seriam as sugestões para aprimorar ou melhorar as características que tornaram essa cidade sustentável? (Lembrando que deve ser economicamente viável)!

Atualmente, explica Barrett, o sistema de calefação é o principal problema tratando-se de energia em Londres, pois é a maior forma de emissão. A maioria das casas utiliza sistema a gás para aquecimento e, em um futuro, haverá uma migração para o sistema elétrico e é necessário estarmos prontos para isso. Além das emissões, Londres ainda tem a questão de o Reino Unido não ser sustentável na geração de gás, pois a demanda de consumo é muito maior que a demanda de produção, necessitando a compra do volume excedente da Rússia, trazendo uma dependência de insumos que estão fora do seu controle, ficando atrelado apenas a um acordo diplomático, o que não é aconselhável quando falamos em sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com