TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COM UTILIZAÇÃO DO BAMBU

Por:   •  6/5/2018  •  Monografia  •  7.680 Palavras (31 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 31

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COM UTILIZAÇÃO DO BAMBU

DIOGO NEVES SIQUEIRA JOSÉ OLIVEIRA DE SOUSA DAYHANE SOUZA E SOUSA

Cabo Frio-RJ 2017

DIOGO NEVES SIQUEIRA JOSÉ OLIVEIRA DE SOUSA DAYHANE SOUZA E SOUSA

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COM UTILIZAÇÃO DO BAMBU

Trabalho de conclusão de curso, apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial, para obtenção do grau de bacharel em Engenharia Civil.

Orientador: Roberto Lucas Junior D.Sc

Cabo Frio - RJ Universidade Estácio de Sá

Diogo Neves Siqueira

José Oliveira de Sousa Dayhane de Souza e Sousa

Construção Sustentável com utilização do Bambu

Trabalho de conclusão de Curso apresentada, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil à Universidade Estácio de Sá.

Aprovado em 29 de novembro de 2017.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Roberto Lucas Junior

(Orientador)

Prof. Dr. Diego Mureb Quesada

Prof. Dr André Prado

Cabo Frio

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho a minha mãe Marisete, ao meu pai Mauricio, ao meu irmão Diego, a minha namorada Karine e ao nosso professor orientador Roberto Lucas.

Diogo Neves Siqueira

Dedico esse trabalho primeiramente a Deus, aos meus pais Flavia e Divaldo que me ajudaram a chegar até aqui e a todos os nossos professores que foram excelentes profissionais que nos auxiliaram até o termino do curso, em especial ao nosso professor orientador Roberto Lucas.

Dayhane Souza e Souza

Dedico esse trabalho ao meu pai ANTONIO, minha mãe MARIA DAS GRAÇAS que me ensinaram os principais princípios da vida durante toda minha existência e não mediram esforços para me ajudarem a chegar onde cheguei, aos meus irmãos, parentes e amigos e aos professores e orientadores que sempre me ajudaram e me capacitaram para que tudo fosse possível.

José Oliveira de Sousa

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer a Deus por me tornar capaz em completar este curso, quero agradecer aos meus avós, a minha namorada e principalmente aos meus pais, sem eles não seria possível eu estar me formando Engenheiro Civil.

Diogo Neves Siqueira

Agradeço a Deus por ter me dado capacide de persistir em minha jornada acadêmica, permitindo-me vencer todos os obstáculos. Agradeço também a minha família e meus amigos por todo o apoio. Agradeço aos professores que me auxiliaram em minha vida acadêmica com suas experiências e conteúdo.

Dayhane Souza e Sousa

Agradeço primeiramente a Deus que iluminou os meus passos e caminhos durante toda essa minha jornada me dando forças para superar os obstáculos e me capacitando a cada dia para concluir meu objetivo, a minha família, amigos e professores que sempre estiveram ao meu lado me ajudando e incentivando a não desistira do sonho da minha graduação.

José Oliveira de Sousa

Epígrafe: "Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho."

Dalai Lama

RESUMO

Este trabalho consiste em realizar um estudo sobre a construção de imóveis utilizando o bambu como matéria prima principal. Será inicialmente realizada uma abordagem sobre o bambu, como registros históricos do seu uso, os procedimentos de plantio e coleta, os tratamentos químicos e não químicos para uso do mesmo na construção civil, bem como suas propriedades físicas e mecânicas. Logo em seguida será abordado quais procedimentos devem ser tomados para iniciarmos a construção de um imóvel. Como é realizado as fundações para esse tipo de material, como deve ser feito a amarração dos pilares, como são montadas as paredes, janelas e portas, além disso também será abordado como são feitos os processos para montagem do telhado e das instalações hidráulicas. Por fim, mas não menos importante, é feito uma conclusão sobre as vantagens e desvantagens do uso desse material para a construção civil.

Palavras-chaves: Bambu. Construção em Bambu.

ABSTRACT

This paper is a study about house structures using bamboo as the core material. At first it will be making an approach about the bamboo, as historic registers of its use, the procedures of planting and harvesting, the chemical and non-chemical treatments necessary for its use in construction, as well its physics and mechanical properties.

Right

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (604.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com