TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

URBANISMO - TRABALHO PRÁTICO - CIDADES

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ARQUITETURA E URBANISMO

URBANISMO - TRABALHO PRÁTICO 2

O EXERCÍCIO CONSISTE NA LEITURA E ESTUDO DE TEXTOS E VÍDEOS E NA ELABORAÇÃO DAS RESPOSTAS/ANALISE CRÍTICA DAS SEGUINTES QUESTÕES:


1. Quais são as características da maioria das cidades atuais (em relação à habitação, mobilidade, legislação, segurança, meio ambiente/sustentabilidade)? Cite exemplos referentes à cidade de Belo Horizonte e ao vídeo “Urbanized”.

As grandes cidades atuais vieram crescendo de forma descontrolada nas últimas décadas. A população aumentou em detrimento de melhores condições de vida, oportunidades de emprego, fazendo com que as cidades tivessem que se adaptar ao grande fluxo de pessoas que nela habitam. Essa expansão do espaço físico em que vivemos quase nunca é planejada, gerando, por exemplo, as comunidades e as periferias. Sem o planejamento adequado, tais áreas acabam se tornando mal vistas, pois não possuem o tratamento adequado de esgoto, água, coleta de lixo. A segurança nessas áreas é um grande problema, as ruas são mais estreitas, escuras, deixando o espaço propício para a criminalidade.

O centro das cidades acaba se tornado um lugar de concentração de empresas, lojas, um espaço mais utilizado para o setor econômico/político. Em contrapartida, os trabalhadores passam a morar cada vez mais longe de seus empregos. Chegamos então ao ponto da mobilidade. O fluxo de pessoas circulando na cidade e seu arredor aumentou da mesma forma que a população nos grandes centros. O número de carros circulando nas grandes vias é enorme e a cidade acaba sendo pensada para os carros, não para as pessoas. O trânsito é um dos maiores problemas das cidades atuais.

Outro ponto das cidades é a pouca valorização dos espaços verdes. As praças, parques, espaços públicos estão sendo cada vez mais tomadas por áreas pavimentadas e construções, que muitas das vezes não seriam necessárias. No vídeo “5 lições de Copenhague para São Paulo”, é sugerido que se troque um banco ou espaço de convivência por uma área verde com os mesmos fins, como experimento. É possível combinar a cidade e o sustentável.

No filme “Urbanized”, somos levados a observar a forma como grandes cidades estão se expandindo. De Nova Iorque a Mumbai, podemos observar como esse crescimento populacional vem influenciando na forma física das cidades. Brasília, por exemplo, é criticada no filme por ser uma cidade monumental, perfeita na sua estética, mas nada funcional. As longas vias e a grande setorização da cidade tornam difícil à locomoção de pedestres entre dois pontos, promovendo a grande utilização de carros. Em Belo Horizonte, é nítido o caos gerado pelo tráfego de pessoas. Além da distância entre moradia/emprego, na cidade não havia, até pouco tempo, uma boa infraestrutura do transporte público, impulsionando o crescimento do número de carros particulares.

Ao falar de Pequim no documentário, o arquiteto Yun Ho Chang mostra como cidadão, a forma que as cidades atuais interferem até no convívio social, por não serem projetadas para quem vive nelas, e sim para o quê está nelas: “Quando eu estava crescendo, minha família costumava passear depois do jantar, no verão, normalmente. E então encontrávamos as pessoas, amigos e parentes, e então você parava para cumprimentá-los. Esse tipo de sensação de viver em uma cidade não está mais aqui. Se foi.”.

Pode-se então concluir que nas cidades atuais, a principal característica é: ser pensada para o desenvolvimento, a economia, pela estética monumental e perfeita, e não para as pessoas que ali vivem. Dessa forma, os problemas das grandes cidades ganharam a escala que tem hoje. Ao se analisar esses problemas, as grandes cidades, hoje, começam a pensar nas melhorias que podem ser feitas em seu planejamento, como incitar a utilização de bicicletas, o investimento no transporte público, promovendo áreas verdes, e procurando saber dos próprios moradores o que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida na cidade e não apenas em uma parte dela.

2. Quais são os principais desafios do planejamento urbano contemporâneo? Cite exemplos referentes à cidade de Belo Horizonte e ao vídeo “Urbanized”.

Os principais desafios para o planejamento urbano contemporâneo são: transporte, segurança, sustentabilidade, planejamento, revitalização do centro, moradia, saúde, meio-ambiente e trabalho. “Os urbanistas precisam potencializar a competitividade das cidades para responder às demandas globais e trazer recursos humanos e financeiros internacionais.” (BORJA e FORN, 1996).

Na capital Belo Horizonte, MG é possível identificar estes desafios, tal qual as demais cidades grandes, onde a maioria das pessoas, devido aos altos valores de imóveis nas regiões comerciais, trabalham longe de onde moram. O transporte público precário não é suficiente para suprir a demanda, o que leva à necessidade de possuir um transporte individual, que ocasiona uma grande quantidade de carros. Como as ruas não foram planejadas pra comportar tantos veículos ocorre uma lentidão de locomoção, causando assim os congestionamentos. Além disso, o aumento do numero de veículos acarreta maior emissão de CO2, e infelizmente o governo atual não possui campanhas de incentivo ao uso de biocombustível. 

Além disso, a maioria das cidades atuais é dividida em áreas: hospitalares, comerciais, residenciais. Por conta disso, temos a dificuldade de mobilidade, e a baixa eficiência policial gera a sensação de insegurança. Por exemplo: Os postos de saúde e atendimento a população localizados em bairros, em sua maioria possuem baixa infraestrutura. Portanto, para ter acesso à região hospitalar, devido à distância, vários bairros não possuem linhas de ônibus direto obrigando a população a passar pelo centro da cidade para chegar a seus destinos, gerando assim um grande fluxo durante o horário comercial, porém fora destes horários o centro torna-se um local mal iluminado, mal policiado e perigoso. Os centros comerciais, justamente por receber uma grande quantidade de pessoas por dia, são espaços desorganizados, com estrutura precária e muitas vezes defasados.

Toda via, é possível notar que Belo Horizonte está caminhando lentamente para resolver as questões do planejamento urbano. No filme “Urbanized”, o prefeito de Bogotá enfatiza que um dos problemas das cidades atuais é o grande número de veículos. Para resolver essa questão, foi implantado um sistema de transporte público, inspirado no sistema de Curitiba, que transita em corredores exclusivos semelhantes ao metrô e que recentemente foi implantado em Belo Horizonte, o MOVE. Dessa forma, permite-se transitar pela cidade sem precisar enfrentar o tráfego de veículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com