TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO

Resenha: CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Resenha  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Com o enfoque na Gestão do Conhecimento, um dos temas estudados na unidade 3, entendo que o ativo mais importante nas organizações é o capital intelectual. Podemos ver que, em diversos setores organizacionais as habilidades manuais estão a deixar espaço para as intelectuais. Tem sido grande o aumento de pessoas que usam a capacidade intelectual e essa explosão de conhecimento tem se aliado ao poder crescente da Tecnologia da Informação, gerando assim, novos modelos organizacionais.

O Capital Intelectual de uma organização é composto por variáveis pertinentes ao tipo de negócio e o respectivo setor da economia. A formulação de sua composição requer uma elaboração em etapas subsequentes. Na primeira etapa deve-se identificar as variáveis que caracterizam a organização e que contribuem para o cumprimento de suas metas e missão. Na segunda etapa, as variáveis devem ser selecionadas de modo a se obter um conjunto finito e priorizado. A terceira etapa é fundamental, pois exige uma análise crítica desta seleção de variáveis quanto a viabilidade de mensuração. Esta análise inclui a avaliação das fontes de informação. Na quarta e última etapa deve-se proceder a medição das variáveis que compõem o Capital Intelectual . Esta mensuração do Capital Intelectual pode ser útil para a gestão de uma organização que trata o conhecimento como principal recurso de seu negócio.

O sucesso ou fracasso da organização, deve-se, em grande parte, ao uso ou não da Tecnologia da Informação como instrumento de gestão. São informações utilizadas para agilizar o processo gerencial economizando tempo e dinheiro. O conhecimento, então, material intelectual bruto, é transformado em Capital Intelectual quando agrega valor ao produto, maximizando o valor da base de conhecimento da organização, tornando esse capital, muitas vezes, mais valioso que o capital econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com