TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPUTAÇÃO UBÍQUA - Definição e Exemplos

Por:   •  27/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

COMPUTAÇÃO UBÍQUA- Definição e Exemplos

Alunos:

Jean Christian Cavalcante

Sara de Barros Alho Santos

Ian Henrique Braga

Diego Maradona Ribeiro

Segundo Weiser (1991) as tecnologias mais profundas e duradoras são aquelas que desaparecem. A análise do artigo em questão traz como tema a computação ubíqua, ao deparar-se com a palavra ubiquidade faz se necessária consulta ao dicionário. Logo entende-se o ubíquo diz respeito aquilo que esta onipresente, não é possível tocar ou vê-lo porem se encontra em todos os lugares.

O assunto do artigo é algo que vem sendo analisado e estudado constantemente, pois o avanço tecnológico está cada vez mais acelerado de forma global. No transcorrer do texto verificou-se as definições e os exemplos básicos, características e o que é necessário para seu funcionamento.

 Cada vez mais as tecnologias se aperfeiçoam, alguns autores citam o fato que em alguns anos os microprocessadores irão reduzir seu tamanho e seus preços se tornarão acessíveis, desta forma poderão ser embutidos dentro de outros computadores dispositivos. Todos os artefatos devem estar interligados e conectados em uma rede sem fio (wireless).

A computação ubíqua é a junção da computação pervasiva mais a computação móvel, o acesso ao serviço está sempre presente. Cria-se redes dinâmicas entre sensores, dispositivos e servidores que caracteriza o sistema distribuído. Quanto mais presente uma tecnologia estiver, menos perceptível ela será. A computação está além dos desktops, notebooks, celulares e etc.

O avanço da computação ubíqua contribuirá para que as atividades se tornem mais fáceis e rápidas, alguns setores onde há a sua aplicação como por exemplo na medicina, educação, automóveis, residências e na mobilidade. Algumas desvantagens existem como a falta de segurança, aumento do custo de manutenção (precisa-se de um profissional qualificado).

Conclui-se que existe um cenário promissor com relação a computação e interatividade, considerado o novo paradigma do século 21, entretanto com o aspecto de segurança em evidência. A limitação de tempo e da rotina fará com que as pessoas se conectem à Internet de outras maneiras. Assim, será possível acumular dados com uma precisão muito maior do que as informações de hoje. Desta forma se conseguirá reduzir, otimizar e economizar recursos tanto naturais quanto energéticos.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

  1. Qual o tema do artigo?

Resposta: O tema do artigo é Computação Ubíqua.

  1. O título do artigo foi adequado, qual seria um título alternativo?

Resposta: O título foi adequado, com um bom embasamento teórico a respeito do assunto abordado. Vários exemplos e aplicações no cotidiano.

  1. Quais as justificativas apresentadas para pesquisa?          

Resposta: Com um mundo mais conectado e o avanço tecnológico crescendo cada vez mais e de uma forma muito rápida, faz- se necessário a explicação do termo ubíquo. Utiliza-se e está presente todos os dias na vida humana.

  1. Os objetivos do artigo estavam claros? Quais eram?

Resposta: Sim! Tratava-se de explicar a definição de um novo paradigma da computação, o que é computação ubíqua, onde ela está presente, o que é preciso para seu funcionamento, além de questões ligadas a segurança em cenários ubíquos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com