TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caixa Térmica Refrigerada

Por:   •  4/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ESCOLA TÉCNICA SANDRA SILVA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

 

CAIXA TÉRMICA REFRIGERADA

 

 

 

 

 

Rio de janeiro 2023

[pic 2] 

CAIXA TÉRMICA REFRIGERADA

ELE 06/22-SCG

Prof. Orientador

André Viana

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para obtenção do Diploma de Técnico em Eletrotécnica.

Rio de janeiro 2023

[pic 3]

RELAÇÃO DOS FORMANDOS

Calebe José Da Silva Correia

Elton Felipe Silva Gomes

Erick Coutinho Teixeira da Luz

Fabio Chagas De Oliveira Carrero

Gabriel Alves De Souza

Gustavo Bruno Lima Vitorino

Marcos Vinicius Ferraz de Almeida

Rafael Tavares Da Silva Barbosa

Rayan Victor De Oliveira Barbosa

Wagner do Nascimento Da Silva

Rio de janeiro 2023

[pic 4]

BANCA EXAMINADORA 

INCOMPLETO AGUARDANDO RESPOSTA DO PROFESSOR.

[pic 5]

DEDICATORIA

Dedicamos esse trabalho a quem participou diretamente: nossos familiares, colegas, coordenador e professores, sem eles não teríamos conseguido finalizar esse projeto.

Rio de janeiro 2023

[pic 6]

RESUMO

O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema eficiente para controle e resfriamento de uma caixa térmica utilizando pastilhas Peltier, alimentadas por uma bateria de íons de lítio (Li-Ion).

A combinação dessas tecnologias permitirá a criação de uma solução portátil e versátil, capaz de manter uma temperatura interna estável, tornando-o ideal para diversas aplicações.

A utilização de pastilhas Peltier oferece uma forma eficaz de transferência de calor, permitindo a criação de zonas de resfriamento no interior da caixa térmica. Essas pastilhas, quando submetidas a uma corrente elétrica controlada pelo sistema de potenciômetro, apresentam um deslocamento térmico significativo entre suas faces, garantindo um controle preciso da temperatura interna.

 Ao optar por uma bateria de íons de lítio, o projeto ganha em mobilidade e autonomia, tornando-o ideal para aplicações em ambientes sem acesso a fontes de energia convencionais.

Além disso, a portabilidade da caixa térmica refrigerada se torna uma vantagem significativa, tornando-a uma solução prática para o transporte seguro de itens sensíveis à temperatura, como medicamentos, amostras biológicas, alimentos perecíveis e outras substâncias que requerem um ambiente específico para preservação.

Com a devida atenção à eficiência energética, isolamento térmico adequado e um sistema de dissipação de calor bem projetado, o projeto se destaca como uma opção ecologicamente sustentável e econômica para o controle térmico em diversas situações. Outro aspecto importante a ser mencionado é a flexibilidade do sistema, pois, através do potenciômetro, o usuário poderá ajustar facilmente a temperatura desejada, adaptando-se a diferentes necessidades e condições ambientais.

Rio de janeiro 2023

[pic 7]

JUSTIFICATIVA DO TRABALHO

   Este trabalho foi feito com intuito de demonstrar nossa competência profissional e obter o reconhecimento necessário para nos tornarmos graduados em Técnico em Eletrotécnica por uma instituição de renome no estado do Rio de Janeiro, a Escola Técnica Sandra Silva. O principal objetivo deste projeto é superar as expectativas e apresentar um trabalho exemplar.

Nossa motivação é impulsionada pelo desejo de aplicar todo o aprendizado e habilidades desenvolvidas durante o curso. Acreditamos que este trabalho representa uma oportunidade de demonstrar nossa dedicação e potencial para o campo profissional que escolhemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com