TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canteiro de Obras

Por:   •  17/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 11

    Canteiro de Obras

        

                           

                                        SUMÁRIO

1.Resumo..................................................................................................................................(Pág.4)

1.1Abstract...............................................................................................................................(Pág.4)

2. PCMAT Oque é, e qual sua Definição.....................................................................................(Pág.4)

2.1. Qual a definição de Canteiro de Obras...............................................................................(Pág.4)

 3.Quais são os tipos de  Canteiro de Obras...........................................................................(Pág.5,6)

 4. Principais elementos de um canteiro de obras....................................................................(Pág.7)

 5.Definição e importância das áreas de vivência denominadas instalações provisórias(NR18), (NBR12284 - NB1367)..............................................................................................................(Pág.7)

6.Dimensionamento das instalações atuantes no canteiro de obras......................................(Pág.7,8)

7.Normas Regulamentadoras mais atuantes para um canteiro de obras...........................(9,10,11,12)

8.Conclusão............................................................................................................................(Pág.12)

9.Blibliografia....................................................................................................................(Pág12,13.)

10.Links..................................................................................................................................(Pág13)

1.Resumo  

O tema abordado nesse paper identificara tipos de obras, levando em consideração normas mais que relevantes, a serem destacadas ocasionando uma boa gestão nos fundamentos de segurança independente do projeto a ser executado.

É necessário visar a compreensão das Normas Regulamentadoras e as Normas Brasileiras Regulamentadoras, principalmente as NRs 18 e 21, NBR 12284 para um melhor desempenho em seu local de trabalho.

1.1Abstract

The theme addressed in this paper had identified types of works, taking into consideration more relevant norms to be highlighted, leading to a good management in the fundamentals of safety regardless of the project to be executed.You must aim to understand the Regulatory Standards and the Brazilian Regulatory Standards, especially NRs 18 and 21, NBR 12284 for better performance in your workplace.

1.2Palavras-Chaves

Canteiro de obras, NRs, Segurança no trabalho.

2.PCMAT  o que é e qual sua definição?

O PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é um programa que visa como objetivo  condições de segurança do trabalho para obras e atividades envolvendo  construção civil. A função do PCMAT é garantir a total  o bem estar e integridade física do trabalhador , dessa forma implantando medidas controladas e sistemas preventivos de segurança. Assegurando a proteção de todas as pessoas ocupantes de uma determinada área de um  local contendo riscos de trabalho   dessa forma protegendo também com responsabilidade social o meio ambiente.

2.1Qual a definição de canteiro de obras ?

Canteiro de obras é a área de que se qualifica como local destinado áreas de trabalho tanto fixas como e temporárias, neste local serão desenvolvidas de certas formas não só operações denominadas apoios como a principal parte que será a de execução. Dessa forma se denominando como as principais compostas áreas de vivência e áreas operacionais.

3.quais os tipos de canteiro de obras existentes:

Os canteiros de obras São classificados em três tipos, lineares, restritos e amplos.

Canteiro linear

                                     [pic 1]        

Os canteiros de obras denominados  lineares que se destacam pro serem limitados em somente a uma certa dimensão dado esse nome por conta poucas possibilidades de acesso.

 Alguns exemplos citados de obras como : obras de estradas de ferro, rodovias, redes de gás, etc.

Canteiro restrito

                                   [pic 2]

Os canteiros restritos, sendo assim denominados dessa forma por conta de ocupar todo terreno destinado ou a maior parte dele. Deste modo tornando-o mais frequente em áreas urbanas, principalmente em bairros centrais, onde há um  alto custo dos terrenos, as edificações ocupam praticamente o lote inteiro e dessa forma limitando bastante o espaço disponível para a instalação do canteiro de obras.

Canteiro amplo 

                                   [pic 3]

Os canteiros amplos possuem esse nome por conta apenas uma pequena parte de um determinado terreno ocupada pela construção. Desse modo gerando a maior  possibilidade de vários acessos para máquinas e veículos, bastante espaço para armazenamento de materiais e acomodação para os funcionários.

4. Principais elementos de um canteiro de obras

  • Vestiários (masculino e feminino)
  • Instalações sanitárias (masculino e feminino)
  • Refeitório
  • Cozinha (apenas se houver preparo de alimento em obra)
  • Área de lazer
  • Alojamento e lavanderia (apenas se os funcionários residirem na obra)
  • Ambulatório (em obras com 50 ou mais operários).

5.Definição e importância das áreas de vivência e apoio denominadas instalações provisórias(NR18),(NBR12284 - NB1367)

De acordo com a definição da NR-18, as áreas de vivência (refeitório, vestiário, área de lazer, alojamentos e banheiros) são áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer e convivência, devendo ficar fisicamente separadas das áreas laborais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (339.2 Kb)   docx (437.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com