TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos Plásticos Oliveira

Por:   •  6/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Luis Henrique Custódio da Fonseca – RA: 201490757

Casos Plásticos Oliveira

1 – Quais são os principais problemas ou oportunidades de melhoria da empresa?

O principal problema da empresa está em introduzir os modelos de comercialização just in time. Pela história da empresa ela já passou por varias reformulações no seu modelo de negócio, o que leva a crer, que se “atualizar” está no espirito dos gestores da equipe. A oportunidade principal da empresa é se manter com os seus grandes clientes, garantir a cumprimento do prazo e para isso, deverá ser alterados alguns pontos, principalmente relacionados ao PCP e a ao setor de compras, integrando mais os dois.

2 – De que forma os gestores devem orientar seus comandados para haver um melhor

entrosamento entre as áreas distintas?

O ideal seria não ir julgando e procurando certos e errados na história, o principal problema se dá pela conversa entre as duas áreas, um caminho viável é introduzir mais o time de compras sobre as necessidades do PCP e introduzir o time de PCP sobre as necessidades do time de compras. Sabendo dos desafios enfrentados pela área dependente, a organização da própria área pode ser otimizada e melhorada de forma a satisfazer sempre o cliente.

3 – Como você otimizaria o processo de just in time da empresa?

Inicialmente, seria realizado o descrito na questão 2. Além disso, promover ao time de compras uma maior acuracidade em entender as possíveis necessidades do cliente e repassar as informações para o time de PCP e talvez criar limites, tanto para pedido mínimo e máximo no contrato com o cliente (isso deveria ser estudado junto com todo o time administrativo). Deve também aprimorar as analises para previsão de mercado e trabalhar com uma margem de segurança para garantir o fornecimento de todos os clientes e recebimento de matéria prima de todos os fornecedores, ademais, para os fornecedores, pode ser viável criar um plano B com talvez outros fornecedores, para o caso de algum imprevisto. Otimizações no tempo de transporte entre produto e matéria prima também deveriam ser estudados pela empresa.

4 – Visto que a empresa precisa de planejamento entre as áreas distintas, que ações estratégicas você poderia propor à empresa para que seu desempenho nessas áreas fosse melhor?

Integrar melhor a equipe de PCP e Compras ou até mesmo criar uma sub-equipe responsável por gerir e garantir a comunicação entre essas duas áreas e alguma outra necessária para o bom funcionamento do Just In time desejado pela empresa.

5 – O PCP tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo. Quais as ações mais indicadas para se obter sucesso no setor de PCP?

Melhorar as previsões e as necessidades que o grupo sente para os demais áreas, como o setor de venda/compra, uma vez que há a dependência de um produto bruto de entrada, um processo de manufatura e a entrega do produto ao cliente.

6 – Como você analisa o resultado final da venda para o cliente, diante de tantas desavenças

entre a área comercial e produção? E o resultado do clima organizacional perante essas áreas?

Acaba sendo ruim para o cliente, fornecedor e para a própria empresa. Não há vencedores nessa má gestão no Just in Time. As áreas acabam se conflitando a todo instante, empurrando a culpa de um para o outro e com isso, o problema nunca será resolvido e o clima de intriga entre as duas áreas irá impedir a resolução do problema. Fora isso, tais problemas acabam passando um má impressão para os clientes, principalmente por se tratarem de grandes empresas mundiais que esperam seriedade e comprometimento da empresas parceiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com