TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DOS USUÁRIOS DO CRAS NO MERCADO DE TRABALHO DA CIDADE DE CONDADO-PB

Por:   •  12/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

A INCLUSÃO DOS USUÁRIOS DO CRAS NO MERCADO DE TRABALHO DA CIDADE DE CONDADO-PB

ANDRÉA NUNES DE SOUZA

CONDADO, PB

2014

[pic 2]

SERVIÇO SOCIAL

A INCLUSÃO DOS USUÁRIOS DO CRAS NO MERCADO DE TRABALHO DA CIDADE DE CONDADO-PB

Projeto de pesquisa a ser apresentado à professora da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Serviço Social, como atividade extraclasse, de registro parcial para concluir a referida disciplina.

Professora: Adaci T. N. Ferreira

ANDRÉA NUNES DE SOUZA

CONDADO-PB

2014

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 Problemática        

3 HIPóTESE        

4 JUSTIFICATIVA        

5 OBJETIVOS        

5.1 Objetivo Geral        

5.2 Objetivos Específicos        

6 METODOLOGIA        

7 REFERENCIAL TEóRICO        

8 CRONOGRAMA        

9 REFERÊNCIAS        

APÊNDICE A        

1 INTRODUÇÃO

O referido trabalho direciona-se a um estudo minucioso sobre o assessoramento cedido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município Condado- PB, junto a este, expor os serviços sociais e assistenciais concedido pelo programa, com prioridade e destaque a implantação de cursos que visam à inclusão rentável, de maneira a enfrentar a pobreza e a possibilidade de melhores condições de vida aos usuários do programa por meio da capacitação.

Com os cursos oferecidos pretende-se incentivar a inclusão social dos usuários do CRAS, um trabalho digno e eficiente quanto ao assistencialismo das famílias carentes deste município, onde se encontra um elevado estado de vulnerabilidade. Contudo, observa-se que os recursos destinados para a realização dos projetos e cursos oferecidos a melhoria dos serviços do CRAS ainda não é o esperado, para que assim funcione de forma eficaz e que realmente possam inserir de forma direta os usuários do programa no mercado de trabalho, ou mesmo oferecer a este, maior rentabilidade e consequentemente maiores oportunidades no mercado de trabalho e na melhoria da renda.

2 PROBLEMÁTICA

A inclusão produtiva, também denominada geração de emprego e renda, são alternativas positivas de enfretamento para as famílias em situação de vulnerabilidade do município de Condado-PB?

3 HIPÓTESE

Esquematizar com maior ostentação de informações de modo a oferecer referenciais para as famílias e indivíduos sobre os projetos, programas, cursos e todos os serviços sócio assistenciais concedidos e ligados de forma direta ou indireta ao CRAS do município de Condado-PB.

4 JUSTIFICATIVA

Neste contexto das políticas públicas como direito, seja qual for o Estado a oferecer estas, devem realizar formular ações a atividades que venham a proteger e a minimizar essa parcela da população encontrada em situação de fragilidade e desfavorecimento social.

E que com estes meios o ser humano enfraquecido possa construir uma forma de enfretamento as desigualdades socias a partir do caráter redistributivo que pode assumir. Assegurando que estas ações no contexto da assistência social tenham concentração direta na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária com respeito de valores.

Ressaltando que a família é considerada eixo prioritário da proteção do Estado, e são estas as motivadoras dos projetos sociais desenvolvidos no país, por isso, a obrigação de criar alternativas para o atendimento de suas necessidades, principalmente das mais carentes e com maiores e com baixo índice educacional e possibilidades de crescimento profissional.

5 OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral

Tendo o desafio de avaliar a importância dos cursos de inclusão produtiva oferecidos aos usuários do CRAS e também confirmar se o Centro de Referência da Assistência Social pode ser realmente considerado um meio de contrapartida da exclusão social no município de Condado-PB.

5.2 Objetivos Específicos

  • Examinar os recursos de financiamento dos cursos por parte do Estado (Governo Federal);
  • Averiguar possíveis falhas nos serviços oferecidos a clientela atendida.

6 METODOLOGIA

Alicerçado no tema proposital foi necessário realizar uma revisão bibliográfica para o aprofundamento dos conhecimentos acerca do município de Condado-PB, conferindo uma pesquisa documental a fim de perceber como se apresenta o CRAS, como política da assistência social nacional. Outro recurso utilizado foi a coleta de informações aleatórias, juntamente com um questionário com questões objetivas direcionada ao público alvo do programa.

A referida pesquisa foi realizada com 20 usuários e ex-usuários escolhidos aleatoriamente, dentre o composto inúmeros de indivíduos cadastrados, durante o período de 21/01/2014 a 28/01/2014, visando analisar a importância dada aos serviços oferecidos pelo CRAS, com ênfase nos cursos de inclusão.

7 REFERENCIAL TEÓRICO

Situado no oeste do Estado, no Sertão paraibano, aproximadamente a 375 km de João Pessoa, capital. Observando o último senso realizado em 2010 do IBGE, o município de Condado-PB, possui uma população de 6.584 habitantes, sendo estes distribuídos em 4.58 na zona urbana e 2.022 na zona rural. Seu território corresponde a 280,9 k. Infelizmente os dados não são suficientemente complexos, pois ele não distingui precisamente à quantidade de pessoas em área de risco, portadores de alguma deficiência, idosos e crianças.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com