TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 1 – Conceito de Comportamento Organizacional

Segundo o autor inglês Pugh, Derek (2005), “Comportamento Organizacional é o estudo da estrutura do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Para Ivancevich, John (2002)

Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito das organizações e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores etc.

Na opinião do grupo é fundamental esse conhecimento, pois facilita o trabalho dos lideres no sentido de conhecer melhor o indivíduo e confere a estes a possibilidade de prever e evitar problemas dentro do local de trabalho.

O comportamento organizacional tem por objetivo também reconhecer as causas que levam o indivíduo a agir daquela forma, as razões que levam a determinados fatos e o controle que é fundamental para um bom resultado no trabalho. Todas as empresas contam com diferentes tipos de pessoas, com comportamentos variado que podem ser bom ou prejudicial a empresa.

Baseado no texto de Carla Sampaio citaremos alguns Comportamentos diferenciados no ambiente de trabalho como, os que não aceitam novos desafios e não estão abertos para o novo, assim como os que não se importam em trabalhar horas a mais sem retorno financeiro imediato, mas consciente de que isso vai lhe trazer experiência e aprendizado.

Outros pontos negativos que podemos ver dentro de uma empresa é quando um companheiros faz acusações improcedentes distorcendo a imagem de alguém, os individualistas que não gostam de dividir as tarefas por medo do outro se destacar, Os que não têm humildade, os inflexíveis, os que não assumem suas falhas e os que expõem assuntos confidenciais da empresa.

O líder tem a função, além de delegar serviços, de saber lidar com as diferentes situações, estimular o comportamento de cada um em benefício da empresa e amenizar os conflitos tentando promover a harmonia e a colaboração para um ambiente de trabalho agradável.

1.2 – Quadro comparativo

Para o Autor ROBBINS, Stephen P. (2002 p.6)

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem com mais eficiência. Estuda o comportamento das pessoas e como isso afeta nas organizações.

Para Dubrin, Andrew J. (2006 p.352)

Comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho a interação entre as pessoas e a organização em si. Comportamento organizacional são as ações do indivíduo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impacto sobre as vidas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com