TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA E TECNOLOGIA LEVE, O PASSO PARA HUMANIZAÇÃO NA ENFERMAGEM

Ensaios: CIÊNCIA E TECNOLOGIA LEVE, O PASSO PARA HUMANIZAÇÃO NA ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 10

CIÊNCIA E TECNOLOGIA LEVE, O PASSO PARA HUMANIZAÇÃO NA ENFERMAGEM

RESUMO

As tecnologias leves nos permitiram em seu âmbito a realização dos cuidados visando à humanização em prol da comunicação onde se utiliza ferramentas próprias na organização das relações humanas que pontualizam a Humanização em Enfermagem.

Refletir o cuidado na perspectiva da tecnologia nos leva a repensar a inerente capacidade do ser humano em buscar inovações. Historicamente a relação entre o cuidado de enfermagem e a tecnologia é permeada pela busca do conhecimento científico. Assim, a Enfermagem estruturou seu corpo de conhecimento, segundo seu grau de abstração, tendo como um dos seus componentes o modelo de cuidado.

Sendo assim, a ciência da tecnologia leve aplicada a enfermagem demonstra um favorecimento relacionado ao processo enfermagem-paciente.

Palavras-chaves: Tecnologia leve, Humanização, Ciência da Tecnologia.

Abstract

Light technologies have enabled us in achieving its scope of care aimed at the humanization for the sake of communication which uses its own tools in the organization of human relations that pontualizam Humanization in Nursing.

Reflect the care from the perspective of technology leads us to rethink the inherent ability of human beings to seek novelty. Historically the relationship between nursing care and technology is mediated by the pursuit of scientific knowledge. Thus, nursing structured body of knowledge, according to their degree of abstraction, having as one of its components the model of care.

Thus, the science of light technology applied to nursing demonstrates a patient-related nursing process favoritism.

Keywords: Light Technology, Humanizing Science Technology.

Introdução

Como a palavra tecnologia é aplicada em diversos campos do conhecimento, existe uma preocupação de que seu significado se distancie daquele que lhe é tradicionalmente atribuído. Essa tradição, por vezes, resulta na criação de paradigmas e, consequentemente, não supera limitações que o termo pode conter ao ser utilizado em diferentes práticas. Ao buscar no dicionário, encontrei três acepções para o vocábulo tecnologia e, dentre elas, divido aqui a que mais me parece adequada a nosso contexto: “teoria geral e ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade Humana”.

Com o uso do conceito em suas práticas, a área da saúde contribui ao reelaborar e construir um novo atendimento para a palavra, fazendo sua correlação com os elementos do processo de trabalho. Nesse domínio, as tecnologias são classificadas em três grandes grupos: a dura, a leve-dura e a leve. A dura abrange os equipamentos tecnológicos; a leve-dura, os saberes estruturados; e a leve, as relações, o vínculo e a gestão.

Contudo, a temática tecnologia, enquanto processo e/ou produto, necessita ser repensada para que sofra expansão, pois, ainda se encontra, incipientemente, abordada na práxis dos profissionais de enfermagem. Além disso, torna-se relevante abordar tecnologia, enquanto inovação do conhecimento, desde o processo de formação dos profissionais, para que os mesmos possam desconstruir, construir e reconstruir novas tecnologias, possibilitando sua adequação às distintas realidades das instituições de ensino e serviço.

Objetivos

Objetivo geral

Identificar a tecnologia leve que são amparadas no campo da enfermagem, com a finalidade de verificar a eficácia em campo.

Objetivos específicos

Dimensionar as tecnologias leves nos cuidados de enfermagem na produção de saúde.

Conhecer o processo tecnologia leve, com inter-relação na humanização em atendimento na saúde.

Justificativa

As revisões bibliográficas nas literaturas indexadas realizada buscou agrupar as principais abordagens, tanto as tradicionais como as recentes, referentes a ciência da tecnologia leve em Enfermagem. O acervo de informações compiladas teve o intuito de transparecer a ideia de que a tecnologia leve esta entrelaçada diretamente com a Humanização.

Revisão de Literatura

Historicamente, a concepção de tecnologia é utilizada como um produto ou equipamento, entretanto, ela também compreende saberes para geração e utilização de produtos e organização das relações humanas. O saber de Enfermagem é constituído por técnicas e tecnologias produzidas em sua práxis, como: Tecnologias do Cuidado em Enfermagem e Tecnologias Educacionais. [1]

O termo tecnologia é uma palavra composta de origem grega, formada pela palavra techne (arte, técnica) e logos (corpo de conhecimento). Por essa razão, começou se a usar a palavra tecnologia ao aplicar o conhecimento de certas técnicas para realizar algo, como as invenções de base. [1]

Portanto, ciência e tecnologia são valores, muito mais que coisas ou artefatos, ou mesmo saberes. São tudo isto em complementaridade com o mundo vital e só podem adquirir significado na sua dimensão ética e política. [1]

Por outro lado, as tecnologias ainda recebem outra categorização na área da saúde: tecnologia dura (representada pelo material como equipamentos, mobiliários); tecnologia leve-dura (inclui os saberes estruturados nas disciplinas que atuam na área de saúde: odontológica, clínica médica, epidemiológica, entre outras) e tecnologia leve (insere o processo de produção da comunicação, das relações, entre outros). [1]

Quando um usuário de um serviço de Saúde procura ajuda, não está simplesmente atrás de um exame, mas, sim, de soluções para o seu problema. Os usuários dos serviços de Saúde são suficientemente inteligentes para saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com