TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA COMPARAÇÃO DAS CERTIFICAÇÕES AQUA (ALTA QUALIDADE AMBIENTAL), LEED (LEADERSHIP IN ENERGY AND ENVIRONMENTAL DESIGN) E SELO CASA AZUL VISANDO A SISTEMÁTICA BRASILEIRA

Murilo Mourão de Souza BAHIA

RESUMO

A construção civil vem nos últimos anos enfrentando inúmeros problemas com o descarte de resíduos, gasto em energia elétrica, agua e uso consciente de materiais para a busca de empreendimentos sustentáveis. Com a utilização de certificações ambientais passou-se a ter mais destaque para uso de tecnologias sustentáveis que melhorem a eficiência da matriz energética, reciclagem, descarte final de materiais, entre outros processos essenciais para construção civil. Essas certificações crescem ao longo dos anos, inclusive no Brasil onde 3 dessas certificações se destacam: o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), o AQUA (Alta Qualidade Ambiental) e o Selo Casa Azul. Esses certificados promovem e incentivam o uso de praticas sustentáveis, mas não garantem o desempenho total do edifício, tendo cada uma sua própria diretriz com pontos positivos e negativos em busca de um mundo mais sustentável.

 Palavras-chave: construção civil, tecnologias sustentáveis, eficiência, certificações ambientais.

ABSTRACT

Nowadays, civil construction has faced countless problems with the disposal of waste, expenses in electricity, water and the reasonable use of materials to search for sustainable enterprises. Using sustainable technologies that improve the efficiency of the energy matrix, recycling, final disposal of materials, among other processes essential for civil construction. These certifications have grown over the years, including in Brazil, where 3 are outstanding certifications: LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), AQUA (High Environmental Quality) and Casa Azul Seal. These certificates promote and encourage the use of sustainable practices, but do not guarantee total performance of the building, each having its own guideline with positive and negative points in search of a more sustainable world.

Keywords: civil construction, sustainable technologies, efficiency, environmental certifications.

CONTEXTUALIZACAO

O setor da construção civil desde sempre teve muita importância no desenvolvimento da sociedade. A construção civil é o setor responsável pela implantação de infraestrutura de base como geração de energia, saneamento básico, comunicações, transporte e espaços urbanos, além da execução de edifícios públicos e privados (JOHN & AGOPYAN, 2011).

Esse setor tem um forte impacto ambiental vindo desde a cadeia produtiva pela extração de matérias-primas até o processo final e manutenção da estrutura. Esses impactos geram consequências sociais e ambientais em todos que vivem ao seu redor. O consumo de materiais, utilização de agua e energia, a produção de resíduos e gases sempre foram os pontos negativos na construção civil.

A conscientização e preocupação com meio ambiente vem aumentado significativamente nos últimos anos e por meio desta conscientização que a discussão sobre sustentabilidade vem envolvendo a cada dia mais diferentes áreas e perspectivas. A construção sustentável se desenvolve a partir de ações que permitam à construção civil enfrentar e criar soluções aos problemas ecológicos, utilizando tecnologia, selecionando os materiais e seus fornecedores, criando construções que atendam as necessidades de seus usuários como também do meio ambiente (VALENTE, 2009).

É importante avaliar que a sustentabilidade não se dá por um processo restrito apenas à fase de construção, abrangendo também a ocupação e manutenção e até mesmo a fase de demolição com a reutilização de materiais provenientes desta. Trata-se de uma garantia para o cliente, para o mercado e uma maneira de se propagar com credibilidade, associando a publicidade com as novas construções. (VALENTE, 2009).

Foi por meio dessa perspectiva sustentável que resultou na criação de sistemas de certificações de desempenho ambiental de edifícios. Estas certificações são sistemas de mensuração e atestam que os empreendimentos estão em acordo com parâmetros que visam, por exemplo, a redução do consumo de energia e de agua e assegurar o conforto ambiental (COSTA & MORAES, 2013), entre outros parâmetros. Existem inúmeros órgãos certificadores a nível mundial, o Quadro 1 abaixo demonstra alguns deles:

Quadro 1 : Histórico das certificações

[pic 1]

Fonte: 1 Pós Graduação UFSC, 2008.

Com isso, o objetivo deste trabalho foi promover uma análise comparativa simples dos 3 principais sistemas de certificação no Brasil: LEED, AQUA e o Selo Azul da Caixa. O método de pesquisa utilizado foi por meio de pesquisa bibliográfica e descritiva (KÖCHE, 1997). Essa pesquisa bibliográfica se conceituou nos temas de certificação ambiental e construção sustentável, sendo estes pesquisados por meio de livros, revistas cientificas, artigos, monografias, trabalhos científicos.

DESENVOLVIMENTO

 No Brasil, a dificuldade em preservar o meio ambiente é agravada pelos grandes desafios que o setor da construção civil ainda deve enfrentar em termos de déficit habitacional e infraestrutura para transporte, comunicação, abastecimento de agua, saneamento, energia, atividades comerciais e industriais (DEGANI, 2010). Diante disso, diversas certificações ambientais são atualmente utilizadas no Brasil para o gerenciamento de impactos das construções no meio ambiente, tendo por parte empresas e órgãos de controle ambiental. 3 destes sistemas são detalhados a seguir:

  1. Foi nessa perspectiva de uso consciente e sustentável que a CAIXA Econômica lançou o Selo Casa Azul. O primeiro sistema de certificação criado para a realidade brasileira, com intuito de incentivar o uso racional de recursos naturais, reduzir o custo de manutenção dos edifícios e despesas mensais dos usuários, além da conscientização desses (GRUNBERG; MEDEIROS; TAVARES, 2014). Esse selo busca reconhecer e incentivar projetos que contribuem para a redução de impactos ambientais tanto quanto em função da desigualdade social. São um todo de 53 critérios de avaliação divididos em 6 categorias:
  1. Qualidade Urbana
  2. Projeto e Conforto
  3. Eficiência Energética
  4. Conservação de Recursos Materiais
  5. Gestão da Agua
  6. Praticas sociais

De modo a ser concedido o Selo Casa Azul, o empreendimento deve obedecer a 19 critérios que são obrigatórios, e são assim divididos em 3 níveis: bronze, prata ou ouro. Sendo respectivamente: 19 itens obrigatórios; 19 obrigatórios mais 6 opcionais e 19 obrigatórios mais, pelo menos, 12 opcionais.

  1. Por uma perspectiva internacional tem-se o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no qual foi criado em 1998 pela USGBC (United States Green Building Council) uma organização não governamental coordenada no âmbito nacional pelo CBCB (Green Building Council Brasil). Esse selo caracteriza-se por ter o maior destaque internacional, sendo aplicado em diversos países, e tendo no Brasil mais de 200 construções já certificadas.

O sistema LEED é baseado num programa de adesão voluntaria e visa avaliar o desempenho ambiental de um empreendimento. Leva em consideração o ciclo de vida e pode ser aplicado em qualquer tipo de empreendimento. O selo é uma confirmação de que os critérios de desempenho em termos de energia, agua, redução de emissão de CO2, qualidade do interior dos ambientes, uso de recursos naturais e impactos ambientais. (LEITE, 2011). O LEED tem como base quatro níveis de certificações, baseadas em um quantitativo de pontuações obtidas pela adequação de itens obrigatórios e classificatórios, variando dependendo da categoria de certificação. Sendo os 4 níveis: Certificação Básica (26 a 32 pontos), Prata (33 a 38 pontos), Ouro ( 39 a 51 pontos) e Platina (52 a 69 pontos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (863.1 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com