TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cartas de Atenas

Por:   •  21/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Engenharia Ambiental

 

CARTA DE ATENAS

Disciplina: Planejamento e Urbanismo

Data da entrega: 08/04/2015

Professor (ª): Eduardo Brand                                    

Turma: 3º Ano

NOME

RA:

Franciele Cristina Simão

517052

A CARTA DE ATENAS

1 – Porque a cidade não pode ser estudada à parte da região em que está inserida? E de que depende seu desenvolvimento?

R: A cidade não pode ser estudada à parte da região porque toda cidade faz parte de um conjunto geográfico, econômico, social, cultural e politico, do qual depende seu desenvolvimento. O desenvolvimento dessas cidades depende: de suas características geográficas e topográficas; de seu potencial econômico; de sua situação social e politica.

2 – Segundo a Carta de Atenas, descreva sucintamente as quatro funções da cidade.

R: AS quatro funções urbanas são: trabalho, recreação, circulação e habitação.

Trabalho: Em geral, os locais de trabalho estão situados longe dos locais de moradia o que ocasiona grande perda de tempo nos transportes e congestionamento nas vias. Essa situação problemática demanda exigências para o futuro, que na Carta de Atenas ficam concretizadas na recomendação da redução de distâncias entre o local de moradia e de trabalho. Os distritos industriais devem ficar independentes das zonas residências, com boa acessibilidade e separados das moradias por áreas verdes.

Recreação: Com relação a esta função urbana, indica que os espaços livres nas cidades são insuficientes, sendo mal distribuídos, de difícil acesso às pessoas se situam em áreas periféricas, razão pela qual são inúteis para melhorar a condição de habilidade das áreas urbanas. Portanto, essas áreas serão complementadas com áreas destinadas ao lazer, nos fins de semana: parques, bosques, praias e outros lugares de grande atrativo natural, que devem conectar-se à cidade por meio de um sistema de transporte adequado.

Circulação: O sistema viário atual se encontra na maioria das cidades com indícios das cidades antigas, sendo inadequado às mudanças dos meios de transporte, não atendendo as exigências dos veículos modernos. Para solucionar os problemas referentes ao tráfego seria necessário um novo sistema viário adequado, utilizando estatísticas precisas na determinação racional das dimensões das ruas.

Habitação: quando se analisa a situação das áreas residenciais se assinala o excessivo adensamento das áreas centrais das cidades e a falta de infraestrutura das moradias construídas para o operariado nas áreas periféricas com condições de vida insatisfatórias. E, sugere que no futuro os distritos residenciais devem ocupar as melhores áreas urbanas, evitando o adensamento e o alinhamento dos edifícios residências ao longo das artérias de tráfego. Sendo que, através de técnicas modernas de construção e localização apropriada dos bairros e distritos, proporcionaria o bem – estar e a saúde da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (78.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com