TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Casos: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

CAMPO GRANDE/MS

2012

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Atividade apresentada como requisito de avaliação parcial da Disciplina de Comportamento Organizacional, ministrada pela Professora Cristiane Vinholi, no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

CAMPO GRANDE/MS

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 01

CAPÍTULO I 02

CAPÍTULO II 03

CAPÍTULO III 04

CAPÍTULO IV 05

CONCLUSÃO 07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional depende de fatores externos e internos que fazem parte do seu meio, seu papel é de suma importância para o desenvolvimento de uma organização, tendo em vista, a necessidade de um estudo daqueles que trabalham e daqueles que usufruíram o produto ou serviço final.

Outra ferramenta de total importância se chama inovação que são os meios para alcançar resultados, que podem ser tecnológicos ou ferramentas que compõe as atividades da empresa.

Sendo assim, o objetivo deste trabalho será elencar uma breve análise do comportamento organizacional, dos conceitos da inovação, ambiente profissional e da qualidade de vida no trabalho, onde há muitas vezes rotatividade e absenteísmo, devido à desmotivação do profissional empregado.

CAPÍTULO I

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1. CONCEITO

O comportamento organizacional pode ser definido como uma antecipação do desempenho humano, o modo de agir de cada indivíduo e seus impactos dentro da organização. Ele visa o controle das qualidades, a satisfação, a redução de rotatividade no emprego, um controle externo e interno como um todo.

A importância do estudo do comportamento organizacional é elencar as oportunidades e desafios no uso dos seus conceitos, identificar as contribuições nas disciplinas que estudam a ciência do comportamento de pessoas, e que todos os executivos precisam estar interados dos impactos que seus fundamentos têm na organização atual.

Segundo Dubrin:

O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como elas interagem umas com as outras dentro das organizações e como a empresa se relaciona com elas. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento. (2003, p. 02)

Já para Robbins:

O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. (2008, p. 06).

Ainda Davis e Newstrom (2004), acrescentam que: “É uma ferramenta humana para o benefício de homem”.

Os fundamentos que constituem a base do comportamento organizacional incluem:

• Motivação;

• Comportamento;

• Poder de liderança;

• Comunicação interpessoal;

• Estrutura e processos de grupos;

• Aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção;

• Processos de mudanças;

• Conflitos;

• Planejamento do trabalho;

• Estresse no trabalho.

Para um maior entendimento das definições do comportamento organizacional foi elaborado um quadro comparativo com as principais modelos de análise propostos pelos autores estudados:

Robbins Davis e Newstrom

Propõe um modelo no qual há três níveis de análise no estudo do comportamento organizacional. O conceito de grupo sai do nível básico do indivíduo, são sobrepostas limitações estruturais sobre os níveis do indivíduo e do grupo para que se chegue ao nível do comportamento organizacional. (2008, p. 20) Quando as pessoas se juntam numa organização para atingirem um objetivo, alguma espécie de estrutura é requerida. As pessoas usam a tecnologia para ajudar a fazer um trabalho, desta forma existe a interação entre pessoas, estrutura e tecnologia. Além disso, esses elementos são influenciados pelo ambiente externo, e o influenciam também. (2005, p. 5)

Sendo assim, os dois autores visam que o comportamento organizacional deve ser baseado em pessoas e que o que o parâmetro a ser seguido deve ser composto de uma estrutura que análise seus objetivos e avanços.

CAPÍTULO II

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Quando falamos sobre inovação primeiramente vem a nossa cabeça à imagem de algo novo, só que a maioria das pessoas não conhece o seu real significado, a palavra inovação teve origem do latim e seu significado é novidade ou renovação, no ponto de vista empresarial significa se adaptar a novos conceitos ideias, a fim de impulsionar vendas, melhorar serviços, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com