TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características De Memória Utilizadas Em Tablets

Monografias: Características De Memória Utilizadas Em Tablets. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 2

2.3 Características de memória utilizadas em Ultrabooks:

Um ultrabook é um notebook que precisa ter espessura de até 2 cm. Outra característica marcante é possuir, para armazenamento dos arquivos, memória flash (SSD), semelhante às das câmeras fotográficas digitais. Só este detalhe já faz uma diferença enorme em relação aos modelos que possuem discos rígidos (o tradicional HD). SSD não tem partes móveis eletromecânicas como um HD, o que os torna completamente silenciosos e mais leves. Além disso, acessar arquivos em memórias SSD ocorre de forma muito mais rápida do que em um HD, pois no SSD não é necessário girar discos e movimentar agulhas de leitura. Para termos uma ideia, o ultrabook da Dell leva apenas 1 segundo para sair da hibernação do Windows, e 18 segundos para inicializar. Boa parte desta “mágica” é graças ao uso da memória SSD. Característica também marcante nos ultrabooks é a duração maior da bateria, podendo chegar a 7 horas. O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).

Mas o que isso representa na prática? Muita evolução em relação aos discos rígidos. Por exemplo, a eliminação das partes mecânicas reduz as vibrações e tornam os SSDs completamente silenciosos.

Outra vantagem é o tempo de acesso reduzido à memória flash presente nos SSDs em relação aos meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas – um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis. O SSD ainda tem o peso menor em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis; possui um consumo reduzido de energia; consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs (cerca de 70°C); e, por fim, realiza leituras e gravações de forma mais rápida, com dispositivos apresentando 250 MB/s na gravação e 700 MB/s na leitura.

Mas nem tudo são flores para o SSD. Os pequenos velozes ainda custam muito caro, com valores muito superiores que o dos HDs. A capacidade de armazenamento também é uma desvantagem, pois é menor em relação aos discos rígidos. De qualquer forma, eles são vistos como a tecnologia do futuro, pois esses dois fatores negativos podem ser suprimidos com o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com