TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLIMATIZAÇÃO COM REUTILIZAÇÃO DE AGUA NAS ESCOLAS

Por:   •  4/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.107 Palavras (17 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 17

___________________________________________________________________________[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA MECÂNICA

cLIMATIZAÇÃO COM REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NAS ESCOLAS

PROJETO COMUNITÁRIO

[pic 2]

AUTOR: JOÃO FELIPE VALENÇA BODENDIEK

RECIFE

2020[pic 3]

cLIMATIZAÇÃO COM REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA NAS ESCOLAS

Projeto apresentado ao Curso de Graduação de Engenharia de Mecânica do Centro Universitário Maurício de Nassau do estado de Pernambuco, como pré-requisito para obtenção de nota da disciplina Estágio Supervisionado I, sob orientação da professora Dra. Andréa Cristina Baltar Barros.

RECIFE[pic 4]

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        JUSTIFICATIVA        5

3.        OBJETIVOS        6

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5. METODOLOGIA        20

6. CRONOGRAMA        25

7. REFERÊNCIAS        26

[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

Em 1902, o engenheiro Willis Carrier inventou um aparelho que aumentaria o conforto das pessoas em ambientes que havia pouca ventilação. O ar condicionado é uma máquina que tem por finalidade remover calor do ambiente, tornando-o mais frio. O ar condicionado foi popularizado por volta da década de 1950, com a redução do tamanho do aparelho, era possível instalar em residências ou em locais com uma área menor. Em 1980 os ar condicionado chega nos automóveis para aumentar o conforto dos motoristas.

O ar condicionado trouxe atualmente conforto para os usuários, porém existe um problema que desde sua invenção, se estendeu durante todos esses anos, é a água que é formada pelo evaporador. Essa água é proveniente da umidade do ambiente.

A umidade que é naturalmente de todos os ambientes, contém água. No processo de refrigeração, essa umidade condensa e tem que ser removida da unidade interna do ar condicionado. Todos os ar condicionados possuem um sistema que canaliza a água proveniente da condensação para fora do aparelho. O resultado é um grande desperdício de água que pode ser visto por qualquer pessoa em locais onde possui condicionadores de ar.

Diante deste problema, foi identificado que esta água que seria desperdiçada poderá ser reutilizada em outros locais, como na limpeza dos ambientes, na irrigação, ou até mesmo para dar descarga.

Uma grande maioria das escolas possui um sistema de climatização, em salas de aula, salas administrativas, bibliotecas, e assim poderá ser implantado um sistema de coleta da água, para utilização na irrigação e limpeza dos ambientes.

Como se trata de edificações com grandes proporções, e vários ambientes e salas diferentes, vários condicionadores de ar são usados, resultando em um volume de água que deve ser considerado para a sua reutilização em algum desses fins descritos acima.

  1. JUSTIFICATIVA

Um dos mais importantes recursos naturais, a água é essencial para a sociedade e para os processos produtivos. E o reuso da água é tão antigo que remete a própria existência do ciclo natural da água, que normalmente considera a captação, utilização e descarte.

Este projeto, busca envolver alunos, professores, e todos que fazem parte da comunidade, e a parte da comunidade será em forma de palestras e também demonstrações de como acontece todo o processo, e o benefício que está tendo tanto a escola como também a comunidade e é uma forma sustentável de reutilizar a água para o seu benefício de uma maneira clara e método simples para que possa ser implantado por todas em outras que possuam o mesmo sistema.

Esta água de reuso será dos sistemas de ar será utilizada para beneficiar a comunidade em que sentido? No sentido de que com a sua utilização não será mais necessário a utilização de água limpa para que possa ser feito a irrigação da área verde presente na escola, contendo área de grama, jardins e grandes e antigas árvores. Além do mais, vai diminuir o custo da escola relacionado ao gasto da água potável e que também para aqueles alunos que estejam dentro do projeto, poderão levar nosso projeto para a prática em sua própria casa, no que diz respeito a fazer um alerta para os pais da importância que se tem o reuso da água.

Sem contar que como será feito a irrigação das plantas, isso irá contribuir para que o solo onde o projeto esteja sendo aplicado acabe se tornando mais produtivo, e que em alguma fase desse projeto, possamos também junto com a escola montar uma horta e como o solo estará mais fértil, mais uma vez entrará a água dos condicionadores de ar para fazer esse processo de irrigação.

  1. OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

O objetivo da pesquisa consiste no aproveitamento da água proveniente dos condicionadores de ar instalados em escolas, para irrigação e limpeza dos ambientes.

OBJETIVOS ESPECÍFCOS

  • Identificar as escolas que possuem sistemas de ar-condicionado;
  • Verificar a quantidade de salas que são climatizadas;
  • Analisar o volume de água que sai do ar condicionado;
  • Avaliar a viabilidade econômica e ambiental;
  • Implantar um sistema de coleta da água.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

História da climatização.

Em nosso cotidiano, todos nós passamos por ambientes em que há um sistema de climatização: shoppings, lojas, restaurantes, entre outros. Esse sistema é muito usado no Brasil, por ser um país de clima tropical. No Nordeste é um componente que hoje é praticamente visto em quase todas as edificações, visto que a temperatura média da região é de 28ºC durante o verão. É um equipamento que sofreu por diversas mudanças ao longo do tempo para sua melhor eficiência, porém o princípio de funcionamento ainda continua o mesmo desde sua criação que foi em 1902. Um jovem engenheiro, de apenas 25 anos deu vida ao aparelho que serviria para uma empresa de Nova York, que necessitava controlar a temperatura em dias quentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com