TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  325 Visualizações

Capítulo 2 – O que vem a ser Comportamento Organizacional?

Atualmente temas como comportamento e habilidades interpessoais recebem grande importância.

O desenvolvimento das habilidades interpessoais dos gestores auxilia as organizações a atrair e reter funcionários com alto nível de desempenho, gerando um ambiente de trabalho mais agradável, facilitando a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas.

Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional tem sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Eficiente é a pessoa preocupada em realizar suas tarefas, resolvendo os problemas inerentes a ela e… só! Ser eficiente é atingir a meta estabelecida, diária, mensal ou anualmente, sem explorar ao máximo o potencial. O comportamento eficiente cumpre o prometido, com foco no problema. Nem mais, nem menos.

A eficácia, por sua vez, é a característica de quem se preocupa em conseguir bons resultados e costuma ir um pouco além da eficiência. Quem é eficaz preocupa-se com a exploração máxima de suas potencialidades e com a superação dos limites, com base na criatividade. Eficácia é fazer as coisas certas. Seu foco é nos resultados, independente do esforço e tempo dispendidos, que também costuma otimizar, junto com os demais recursos.

Efetividade é o conceito que congrega o positivo que existe na eficiência e na eficácia. Ser efetivo é orientar as ações e recursos em busca do melhor resultado (eficácia), desenvolvendo as atividades no melhor padrão de qualidade versus tempo (eficiência).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com