TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios das bandeiras tarifárias em prol da economia de energia elétrica no Brasil

Por:   •  3/12/2021  •  Artigo  •  3.273 Palavras (14 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE LINGUAGEM, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS

ERIC FREIRE BROCARDO

FELIPE NASCIMENTO TELES DE FREITAS

LEONARDO ODA MARÇAL VICENTE

NATHALIA ROSADO HAHNER

Benefícios das bandeiras tarifárias em prol da economia de energia elétrica no Brasil

TRABALHO DE PROJETO INTEGRADOR 2

Florianópolis/SC

Agosto de 2021

ERIC FREIRE BROCARDO

FELIPE NASCIMENTO TELES DE FREITAS

LEONARDO ODA MARÇAL VICENTE

NATHALIA ROSADO HAHNER

Benefícios das bandeiras tarifárias em prol da economia de energia elétrica no Brasil

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Integrador 2, Curso Técnico Integrado de Eletrotécnica, Turma 211, Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciências, Instituto Federal de Santa Catarina.

Orientador: Prof. Kaio Cesar Maciel

Florianópolis/SC

Agosto de 2021

1. INTRODUÇÃO

As bandeiras tarifárias são um recurso utilizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, doravante ANEEL, no Brasil como meio de conscientizar a baixa demanda de energia gerada em determinada ocasião. Ao utilizar as bandeiras, subentende que as usinas hidrelétricas, usinas essas que contribuem significativamente na produção da energia do Brasil, não estão conseguindo suprir a demanda de energia estimada, tendo que utilizar outros tipos de energia com gastos mais elevados e maiores prejuízos à natureza. Sendo assim, há um acréscimo circunstancial nas taxas de energia elétrica da população, por conta da geração de termoeletricidade, consequentemente, a comunidade se conscientiza a economizar energia elétrica, ocasionando em uma maior contribuição para o meio ambiente.

Dessa forma, nesta pesquisa bibliográfica, o principal objetivo é revelar como as bandeiras tarifárias exercem sua função e quais são suas contribuições socioambientais, e como objetivos específicos (1) comparar o funcionamento de usinas hidroelétricas e usinas termoelétricas, expondo as vantagens e desvantagens de ambas em relação aos impactos ambientais, visto que a geração de energia termoelétrica é considerada mais prejudicial para o meio ambiente que a de energia hidrelétrica e (2) esclarecer os benefícios propostos pelas bandeiras tarifárias por meio da relação econômica monetária/economia de energia elétrica, estabelecendo maiores taxas nas contas de energia elétrica e assim, diminuindo o consumo de energia em casos de estiagem e os prejuízos causados a natureza.

1.1 JUSTIFICATIVA

Um estudo referente ao tema possibilita melhor percepção e dedicação a como as bandeiras tarifárias se relacionam com o meio ambiente e é capaz de contribuir para um aperfeiçoamento do recurso, além de propagar uma visão ampla de sua magnitude e influência, podendo, inclusive, contribuir para alterações futuras relacionadas a questões socioambientais, por conta de sua baixa visibilidade no ramo científico, fazendo, com isso, que seu potencial seja estritamente limitado.

Entre os fatores contribuintes para tal pesquisa está sua colaboração indireta ao meio ambiente e como essa contribuição ocorre; esse recurso não foi usufruído com o principal propósito de preservar a flora e fauna ambiental, possuindo a sua real intenção de diminuir o consumo de energia de determinadas usinas elétricas em casos precários de produção de energia e, por consequência, diminuindo assim os prejuízos gerados ao meio ambiente.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo geral

(1) O objetivo geral dessa pesquisa consiste em revelar como as bandeiras tarifárias exercem sua função e seus impactos socioambientais.

1.2.2 Objetivos específicos

(2) Comparar o funcionamento de usinas hidroelétricas e usinas termoelétricas, expondo as vantagens e desvantagens de ambas em relação aos impactos socioambientais;

(3) Esclarecer os benefícios propostos pelas bandeiras tarifárias por meio da relação econômica monetária/economia de energia elétrica.

2. METODOLOGIA

As informações adquiridas neste trabalho acadêmico percorreram um processo científico, frequentemente usufruído por instituições acadêmicas como método de aprendizagem, denominado como pesquisa bibliográfica. A natureza da presente pesquisa consiste em uma pesquisa básica, podendo classificar, além disso, seu nível como explicativa e contendo sua abordagem como qualitativa.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Nesta seção, será realizada uma abordagem referente às energias hidroelétricas e termoelétricas, apresentando suas vantagens e desvantagens. Além disso, será discutido a respeito das contribuições das bandeiras tarifárias ao meio ambiente e a maneira na qual as bandeiras funcionam, com o fito de cumprir seu propósito.

3.1 Energia hidroelétrica e sustentabilidade

A força da água exercida a partir de rios, mares ou lagos está diretamente relacionada ao funcionamento das usinas hidrelétricas; “A geração de energia hidrelétrica consiste em utilizar a energia potencial gravitacional da água represada, em energia cinética de rotação, ou seja, aproveitar o potencial hidráulico existente.” (GUENA 2007 apud SOUZA, 2017, p. 19), de acordo com Souto, a água utilizada pelas hidroelétricas provém de enormes represas compostas pela construção de barragens ou diretamente de rios nos casos de hidroelétricas de fio d'água, nas quais não utilizam reservatórios de água para funcionamento. Segundo o site da Agência Nacional de Energia Elétrica, em todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com