TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO DE ENSINO DE MARKETING SOCIAL: UMA PARCERIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO

Dissertações: CASO DE ENSINO DE MARKETING SOCIAL: UMA PARCERIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia, o que mais vemos e nos tem deixado triste é as mortes ocoridas em nossas vias (estradas municipais, estaduais e federais), os acidentes de trasitos tem causado mais mortes que muintas guerras, muintas familias perdem seus ente queridos de formas tragicas e absurdas; na maioria dos casos por negligencias e por erro humano.

Temos transformado nossos veiculos em arma, comprovadamente cidadões pacatos mudam sua forma de agir ao assumirem os volantes, pessoas que tem suas personalidades tranquilas e calmas que instanataneamente ao passe de magica se tornan violentos e agressivos.

Temos observado que em transitos urbanos, onde o fluxo de veiculos é maior, as agressividades são flagadas por cameras das operadoras, pessoas que nunca imaginariamos, cometem barbaridades a ponto de agredirem anciãos e ate portadores de necessidades, com armas como madeiras, vergalhões de ferros, armas brancas (facas, facões, canivetes ...etc), armas de fogo.

No entanto ao olharmos para as estatisticas destas mortes, chegaremos ao nosso publico alvo, que seria os jovens que cheios de vida tentam curtir a vida de maneira muintas veses perigosas, onde expõem suas vidas e a de terceiros diretamente ao perigo.

Comprovamos tambem que as nossas estradas ajudan a aumentar tais indices. Seja por deficiencia, falta de manutenções, fiscalizações, onde motoristas apresadinhos impões velocidades autissimas, veiculos de carga com excesso de peso, veiculos improrios sem manutenções.

Assim visualizamos nosso transito. Nosso objetivo é atraves do markinting, diminuir os acidentes de transito, ensinando a população que todos nos somos parte da solução.

Para isso seguiremos os seguintes passoas; identificar mediante pesquisa as causas e efeitos destes acidentes, estatisticamente a faixa etaria dos envolvidos, (motoristas, caronas e pedestres). Apartir destas identificações poderemos elaborar estrategias para atingir os publicos alvos, seja a população dentro de suas faixas etarias e os orgãos da administração publica, seja de execussão e ou de administração, responsavel pela area (Detran)

2 DESENVOLVIMENTO

a) – Identificando o caso:

No caso apresentado, o Grupo vit, representante da MTV do Rio Grande do Sul, Empresa emissora de TV, após reunião com seu cliente (Detran do Estado do Rio Grande do Sul) tinha em mões a proposta de elaboração de markintig visando a segurança no transito. Salientano que existia outras concorrentes (emissoras de TV) que estavam de olho no contrato.

b) - ENTENDENDO OS PERFIS DOS ENVOLVIDOS NO CASO:

I. DETRAN/RS;

O Departamento Estadual de Transito do Rio Grande do Sul, é um Orgão Publico vinculado a Administração direta do Poder Executivo, e tinha uma verda muito limitada, e escassa, pois tinha seu orçamento reduzido, pois na elaboração do PPA do estado, pela Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças o Departamento sofreu cortes em tais verbas pela Assembleia Legislativa.

II. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO SUL;

A Assembleia Legislativa que é o Poder Legislativo, que por lei propria aprova ou apresenta emendas e ate mesmo cortes no Orçamento anual e ou Purianual (LDO - Lei de Diretrizes Orçamentares que é anual e o PPA – Plano Plurianual que é de 4 em 4 (quatro em quatro) anos) a Assembleia Legislativa juntamente com o Secretaria Estadual de Planejamento e com a Secretaria Estadual de Fazenda redistribuiram os parcos recursos, sob a pespectivas de redução orçamentaria e previssões de arrecadações de receitas; salvo dizer que a presença das 02 (duas) Secretarias fora tão somente mediante negociação politica com a Assembleia, ao passo que o objetivo ´´ Segurança no Transito `` era uma meta complexa e exigiria muito da equipe do Grupo vit da MTV.

III. GRUPO VIT DA MTV;

Tal grupo e uma empresa de direito privado de Markiting que tinha Vitor Faccioni como diretor executivo do Grupo; este tinha plena certeza de estar no caminho certo em apoiar os projetos de segurança no transito, sabia tambem que deveria elaborar um Markimting que minimizasse os custos e maximilizase os objetivos, ele chamou a sua companheira de trabalho Cristine Carmiel, que era responsavel pelo markinting da emissora, repassando as edições anteriores dos SUP, com intuito de analizarem o que poderia ser proposto.

Cabe ao Departamento Estadual de Transito a missão de proporcionar a segurança no transito, as atribuições são especificas mas é expansivel, pois engloba muintos fatores internos e externos, internamente o proprio Vitor percebeu que tais indicativos era algo novo para o Cliente. Já o Grupo VIT, representante da MTV, empresa de Direto Privado já possuia campanhas de edições anteriores, enclussive com premiações.

C- ALCANÇANDO OS OBJETIVOS:

I – Orçamento Baixo;

Após Vitor Faccioli reunir-se com sua responsavel para o marking da emissora, Cristine Carniel a mesma recebeu copias das ultimas tres edições, com intuito de analizarem e ver o que seria proposto ao cliente, como a verba era escassa foi analizada as ultimas tres edições juntamente com oos indicadores de medição de sucesso, assim aproveitaria o que já foi feito anteriormente, analizando o que deu certo e o que deu errado.

II – Decissões Rapidas:

Como os Diretores de Departamentos Governamentais, e não foge a regra o Detran do Estado do Rio Grande do Sul, tem seus tempos escassos, cabe a empresa licitada, no caso a equipe da MTV, tomar rapidamente as decissões referente aos projetos a serem produzidos, uma ves que o Proprio Vitor detectou que o assunto de indicadores era algo novo para o cliente.

III – Enfrentando as Pressão;

A MTV tinha ciencia que projeto deveria ser inovador e arrojado, pois existia a expectativa da marca da MTV, assim ele buscou nas edições anteriores e nos indicadores de suçesso, para a elaboração do Projeto de Transito seguro.

IV – Exposição dos Projetos;

Os projetos foram embasados em estatisticas dos acidente ocorridos a nivel de Brasil, os numeros falam por si;

`` • Anualmente, cerca de 50 mil vidas humanas são ceifadas

no trânsito no Brasil e para cada vítima fatal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com