TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bsc E Seis Sgma

Artigo: Bsc E Seis Sgma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

DISCIPLINA : TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Aula-tema 07:

NOME ELIANA JOSÉ VAZ MARIN

RA 6825495016

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

DISCIPLINA :TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Aula-tema 07:

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Tecnologias de

Gestão à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Luiz Fernando Gomes Pinto.

Anhanguera Educacional

2013

BSC –BALANCED SCORECARD E SEIS SIGMA(SS)

Considerando a variedade de fatores relevantes para o desempenho de uma empresa, técnicas modernas têm sido desenvolvidas visando à estruturação e à padronização de procedimentos de gestão empresarial. Um exemplo desta técnica é o "Balanced Scorecard", que permite o estudo qualitativo do desempenho empresarial de diversas perspectivas incluindo as não financeiras (Kimura,Suen,2003).

Com o BSC, buscou-se integrar as medidas financeiras com as não financeiras, diferentemente dos demais instrumentos de medição de desempenho. Essa técnica contém medidas integradas de ocorrência e direcionadores de tendência, desenhados para capturar a estratégia da organização e ligados por relações de causa e efeito(Basso ;Pace, 2003).

BSC, é um sistema de gestão estratégica que se propõe a ajudar as empresas a traduzirem suas estratégias em ações (Costa, 2001).

O BSC é um mecanismo para a implementação da estratégia e não para sua formulação, levando-se em conta o conceito de estratégia, o qual foi empregado pela primeira vez, há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzu, que afirmava que todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas (Tzu, 1988, p.6)

Independentemente de como a estratégia da organização é formulada, ou seja, da escola de estratégia seguida pela organização, o BSC complementa o planejamento, pois traduz a missão e as estratégias das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica (Kaplan;Norton, 1997, p.2)

De acordo com Kaplan e Norton (1996) o "Balanced Scorecard" é uma ferramenta empresarial que traduz a missão (as razões de a empresa existir) e a estratégia da organização em um conjunto compreensível de medidas de desempenho, propiciando a formação de uma estrutura de mensuração estratégica e de um sistema de gestão eficiente.

O BSC compreende um modelo de avaliação de desempenho baseado em diversas dimensões, que amplia o aspecto da análise fundamentada apenas em indicadores puramente financeiros (Kimura; Suen, 2003).

Kaplan e Norton (2000) identificam quatro passos na implementação do BSC: esclarecer e traduzir a visão (posição futura, como a empresa quer ser reconhecida no mercado) e a estratégia, comunicar e criar vinculações, planejar e estabelecer metas e aprender e receber feedback (retorno) estratégico.

Para a implementação do "Balanced Scorecard" além dos componentes citados faz-se necessário o desenvolvimento das quatros etapas de modelagem: arquitetura do programa de medição; inter-relacionamento de objetivos estratégicos; escolha e elaboração dos indicadores e elaboração do plano de implementação (Costa, 2006).

A ferramenta de gestão BSC pode ser usada por qualquer organização: desde públicas, privadas e até ONGs, pois permite uma visão balanceada e integrada da organização. Para que todas as organizações desenvolvam essa ferramenta de maneira correta, faz-se necessário o envolvimento da alta administração no momento da construção dos indicadores empresariais.

Atualmente, as organizações buscam a aplicação dessa ferramenta, pois ela ajuda o estabelecimento dos objetivos e metas organizacionais, lembrando que estes devem estar focados na visão e estratégias da empresa.

Assim, esta ferramenta de gestão permite que as organizações se tornem mais flexíveis, o que, hoje, é uma exigência do mercado.

O Seis Sigma (SS)

A filosofia do programa SS enfatiza um controle estatístico da qualidade para definir de excelência operacional.

O SS, em sua visão puramente matemática, corresponde a um processo que apresenta 3,4 defeitos em um milhão de oportunidades. Contudo deve ser entendido, dentro de um contexto mais amplo, com uma estratégia de negócios que busca melhoria continua na empresa. A implementação é conduzida com uma metodologia de desenvolvimento de projetos, com forte aplicação de métodos estatísticos e ferramentas da qualidade. (Galbinski, p.54)

O SS pode ser considerado, então, como perceptível pelo consumidor. Dessa forma, tem a característica de ser uma ferramenta mais quantitativa de avaliar os resultados de um processo e a sua qualidade, por meio da medição da variação encontrada no resultado do processo. podemos concluir que o principal diferencial do SS em relação a programas de melhoria da qualidade é a ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas experiências individuais.

Basicamente, existem dois métodos utilizados no SS: o DMAMC (ou DMAIC), aplicado para melhoria de um processo ou produto já existente e o DMEDI, aplicado para criação de um novo processo ou produto.

As principais características do método DMAMC são listadas a seguir:

• Enfoca problemas reais, diretamente relacionados ao desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com