TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

Definição de Comportamento Organizacional

As organizações possuem uma maneira peculiar de desenvolvimento do trabalho, por muitos anos a estrutura e organização deste trabalho vêm sendo estudada e analisada a fim de conceber um melhor entendimento e aprimorar suas estratégias de gerenciamento. Composta por pessoas necessita da contribuição de estudo de diversas disciplinas comportamentais: psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia e ciências políticas.

O estudo do Comportamento Organizacional nos demonstra a importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro da organização, buscando tratar exclusivamente de seus indivíduos, grupos e toda a sua estrutura, assim promover a melhoria da eficácia organizacional.

Para a SAMPAIO ( 2007) a melhor definição de comportamento organizacional seria:

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. (SAMPAIO, 2007 p.03).

Assim, constata-se que os componentes exercem influências e carregam consigo informações efetivas e normas a serem usadas no interior de uma organização, tratando de trazer reverências comportamentais entre colaboradores organização, a fim de proporcionar maior entendimento dentro da dinâmica organizacional. Compreende-se então que o comportamento das pessoas, dos grupos aos quais elas pertencem e da cultura organizacional é altamente sensível e faz a diferença desde a qualidade da produtividade até os mais diversos segmentos da comunidade e da sociedade.

Na visão de MORGAN (1996) observamos o seguinte conceito:

As organizações são sistemas abertos que devem ser internamente equilibrados eexternamente adaptados ao ambiente em que operam; não existe uma melhor forma de organizar, pois depende da tarefa e do ambiente desenvolvido em uma dada organização em um dado momento; nada é absolutamente verdadeiro ou falso, a competência do administrador está em adotar diferentes enfoques para diferentes atividades da organização. Estes conceitos subjacentes à análise organizacional delimitam o que se denomina abordagem contingencial (MORGAN, 1996, p. 55).

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas realizam nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas organizações, seu foco esta nos comportamentos relativos as funções, trabalhos, absenteísmos, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Seu estudo ainda inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

A seguir observemos o gráfico compondo os modelos de sistema aberto e fechado:

ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS

Sistemas Fechados Racionais

1. Modelos de Máquina

a. Administração Científica

b. Burocracia

2. Modelo de Metas 3. Modelo de Decisão Sistemas Fechados Não Racionais

1.Relações Humanas

2.Modelo Profissional

3.Modelo de Equilíbrio Sistemas Abertos

1.Modelo de Sistemas Naturais

Fonte: CHAMPION, D. J. A sociologia das organizações. 1. ed. São Paulo: Saraiva, p. 28, 1985

Por fim devemos nos atentar a todos os tipos de mudança interna ou externa que afetem o Comportamento Organizacional e seus pares.

Inovações Tecnológicas

A palavra inovação encontra-se com o ato de inovar, faze algo novo. Atualmente vivemos em um mundo em que o processo de mudança é bastante presente, a inovação figura no centro de análises de diversos tipos, sendo discutida em diversos meios, muitas vezes sem o devido cuidado conceitual.

Segundo o Manual de Oslo (1996), podemos entender as atividades inovativas como:

Atividades inovativas compreendem todos os passos científicos, tecnológicos, organizacionais, financeiros e comerciais, inclusive o investimento em novos conhecimentos, que, efetiva ou potencialmente, levem à introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos ou substancialmente melhorados. As atividades inovativas mais destacadas: aquisição e geração de novos conhecimentos relevantes para a firma; preparações para a produção; marketing dos produtos novos ou melhorados (OCDE, Manual de Oslo, 1996, p.44).

Neste sentido, inovação, especialmente a inovação tecnológica, é tida atualmente como essencial nas estratégias de diferenciação, competitividade e crescimento em um número cada vez maior de negócios. A adoção de estratégias e práticas inovativas nas empresas está estreitamente associada à busca de diferenciações capazes de produzir produtos e serviços para o mercado que gerem vantagens competitivas sustentáveis em relação a seus competidores (VILHA, 2009).

Para o desenvolvimento deste trabalho foi organizada uma pesquisa com 20 colaboradores da empresa Senaem sobre quais seriam suas concepções sobre inovações tecnológicas, a fim de realizar uma avaliação diagnóstica da equipe de trabalho. Os resultados foram surpreendentes, mesmo não possuindo o domínio a risca do conceito necessário, a maioria estabeleceu relação com o real significado e as práticas que vigoram no momento na empresa, em todos os casos houveram indicações de melhorias ( dentro da subjetividade de cada um) sobre o quadro momentâneo da referida empresa.

Estabelecemos um paralelo destas respostas com o artigo citado “Faltam condições para inovação tecnológica nas empresas brasileiras” e ficou extremamente claro queo foco de melhoria deve ser o investimento em qualidade, a fim de promover um grande salto para o desenvolvimento do país, é necessário que esse investimento precise estar relacionado a todas as áreas; com a produção de novos produtos ou processos intensivos de conhecimento. Assim, é estabelecida uma relação com os desenvolvimentos científicos e tecnológicos, razão pela qual se utiliza o termo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com