TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve Resumo de Mapeamento de Risco

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

             O projeto consiste no mapeamento de risco da região do Itanhangá, parte pertencente ao maciço da Tijuca, cujo recorte diz respeito à rua principal do bairro (Estrada do Itanhangá), onde passo a considerar as construções do número 205 (22°59’21”S 43°18’40”W) ao número 455 (22°59”33”S 43°18’39”W). Isolando as mesmas para que haja análise de possíveis construções consideradas irregulares e temerárias, uma vez já considerado assim pela prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, atuante no ano de 2006, como área de risco. As irregularidades datam desde a década de 70, perpetuando o problema na atualidade. Assim, o projeto tem como objetivo identificar, compreender e mapear as áreas do recorte escolhido e aqui citado como hipótese de susceptibilidade à deslizamento de terra.

              A partir das análises de Bandeira (2003), a metodologia desenvolvida por Gusmão Filho et al. (1992) é um método índice, que se baseia na utilização de um índice numérico para cada fator avaliado. A análise do método é feita de forma relativa, comparando-se as situações de risco, resultando assim numa avaliação qualitativa. Essa metodologia consiste em dividir as áreas de encostas em setores homogêneos através da observação das condições de ocupação e elementos de infraestrutura disponíveis. O que se aplica às minhas hipóteses de projeto, que questionam por exemplo, se as áreas mapeadas podem estar apresentando risco iminente à principal e única via do bairro.

BANDEIRA, A. P. Parâmetros técnicos para gerenciamento de áreas de riscos de escorregamentos de encostas na região metropolitana do Recife. Recife, 2010. Tese de doutorado em Engenharia Civil. UFPE, Recife-PE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com