TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 10

Desafio

A equipe produzirá um relatório, a partir das instruções dadas nas etapas, abordando o conceito de Comportamento Organizacional (CO), enfatizando as dimensões que interferem nas relações dentro das organizações. Assim, você compreenderá e ampliará seu conhecimento sobre as dimensões de Comportamento Organizacional sob o ponto de vista de diversos autores.

Introdução

O relatório trata da importância do estudo do comportamento dos indivíduos dentro das organizações e a influência que ele pode ter nos resultados esperados pelas mesmas. A percepção que cada pessoa tem a cerca do que acontece e do que se espera da organização a qual pertence.

Traz a comparação entre sistemas abertos e fechados de CO.

Trata também da importância da comunicação entre os líderes e seus liderados.

Por fim conceituamos Inovação, com base nas informações obtidas por pesquisa feita com colaboradores que fazem parte de nosso meio organizacional.

Uma empresa deve se esforçar para compreender o comportamento dos indivíduos que fazem parte de sua organização, e também deve entender o conceito de eficiência e eficácia. A eficiência que é a melhor utilização dos recursos disponíveis e otimização do tempo, ou seja como é feita uma atividade, enquanto a eficácia trata do resultado obtido da mesma.

Etapa 1

Passo 1: DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

O comportamento organizacional é um meio criado para estudar e entender o impacto que o ser humano individualmente ou em grupo tem dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Ele esta voltado para entender as pessoas que fazem parte das organizações, como se comportam, se interagem, como fazem suas tarefas, enfim o seu comportamento dentro da empresa.

O Comportamento Organizacional esta voltado para situações relacionadas ao emprego, de uma forma mais abrangente, pode-se dizer que observa o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, satisfação, e através dos estudos destas variáveis, busca entender o que isso afeta nos resultados da empresa, e verifica como fazer melhorias para diminuir os aspectos considerados ruins , como exemplo a alta rotatividade, a insatisfação e etc.

O comportamento Organizacional é uma ferramenta que a empresa utiliza para ter empregados produtivos, satisfeitos em favor deles mesmos e da organização. Entendendo, prevendo e conhecendo essas insatisfações pode trabalhar em função da melhoria do empregado e da organização.

 Definições de Comportamento Organizacional por dois autores

Definição de comportamento organizacional escrita por DUBRIN, A. J. (2003)

"Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento."

A contribuição do autor se baseia em deixar claro que o Comportamento Organizacional tem como principais metas: explicar, prever e controlar o comportamento. DUBRIN, A. J. (2003) complementa que o comportamento organizacional também se resume na realização da pessoa em compreender as outras pessoas, e é dessa forma que se destaca o autoconhecimento e a autopercepção.

Já para ROBBINS, Stephen P. (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”

O autor contribui com o estudo do comportamento humano em favor da melhoria da eficácia organizacional.

Passo 2

QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

ABERTO FECHADO

Mecanismo de feedback que permite receber informações do meio ambiente. Está isolado do meio ambiente.

Entropia negativa. Entropia positiva.

Apresentam intercâmbios com o ambiente, são influenciados e influenciam o ambiente através das entradas e saídas. Não apresentarem intercâmbio com o meio ambiente. Não influenciam e nem são influenciados por ele.

São adaptativos - para sobreviverem devem se reajustar constantemente às condições do meio. A rigor não existem sistemas totalmente fechados ,mas eventualmente essa denominação é atribuída a sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico e programado.

Etapa 2

Passo 1: Conceito de Inovação

Patricia Aguiar, 37 anos. Inovar no ambiente de trabalho é ter ideias que melhorem, otimizem e tornem mais eficiente o trabalho e a qualidade de trabalho dos colaboradores.

Alexandra Garcia, 46 anos. Inovação significa um trabalho em equipe com visão na valorização do potencial criativo e produtivo de cada individuo, desta forma teremos qualidade, produtividade e satisfação.

Sabrina Mirapalheta, 29 anos. Inovar é onde existem mudanças na equipe para uma melhor convivência harmoniosa entre todos os seus membros e onde a chefia tem papel importante em manter essa harmonia bem como seus colaboradores.

Ginamar G. da Conceição, 58 anos. Inovar é propor ideias , individualmente ou em grupo, para que o trabalho se torne mais fácil de ser executado e com melhor qualidade, trazendo com isso benefícios para todos.

Mariana Mendes, 25 anos. Inovação é quando se pega um processo já mecanizado, se visualiza dentro deste processo possíveis falhas ou maneiras que poderiam serem melhores executadas e se faz pré-projeto sobre a atual circunstância, criando assim uma inovação no processo visando melhorias .

Rafael de Sá, 33 anos. Inovar significa fazer algo diferente, que os outros não fazem. Aí pode ser uma ideia de um produto novo, ou até um modo novo de fazer um produto que seja padrão.

Wilson R. Wille, 56 anos. Inovação é ter ideias e atitudes novas no ambiente de trabalho.

Cristiane R. Oliveira, 36 anos. Inovar o ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com