TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação individual e com consulta ao moodle da disciplina

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA[pic 1]

Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Curso de Engenharia de Produção

GEP027 – Pesquisa Operacional I

Prof. Dr. Eng. Jorge von Atzingen dos Reis

A1 – 17/05/2017 – Parte Prática

Instruções: Avaliação individual e com consulta ao moodle da disciplina. A metodologia utilizada para a obtenção das respostas e a análise das respostas devem estar explicadas detalhadamente.

1) (valor 50%) A Wyoming Electric Coop tem uma usina de geração de energia por turbinas a vapor. Como o estado de Wyoming é rico em depósitos de carvão, a usina utiliza carvão para gerar vapor. No entanto, isso pode resultar em emissões que não cumprem os padrões da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency – EPA). As regulamentações da Agência de Proteção Ambiental limitam a descarga de dióxido de enxofre a 2.000 partes por milhão de tonelada de carvão queimado e a descarga de fumaça pelas chaminés da usina a 20lb por hora. A Coop recebe duas categorias de carvão pulverizado, C1 e C2, para utilização na geração de vapor. As duas categorias costumam ser misturadas antes da queima. Para simplificar, podemos considerar que a quantidade (em partes por milhão) do poluente enxofre descarregado é uma média ponderada entre as proporções de cada categoria usada na mistura. Os dados da Tabela abaixo são baseados no consumo de 1T por hora de cada uma das duas categorias de carvão.

Categoria do carvão

Descarga de enxofre em partes por milhão

Descarga de fumaça em  lb por hora

Vapor gerado em lb por hora

C1

1.800

2,1

12.000

C2

2.100

0,9

9.000

a) O modelo matemático abaixo pode ser utilizado para determinar a razão ótima para a mistura das duas categorias de carvão? Justifique a sua resposta.

[pic 2]

b) Determine a razão ótima para a mistura das duas categorias de carvão utilizando o pacote de otimização GUROBI ou o pacote de otimização LINGO ou o pacote de otimização Solver. Analise os resultados obtidos.

c) Determine que efeito teria o aumento de 1 lb no limite da descarga de fumaça sobre a quantidade de vapor gerada por hora.

Boa Avaliação!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com