TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS EM METROLOGIA

Por:   •  18/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS EM METROLOGIA

O interesse das pessoas em se certificar, está enfocado nas suas competências e ao que o mercado de trabalho está buscando atender.

Quanto mais certificado e competente a pessoa for, mais fácil será de se empregar no mercado de trabalho.

Como a área de metrologia para se atuar é bem ampla, para que a pessoa possa ser bem certificada e qualificada é necessário um escopo de um projeto bem elaborado e estruturado por alguma escola ou Instituição, seja ela particular ou pública, que queiram colaborar com as melhorias de qualificação e certificação da área de metrologia tanto nacional quanto internacional.

O artigo que tivemos como fonte de pesquisa, nos traz algumas propostas estratégicas feitas pela Sociedade Brasileira de Metrologia –SBM- para melhorias de certificação de pessoas em metrologia, desde os testes elaborados dos níveis técnicos até a algum cargo mais elevado da área.

  1. PROPOSTA DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS EM METROLOGIA

O propósito das propostas foi elaborado sempre visando acudir os requisitos da Norma Brasileira que seria a NBR ISO/IEC 17024:2004 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

A primeira proposta foi de realizar um sistema em que a SBM com o auxilio do INMETRO para promover exames especializados para pessoas que queiram se certificar na área de metrologia, uma vez que seria acreditado desde a atribuição dos critérios para a realização do exame, até em quais categorias de cada estado do país iriam se dividir.

Vimos que os responsáveis pela execução dos exames, e a deliberação das certificações seria as áreas regionais da SBM, que é onde se estabiliza as Redes Metrológicas Estaduais.

  1. PROPOSTA DE ESTRUTURA BÁSICA DO SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS EM METROLOGIA

Para avaliação e reconhecimento do INMETRO para as pessoas, foi sugerido que fosse criado um Comitê Técnico de Certificação de Pessoas, para que analisasse todos os escopos de certificação do Brasil, criados desde o mais básico até o mais avançado para ver quais documentos seriam necessários criar para o processo de reconhecimento da SBM com o INMETRO.

O Sistema de certificação foi proposto pelas seguintes categorias:

. Nesta dissertação, sugere-se um sistema de certificação baseado nos moldes dos sistemas nacionais e internacionais de certificação de pessoas sendo composto basicamente pelos organismos apresentados.

O Sistema de certificação foi proposto para criar pelas seguintes categorias:

  • Criar um Conselho de Certificação (CC), que seria o órgão responsável pelos assuntos em geral sobre certificação de pessoas em metrologia.

  • A Agencia de Certificação (AC), que seria o órgão executivo, responsável pela tese em geral de certificação em metrologia nos Estados.
  • Os Centros de Exames de Certificação (CEC), que seriam os centros que iriam analisar quais as instituições de ensino públicas ou privadas, e quais empresas iram aplicar os exames de Certificação de Pessoas em Metrologia.

Foi criado também, um modelo de certificação de pessoas que seria composto por um Manual de Certificação de pessoas em Metrologia (I), que seria uma proposta de Norma Auxiliar (NA-001), pensada nos detalhes das etapas e qual procedimento tomar visando em como subdividir as categorias de certificação das áreas de metrologia, e satisfazendo atender as necessidades do mercado do país, e elaborado também um documento de Reconhecimento dos centros de certificação de pessoas em Metrologia(II) (DC-001), que viremos mais detalhes a seguir.

  1. PROPOSTA  DO MANUAL DE CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS EM METROLOGIA

De acordo com o autor, dentro desse Manual de Certificação, seria necessário começar subdividindo as categorias das áreas em metrologia em Categorias que iriam referir as pessoas responsáveis pela operação das atividades metrológicas nas empresas e laboratórios que seriam os: Técnicos Metrologistas para Controle da Qualidade, Calibrações e em Ensaios; Categorias das pessoas que desenvolveriam as atividades nos sistemas de qualidades dos laboratórios, satisfazendo a Norma Brasileira NBR ISSO/IEC 17025:2001: Auditor de Sistema da Qualidade Laboratorial, e Gerente Técnico de Laboratórios de Calibração e Ensaios; E por fim a categoria dos Gerentes de Metrologia, que seria o que iria ver se iria precisar ter alguma mudança de acordo com as necessidades do mercado, que limitariam a metrologia das empresas num espaço operacional.

Existe porém, os Pré-Requisitos para a Certificação que deveriam ser atendidos pelos candidatos interessados em participar dos exames para obter suas certificações, como por exemplo: atender os requisitos de nível de escolaridade, treinamentos e experiências profissionais, com fatores relacionados a metrologia, para que possam se enquadrar no processo.

A Documentação Necessária para a Certificação, que seria definida pelo Conselho de Certificação (CC), por cada categoria atendendo os requisitos do processo. Como por exemplo, Escolaridade: apresentar as cópias dos diplomas; Experiência Profissional: cópia da carteira de trabalho; Treinamento: cópias dos certificados de conclusão do curso na área técnica; entre outros.

As regras para aplicação do Exame, seriam as “mesmas” para todo tipo de processo seletivo ou algo do tipo, como por exemplo, não poder consultar nenhum material de apoio com excedo aos observadores da sala, como o procedimento de calibração, dicionários, e etc., há um tempo estipulado para que o candidato finalizasse a prova, dentre outras regras.

E do Resultado dos Exames, eles encaminhariam o resultado para os candidatos aprovados tanto na prova pratica quando na teórica por escrito, estipulando assim um prazo de até no máximo 15 dias, a certificação do candidato.
E o candidato que fosse reprovado, só poderá realizar a prova novamente depois de seis meses ao passar do ultimo exame feito.

Se o candidato perceber erros na correção da sua prova, ou quiser pedir recurso sobre alguma questão do exame, a Agência de Certificação analisará os fatos e decide se ira deferir ou não a situação do candidato.

Uma vez que, o candidato é aproado, ele deverá pagar uma taxa para retirar sua certificação, e se quiser renova-la deverá pagar a mesma taxa de cinco em cinco anos, contanto que a renovação só será aceita se os Centros de Exames de Certificação deferir. Ou seja, ele só poderá ser recertificado se ele obtiver uma nota de no mínimo 70%  no seu exame de recertificação, que será permitido faze-lo depois de 30 dias e antes de seis meses. Se ele não for satisfatório, ele vai ter que fazer outro processo de certificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com